quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

REVALIDA: Exemplo de como serão avaliados os pontos da Prova Prática (ESPELHOS)


O exemplo é só para que entendam o processo e não foi retirado de provas antigas do Revalida e sim de Residência Médica!
Exemplo de Paciente com ASMA (PEDIATRIA) Residência Médica.
Não é o modelo usado no Revalida, mas serve para explicar como funciona o Checklist, os espelhos ou checklist do Revalida está disponível no link: http://doctormedmac.blogspot.com.br/…/revalida-espelhos-da-…

CONSULTA DE PEDIATRIA
Item –1. Apresentou-se ao paciente e cumprimentou-o.

Item- 2. Chamou o paciente e acompanhante pelo nome ou
perguntou seu nome.
Item – 3. Determinou o motivo da consulta, encorajando o paciente para contar sua história.
Item – 4. Usou questões abertas inicialmente e questões fechadas posteriormente.
Item -5. Não interrompeu o paciente.
Item – 6. Realizou “escuta atenta”, (encorajamentos mínimos, balançar de cabeça positivo), utilizando linguagem verbal e não-verbal adequadamente.
Item – 7.Caracterizou o início da crise atual.
Item – 8. Questionou sobre os fatores desencadeantes.
Item – 09. Interrogou sobre episódios anteriores e sua evolução.
Item – 10.Questionou sobre uso de medicamentos.
Item – 11. Avaliou respostas aos broncodilatadores.
Item– 12. Buscou sinais que podem se associar com asma (sinais nasais, oculares, cutâneos e orais, otites)
Item – 13 Investigou sintomas de intercrise (sintomas noturnos, exercícios).
Item –14 . Determinou presença de sintomas de gravidades (grau da dificuldade respiratória, limitação das atividades).
Item–15 . Realizou um resumo das informações colhidas e informou adequadamente o paciente sobre os problemas identificados.
Item - 16. Higienizou as mãos antes de tocar o paciente.
Item - 17. Informou ao paciente o que seria realizado.
Item - 18. Examinou o ouvido.
Item - 19. Pesquisou sinais oculares (conjuntivite, edema, olheiras, sinal de Dennie-Morgan).
Item - 20. Examinou o nariz.
Item - 21. Examinou a orofaringe.
Item - 22. Buscou os sinais cutâneos.
Item - 23. Aferiu a frequência respiratória.
Item - 24. Aferiu a frequência cardíaca.
Item - 25. Realizou a ausculta cardiopulmonar na região anterior (ápice, terço médio, bases e regiões laterais simetricamente e os focos cardíacos).
Item - 26.Realizou a ausculta pulmonar na região posterior (ápice, terço médio, bases e regiões laterais, simetricamente).
Item - 27.Resumiu os achados para o paciente.
Item - 28.Comunicou o diagnóstico de forma clara e correta para o paciente.
Item - 29.Orientou adequadamente o paciente no plano medicamentoso.
Item - 30.Orientou adequadamente o paciente na higiene ambiental.
Item - 31.Negociou o plano de tratamento (medicamento e higiene ambiental) e ofereceu opções (alternativas).
Item - 32.Explicou o aparecimento de possíveis efeitos colaterais.
Item - 33.Explicou o que fazer se o tratamento não funcionar.
Item - 34.Negociou os próximos passos: retorno, exames, etc.
Item - 35.Explicou sobre a importância do controle da doença.
Item - 36.Atendeu às perguntas (angústias) do paciente de forma clara e objetiva?
Item - 37.Checou a compreensão do paciente.
Item - 38.Usou terminologia adequada para compreensão do paciente.
Item - 39.Encerrou a consulta colocando-se a disposição se necessário.
Item - 40.Apresentou o dispositivo de inalação.
Explicou o funcionamento do dispositivo.
Demonstrou o manuseio correto do dispositivo.
Ensinou a checar a dose inalada.
Indagou sobre dúvidas em relação ao medicamento/dispositivo.


Cada item é avaliado e somado os pontos para ser aprovado.

SEGUE O ESPELHO DE PEDIATRIA DE 2014






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