quarta-feira, 22 de maio de 2013

'Brasil não está nos tratando com dignidade' diz Presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, José Manuel Silva



Médicos de Portugal rejeitam a proposta feita pelo Ministério da Saúde de abrir vagas temporárias no interior do Brasil e acusam o governo brasileiro de não tratar os portugueses com "dignidade". Presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, José Manuel Silva alerta que dificilmente um profissional do país aceitará as condições impostas e diz que o plano do ministro Alexandre Padilha é "desprestigiante".


Como os portugueses receberam a proposta brasileira? Essa proposta deixa os médicos portugueses confinados a uma região. Não é uma forma de tratar com dignidade profissionais portugueses. Há muitos médicos brasileiros em Portugal e não fizemos isso com eles. O que o Brasil oferece é desprestigiante. A qualidade dos profissionais em Portugal é alta e a proposta desconsidera essa qualidade.
Mas Portugal vive sua pior crise em 30 anos, com desemprego recorde. A proposta brasileira não seria uma solução? Temos acordos com Alemanha, Reino Unido, Dinamarca e França. Todos nos oferecem melhores condições que o Brasil. Dificilmente algum médico português aceitará as condições oferecidas pelo Brasil. Até porque a situação de trabalho nesses locais mais distantes certamente é mais dura e haveria problemas de adaptação.
Qual sua posição sobre a oferta de que os médicos portugueses não tenham de revalidar o diploma? Qualquer proposta entre governos deve primeiro passar por aprovação do Conselho Federal de Medicina no Brasil. As condições de reconhecimento de diploma devem respeitar as regras de cada país.
Mas o senhor está disposto a dialogar com o governo brasileiro? Temos disposição para o diálogo. Mas ele não pode ocorrer apenas entre governos. Não foi positiva a forma como foi apresentada a ideia. Assim como pedimos isso de um brasileiro aqui, a lei brasileira deve ser aplicada para um estrangeiro.
JAMIL CHADE / GENEBRA - O Estado de S.Paulo

7 comentários:

  1. Fico mto triste porque o governo não lembra que existe centenas de médicos brasileiros formados no exterior esterando uma oportunidade!!! Lamentável...

    ResponderExcluir
  2. Desculpem-me, mas torço para que não aceitem, assim quem sabe o governo enxerga que há centenas de médicos brasileiros formados no exterior esperando e sonhando com uma oportunidade, não quer contratar todos? Aplica um exame (mais simples que o revalida, claro) ou seleciona por promédio da faculdade, mas dá uma oportunidade para os nossos. Se não pode, não pode ninguém, agora se pode...Como negar aos seus?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, existe mais de 5 mil brasileiros formados no exterior e q querem voltar ao Brasil e trabalhar, pq n dar essa oportunidade de 3 anos, pra q possa revalidar seu Diploma enquanto trabalha e adquire mais experiencia e mais condições de estudo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente!!, de fato sou medica estrangeira e fiz a minha especialização na área de dermatologia no Brasil , e ainda não consegui passar no "revalida"; assim como eu, há muitos médicos na minha situação que queremos esta oportunidade para tentar nos- sustentar economicamente até conseguir passar no revalida !!...tomara que a presidenta pense em nossa situação e tb considere a situação dos médicos brasileiros que se formaram no estrangeiro !!!

      Excluir
  3. Leiam: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/05/1284766-governo-brasileiro-ignora-medico-formado-na-bolivia.shtml

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.