terça-feira, 7 de maio de 2013

Seis mil médicos cubanos virão trabalhar no interior. Injustiça com todos os médicos Brasileiros que formaram no exterior e brigam por uma prova JUSTA feita pelo REVALIDA!



O governo brasileiro se prepara para importar 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 06, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, depois de um encontro com o chanceler de Cuba, Bruno Rodriguez. "Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos um grande valor estratégico", informou o ministro.
A vinda dos médicos cubanos começou a ser negociada em janeiro de 2012, quando a presidente Dilma Rousseff visitou Havana pela primeira vez. A intenção do governo brasileiro é levar os cubanos para trabalhar em cidades do interior do Brasil onde hoje não há atendimento e onde os médicos do País não querem trabalhar.
O Brasil, no entanto, terá que encontrar uma solução para a autorização de trabalho para esses médicos. Hoje, médicos formados no exterior precisam fazer uma prova de revalidação do diploma, o Revalida, em que menos de 10% dos que tentaram nos dois últimos anos foram aprovados. "Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de atendimento a regiões particularmente carentes do País", explicou Patriota.


FONTE: ESTADÃO

3 comentários:

  1. A injustiça não é somente com os médicos brasileiros formados no exterior, mas também com médicos estrangeiros de outras nacionalidades. No Uruguay, por exemplo, um médico brasileiro consegue trabalhar sem maiores burocracias. Basta dar entrada no pedido de revalidação na Universidad de La República, registrar e seu diploma e começar a trabalhar. O Brasil não dá reciprocidade aos médicos uruguaios. É um absurdo. Se considerarmos que o Uruguay é Estado membro do Mercosul e que o curso de medicina deste país foi acreditado pelo MEXA em 2007 e novamente acreditado pelo ARCU-SUR em 2012 (sistemas do Mercosul Educacional) o absurdo torna-se maior ainda. Isonomia para todos, é o que esperamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente e corrijo o texto INJUSTIÇA COM TODOS OS QUE LUTAM para conseguir serem aprovados em provas INJUSTAS!!

      Excluir
  2. sou contra por que inconstitucional e aferi leis brasileiras ...
    tem que contrata todos , nao so cuba para isto tem que prova para todos ...
    mas tudo brasil e politicagem !!!!!!!
    por isto a saúde do brasil esta deste jeito.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.