sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Nova chamada do Mais Médicos preenche apenas 6,6% de vagas

Somente 422 brasileiros foram aprovados na terceira etapa do programa. Meta é ter 13 000 profissionais até março.

Médico estrangeiro do programa "Mais Médicos" faz um curativo em uma paciente do SUS

A terceira fase do Mais Médicos teve 422 brasileiros aprovados, o equivalente a apenas 6,69% das vagas ofertadas nessa etapa do programa. Com a baixa adesão, o governo federal vai depender agora do interesse de médicos formados no exterior para cumprir sua meta de ter, até março, 13 000 profissionais atuando pelo programa no país. Na primeira e segunda fases do projeto, 6 600 médicos foram selecionados.

O Ministério da Saúde recebeu 540 inscrições de candidatos formados em universidades brasileiras. Delas, 422 foram validadas e homologadas. Uma nova lista, com o nome dos intercambistas (estrangeiros ou brasileiros formados no exterior) aprovados, deverá sair no dia 16 de janeiro.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já disse que, caso as duas modalidades não preencham as vagas disponíveis, mais médicos cubanos serão trazidos por meio do convênio do governo brasileiro com o país caribenho. Dos 6 600 médicos que atuam no Brasil pelo programa, quase 5 400 são cubanos. Segundo o cronograma do ministério, os médicos brasileiros aprovados nesta terceira fase começarão a atender a população no início de fevereiro.

Balanço – Na última semana, o ministério divulgou dados sobre a distribuição dos médicos do programa. A Bahia é o Estado que recebeu o maior número de profissionais até agora: 787. Em seguida, aparece São Paulo, com 588. Ceará e Maranhão ocupam a terceira e a quarta posições, com 572 e 445 médicos, respectivamente.

FONTE: VEJA.ABRIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.