terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Médico do Provab e do Mais Médicos poderá migrar entre os programas Ministério da Saúde anunciou novo edital para o Provab.

Programa leva médicos para atuar em atenção básica de regiões carentes.


Médicos participantes do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) e do Mais Médicos poderão migrar de um programa para o outro a partir de agora, de acordo com o Ministério da Saúde. A medida vale para médicos brasileiros ou para profissionais estrangeiros que tiveram o diploma revalidado no Brasil.

Fundado em 2012, o Provab tem o objetivo de incentivar médicos a atuar na atenção básica de regiões carentes mediante a concessão de bônus de 10% na pontuação das provas de residência médica. O Mais Médicos, lançado em 2013, também tem o objetivo de levar médicos, brasileiros ou estrangeiros, para trabalhar na atenção básica em regiões carentes de profissionais. Apesar de terem os mesmos objetivos, os programas têm regras e benefícios diferentes.

Segundo o Ministério da Saúde, a possibilidade de migração permitirá que um bolsista que tenha concluído seu período em um dos dois programas prolongue sua atuação no mesmo município, ingressando no outro programa. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (7), junto com a divulgação de um novo edital de convocação para o Provab. Esta é a terceira convocação do programa.

O Provab é anterior ao Mais Médicos. Mas a lei que estabelece as regras do Mais Médicos, publicada em 2013, estabeleceu um aumento da bolsa do Provab, que passou a ser de R$ 10 mil mensais. Os participantes recebem uma especialização em Saúde da Família em um período de 12 meses. Caso sejam aprovados, recebem um adicional de 10% na pontuação das provas de residência.

Até a tarde desta segunda-feira, o Ministério da Saúde ainda não tinha a informação de quantas vagas esta etapa do Provab irá prover. Já ingressaram no Provab 3,3 mil profissionais em 1.157 municípios desde 2012.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.