sábado, 20 de julho de 2013

REVALIDA será confidencial para estudantes brasileiros, os dados sobre o desempenho dos alunos e das faculdades não serão divulgados e servirão "apenas internamente para fins de análise do exame".

Revalida: desempenho de faculdades de medicina será confidencial; veja regras
Segundo o governo, o pré-teste será aplicado a 3.745 estudantes de 32 cursos de medicina de todas as regiões do País


O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicou na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União o edital sobre a aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) como pré-teste para uma amostra de estudantes do sexto ano de medicina de instituições brasileiras. Segundo o edital, os dados sobre o desempenho dos alunos e das faculdades não serão divulgados e servirão "apenas internamente para fins de análise do exame".


Segundo o Inep, a amostra de participantes brasileiros envolve 3.745 concluintes de medicina de 32 cursos, representando todas as regiões do País. Desse total, 17 cursos são de instituições de ensino superiores privadas e 15 públicas. No entanto, o nome das instituições ainda não foi divulgado.

As provas serão aplicadas em 25 de agosto, mesmo dia em que médicos formados em instituições de ensino do exterior farão o exame para obter o registro profissional para poder exercer a medicina no Brasil. A prova objetiva, com 110 questões, será feita das 8h às 13h e a prova discursiva, com cinco perguntas, será aplicada das 15h às 18h. A terceira etapa do Revalida, que compreende um teste de habilidades clínicas, não será feita pelos estudantes brasileiros.

Segundo o edital, a aplicação do teste tem como "finalidade exclusiva subsidiar análises sobre a avaliação aplicada na primeira etapa do Revalida, e com ele não se confunde, tendo em vista sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina". Os estudantes participantes da pré-teste integram as instituições de ensino superior de uma amostra elaborada pelo Inep e pela Secretaria de Educação Superior do MEC, além das universidades que, em 2013, utilizarão o Estudo como instrumento de avaliação em seus processos de revalidação de diplomas médicos.

As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 15 a 25 de julho. Primeiro será feita uma pré-inscrição dos alunos habilitados a participar do estudo, realizada pelos coordenadores dos cursos de graduação em medicina das instituições de ensino participantes e, depois, a confirmação da participação será feita pelo próprio estudante. Somente o coordenador de curso de graduação em medicina das instituição poderá pré-inscrever os estudantes de seu curso habilitados a participar do estudo.


O estudante participante do estudo poderá solicitar, independente da pontuação obtida, certificado de participação no Revalida. Apesar de o desempenho das instituições não ser divulgado, o aluno poderá solicitar sua avaliação individual, a partir de 29 de setembro de 2013.

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Um comentário:

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.