sábado, 22 de junho de 2013

Resposta do Ministério da Saúde sobre a Contratação de Médicos Estrangeiros


Entenda mais sobre o assunto

Quantos médicos são necessários para suprir a carência?
De acordo com o Ministério da Saúde, só no Programa de Saúde da Família (PSF) faltam seis mil médicos para completar as equipes já instaladas. Entretanto, para suprir a necessidade imediata, são necessários outros 13 mil médicos, apenas para o PSF. Usando os parâmetros de médicos por habitantes, para igualar os números da Inglaterra, por exemplo, que são de 2,7 médicos por mil habitantes, o Brasil de mais 168 mil médicos.

De onde poderão vir esses médicos?
Médicos formados em Portugal e Espanha são vistos como prioridade das medidas em estudo pelo Governo Federal. Países com índices de médicos por habitantes menores do que o do Brasil, como Bolívia e Paraguai, não poderão fazer parte do programa federal.


Os médicos poderão atuar em qualquer cidade?
O Ministério da Saúde fornecerá um registro provisório do Conselho Regional de Medicina (CRM) onde fixará a localidade onde este profissional poderá atuar.

Em quais cidades esses médicos poderão atuar?
Os médicos estrangeiros serão encaminhados às localidades em que o índice de médicos por habitante é extremamente baixo, sejam em áreas remotas e carentes do país ou nas periferias das grandes cidades. Ou seja, os médicos estrangeiros não vão competir com os médicos brasileiros nas grandes cidades e nem tampouco abrir consultórios particulares, porque a atuação será exclusiva no atendimento público.

Os médicos estrangeiros vão atuar em que área e por quanto tempo?
Os médicos que virão receberão do Governo Federal uma autorização especial para trabalhar no Brasil, por tempo determinado, ainda não definido. Uma coisa está certa, só atuarão no Programa de Valorização da Atenção Básica de Saúde, e exercerão a atividade nas cidades do interior ou nas periferias das grandes cidades.

Quem vai contratar esses médicos?
A contratação dos médicos será feita diretamente pelo Ministério da Saúde. O valor pago será abatido daquilo que é repassado pelo governo federal para o Programa Saúde da Família de cada município que receber os profissionais.

Qualquer médico poderá atuar no país?
As soluções estudadas pelo Ministério da Saúde são criteriosas e vão considerar a qualificação do médico estrangeiro e sua capacidade de atender aos brasileiros.

Há infraestrutura para recepcionar esses médicos?
De acordo com informações do Governo Federal, desde 2001, houve um investimento de R$ 1,6 bilhão área de saúde, principalmente nos municípios mais pobres do país. Foram construídas novas unidades básicas de saúde para melhorar as condições dos médicos e dar dignidade ao atendimento da população.

E o Revalida como fica?

O Revalida continua existindo, faz parte de uma estratégia do Ministério da Educação com o Ministério da Saúde para validar diploma de médicos brasileiros formados no exterior ou de médicos estrangeiros que querem vir trabalhar no Brasil.

INFELIZMENTE MAIS UMA VEZ NÃO TEVE NENHUM COMENTÁRIO SOBRE BRASILEIROS COM DIPLOMAS ESTRANGEIROS!

Autor: Assessoria de Comunicação 
Repórter: Assessoria de Comunicação

Um comentário:

  1. Se for diploma obtido em país em que haja o número mínimo de médicos preconizado, para cada mil habitantes, poderá ser contratado pelo ministério, no mesmo molde que o médico(a) que se formou na Espanha ou Portugal, estes últimos com prioridade. Abraços!

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.