quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sobre o decreto do Governo Federal de Importar Médicos Estrangeiros


Esclarecimento de alguns pontos sobre o decreto do governo federal em importar médicos!
PRIMEIRO= não estamos contra os três (3) países (Cuba,Portugal e Espanha).
SEGUNDO= Apenas estamos reivindicando uma proposta do governo federal onde beneficiaria médicos sem o CRM a serem instruídos e supervisionados por 3 anos ganhando assim experiência e tempo para fazer o REVALIDA, e que essa proposta fosse estendida a todos os países (já que vários brasileiros tem seus diplomas de médicos em diversos lugares do mundo).
TERCEIRO= Somos a favor de uma prova JUSTA feita por profissionais interessados apenas em avaliar o médico recém formado como Clínico Geral e não Especialista


REVALIDAÇÃO MÉDICA: Informação do ministério da saúde através de Email com a seguinte RESPOSTA sobre o projeto de importar médicos, segue a resposta:As alternativas que estão sendo estudadas pelo Ministério da Saúde com base na experiência de outros países consideram a atuação de médicos com formação de qualidade e a inserção deles na realidade brasileira de forma responsável, bem como sua atuação nas áreas que mais carecem por profissionais. Está descartada, por exemplo, a revalidação automática de diplomas e a contratação de médicos de países com índice de profissionais menor que o Brasil. A atração de médicos estrangeiros é uma estratégia utilizada por países desenvolvidos. Enquanto no Brasil 1% dos médicos se formou em outro país, na Inglaterra esse índice é de 40% e nos Estados Unidos, 25%. Canadá, 22%, e Austrália, 17%. Há importantes esforços que visam atrair profissionais para as regiões que mais precisam, que tenham formação de qualidade e para atuar próximo à população. Juntos, Ministério da Saúde e Educação atuam na estruturação dos serviços de saúde e ampliação de vagas de graduações em medicina nas periferias e pequenos municípios. Para o governo federal está claro que o Brasil precisa de mais médicos para a construção de políticas de saúde consistentes. O país possui hoje 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice como exemplo na Argentina é 3,2. Em Portugal e Espanha chega a 4.
Ou seja, pela resposta do ministério da saúde os países com índice inferior a 1,8 médicos por habitantes não seriam incluídos no projeto!

4 comentários:

  1. Então os Brasileiros formados nesses paises com o indice infrior nao entrar no projeto? é isso? Ou só para os nativos daqueles paises q nao podem entrar......e os Brasileiros, independente de onde se formou podem participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O critério é o país de formação.

      Excluir
    2. Podem comparar

      http://www.escolasmedicas.com.br/intern3.php

      Excluir
  2. Una vez mas vou me manifestar por este blog porque me parece a mim que é o melhor forum de debate e mobilização que temos atualmente. Primeiramente, é incacreditável que o Ministério da Saúde cite a Argentina com 3,2 médicos por mil habitantes, quando Uruguay tem 3,7 médicos por mil habitantes. Fica claro que o governo federal trouxe esta estatística para justificar a falta de isonomia na contratação exclusiva de cubanos (6,7 médicos por mil habitantes), espanhóis e portugueses. Claro está que fixarão em 4 a proporção médico x habitante como critério de contratação. Estaremos todos do Mercosul excluídos e também os que se formaram em Bolívia, Paraguai e Peru. Desta forma, a presidente cede à pressão dos goveros Português e Espahol, matéria já exposta neste blog, e contatar profissionais que lá não têm trabalho por causa da crise. É UM ABSURSOOOOOOOOOO. Não podemos aceitar isso, gente. Peço uma vez mais que nos mobilizemos. Eu, seguramente, irei à justiça cobrar meus direitos.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.