terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Gama Filho: Alunos de universidade que faliu no Rio sofrem com abandono total

Universidade Gama Filho já foi considerada uma das melhores do Brasil. Estudantes não conseguem documentos para se transferir.



Alunos da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, fazem vigília da porta da instituição. Eles estão sem aulas há meses e não conseguem nem os documentos para se transferir para outra faculdade. Professores e funcionários estão em greve por falta de pagamento, e o prédio da universidade - que já foi uma das maiores particulares do país - está abandonado.

Não há como esconder tanta decepção. Até chegar à faculdade foram noites mal dormidas, horas e mais horas de estudos, vestibular. Quando o sonho está bem perto, nada mais parece possível.


A Universidade Gama Filho, que já foi considerada uma das melhores do país, faliu. Professores estão sem receber desde outubro do ano passado e alunos, sem aulas.

“Eu pago R$ 3.450 por mês. Há seis meses eu estou sem aula e sem encostar um dedo em um paciente”, conta o estudante de medicina Rafael Iwamoto.
“Eu não imaginava que fosse chegar em uma situação dessas. Quer dizer, hoje um drama”, lamenta o professor Carlos Roberto Tourinho.

Professores, alunos e funcionários passam horas na porta da universidade esperando que alguém diga alguma coisa. Mas, o que encontram é um abandono total.

Os estudantes querem a documentação para tentarem se transferir para outra faculdade ou até para se manter no estágio. “Meu contrato venceu no dia 31 e eu não tenho mais como continuar lá sem nenhum documento que eu estou cursando a faculdade, sem nenhuma declaração, sem nenhum histórico, sem nada”, afirma a aluna de administração Camila da Silva.

“Ela não pode reter estes documentos de forma nenhuma. Eles devem ter vários canais para entregar estes documentos. Estes documentos devem ser solicitados ou pela internet ou presencialmente. E eles têm que entregar. Não há escusa legal que permita a não entrega destes documentos”, ressalta o diretor jurídico do Procon, Carlos Eduardo Amorim.

A quem eles podem recorrer? A universidade não tem mais bens, e o MEC autorizou o Grupo Educacional Galileo a assumir a Gama Filho. Esse grupo também administra outra instituição de ensino no Rio: a Univercidade, onde os alunos também enfrentam greves e falta de pagamento dos professores desde 2012.

“A responsabilidade é inteira do MEC. O MEC autorizou a transferência da faculdade de um proprietário para o outro, e não teve o dever de cuidado em checar o outro comprador neste caso. É praticamente um problema político, neste momento”, afirma o advogado Roberto Szerman.

Na semana passado alguns estudantes da Gama Filho fizeram manifestação em Brasília. No Rio de Janeiro, prometem manter a vigília.  “Pagamos um sonho para viver um pesadelo”, lamenta uma aluna.

O Grupo Galileo, que controla a Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade, alega que está em curso um plano de reestruturação para atender as determinações do Ministério da Educação. E disse que os documentos e o histórico acadêmico podem ser solicitados pela internet.

Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.