sábado, 31 de agosto de 2013

O REVALIDA é fora da realidade.

O Revalida em 2013 teve 1772 inscritos, o exame foi criado para revalidar o diploma de médicos formados em faculdades estrangeiras. 

O Revalida é alvo de uma série de polêmicas. A mais antiga delas é a de ser um exame fora da realidade, de muito difícil aprovação, voltado para manter a reserva de mercado para médicos formados no Brasil. Coincidência ou não, a média de aprovação em 2012 foi de 10%. 

O exame é considerado pelos candidatos como fora da realidade médica, o exame consta (1 etapa) de uma prova discursiva no período da manhã e outra objetiva no período da tarde, "seria como se um médico fosse obrigado a atender mais de 110 pacientes em cinco horas" diz uma das candidatas desse ano (2013) referindo-se ao número de questões da prova que consta de 110 questões somente no período da tarde, " além de atender 110 pacientes em cinco horas ainda existe pacientes específicos de algumas especialidades médicas (para  médicos especialistas) onde ainda se perde mais tempo para responder outras questões" diz outro candidato. Em outro depoimento a candidata desabafa “É muito cansativo e frustrante. Sofremos preconceitos lá por sermos brasileiros, e aqui por termos estudado fora. Já decidi que se não der certo desta vez, eu e meu marido vamos para a Espanha, onde colegas meus estão trabalhando sem qualquer problema”, revela.


O candidato aprovado na primeira etapa será submetido a uma prova prática no qual os candidatos não tem reclamações da prova e sim no tempo de espera na fila para ser chamado para a aplicação da prova, alguns candidatos chegam a esperar por até 5 horas na fila.
Outra reclamação dos candidatos neste ano foi devido uma falha cometida pelo INEP (responsável pela elaboração e aplicação da prova) na divulgação dos gabaritos da prova, os candidatos perderam um dia de prazo para enviar os recursos contra questões mal elaboradas. "Temos apenas 2 dias de prazo para verificar se 110 questões não contém erros e ainda acontece uma falha dessa" afirma um dos candidatos. 

Desde quando começou a aplicação do Revalida os números de revalidação despencou bruscamente no país.

Este ano o governo chegou a divulgar que o exame seria aplicado a estudantes brasileiros do sexto ano de medicina o que não ocorreu segundo o governo por não ter um número suficiente de inscrições. 

É uma pena a não aplicação da prova a estudantes do sexto ano de medicina no Brasil porque teríamos assim como avaliar e ajustar a prova em um nível  mais justo.

FONTE: REVALIDAÇÃO MÉDICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.