quinta-feira, 19 de março de 2015

Inscrições para o Celpe-Bras



Estrangeiros e brasileiros que moram no país ou no exterior e que não tenham o português como língua materna podem se inscrever para o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As inscrições para a primeira edição das provas em 2015 estão abertas a partir desta quarta-feira, 11. O prazo vai até as 23h59 (horário de Brasília) de 1º de abril.

As provas serão realizadas entre os dias 19 e 21 de maio, em 23 postos credenciados no Brasil e 61 no exterior, sendo estes em 34 países. O Edital nº 2, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre esta edição do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 11.

A participação é voluntária. Para se inscrever, s candidato precisa estar com, no mínimo, 16 anos de idade completos até a data de realização da prova. Exige-se também escolaridade equivalente ao ensino fundamental brasileiro.

No ato da inscrição, no Portal do Inep, os participantes podem escolher a cidade e o posto aplicador credenciado no qual desejam realizar as provas. O cadastro só será validado quando o candidato concluir as três etapas do processo: preenchimento correto de dados na página do exame; pagamento da inscrição – que varia de acordo com o local de aplicação escolhido pelo participante, e entrega da documentação no posto credenciado onde realizará a prova.

O coordenador do posto aplicador terá até o dia 6 de abril para a realização da homologação das inscrições, por meio do sistema eletrônico do Inep.

A realização do Celpe-Bras é dividida em duas partes: prova escrita, com duração de três horas, a ser realizada em 19 de maio, e uma prova oral de 20 minutos que ocorre nos dias 19, 20 e 21 de maio. Os candidatos são avaliados em níveis de proficiência que podem chegar a cinco pontos.

Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.

Reconhecimento – O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira, reconhecido e aceito oficialmente em empresas e em instituições de ensino, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Os resultados das provas serão divulgados no DOU e na página do Inep na internet, na data provável de 27 de julho de 2015.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Acesse o formulário de inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.