terça-feira, 29 de julho de 2014

Estudante de medicina que foi presa na Turquia com drogas, alega falta de apoio e pede ajuda em carta



Carta de Cristhielen Pomin:

Venho por meio desta afirmar algumas denúncias que estão acontecendo e que aconteceram com algumas mulheres na Turquia-Istambul. Estou presa por tráfico internacional de drogas. Fui presa no aeroporto da Turquia. Vim para a Turquia a base de chantagem e ameaças. Quando fui presa no aeroporto não me deram a chance de me defender e nem explicar o que estava acontecendo. Eu pedia um tradutor no aeroporto, pois não entendo turco, pois eles não me ouviam. Só me fizeram assinar muitos e muitos documentos, pois assinei, pois fiquei amedrontada com tantos policiais e eles gritavam e falavam muito alto. E tive medo, pois estou em um país que não conheço e não saberia o que seria de mim daquele momento em diante. E assim assinei muitos papeis, que até hoje não sei o conteúdo, ou seja, o que exatamente estava escrito. Quanto a isso está explícito que meus direitos estão sendo expressamente violados. Digo que desde o momento em que fui presa passei e estou passando por muitas humilhações neste lugar, como nunca passei em minha vida. Não me exumo da minha culpa, apenas gostaria que meus direitos fossem respeitados. Fui levada a uma carceragem provisória, imunda, só água gelada e nem papel higiênico obtive.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

REVALICAÇÃO MÉDICA: Médicos de 27 nacionalidades fazem teste de revalidação de diploma na UFMG



Em 2013, menos de 8% dos candidatos foram aprovados.


Angola, Rússia, Egito, Iêmen, Croácia, Espanha, Portugal, Congo, entre outros. Em busca de um emprego no Brasil, médicos de 27 nacionalidades participaram do teste de revalidação de diploma aplicado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A prova de revalidação é porta para os que desejam exercer a atividade no país. Mas o percentual de aprovados pela instituição mineira é baixo, inferior a 8% no ano passado.
Ao todo, 867 médicos fizeram o exame neste ano, sendo 55% deles brasileiros formados em instituições estrangeiras e um quarto bolivianos. A maior parte dos diplomas é originária de universidades latinoamericanas. Bolívia, Cuba e Paraguai juntos somam 75% da origem. A gaúcha Riana Vargas formou-se em Cuba há seis anos. Atualmente, trabalha no programa Mais Médicos no interior do Rio Grande do Sul. Como o tempo máximo de permanência no programa é de três anos, ela tem mais dois anos para conseguir revalidar o diploma. “A prova estava acessível, mais prática do que teórica”, afirma.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

REVALIDA 2014: QUESTÕES QUE CABEM RECURSOS


Bom dia Pessoal!

Recebemos várias mensagens aqui na página sobre as questões que cabem RECURSOS NA PROVA DO REVALIDA 2014!!

AS QUESTÕES SÃO DA PROVA CINZA, NÃO TEMOS A VERMELHA! PORÉM SÃO IGUAIS E SÓ MUDAM AS ORDENS DAS QUESTÕES!

SEGUE O NÚMERO DAS QUESTÕES DA PROVA CINZA!

QUESTÕES: 03, 14, 43, 57, 70, 73, 90, 95, 99, 101.

AGRADEÇO A TODOS QUE NOS AJUDARAM!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

REVALIDA (Medicina) - 2014 RECURSOS

Recurso do gabarito preliminar das provas objetiva e padrão de resposta da prova discursiva

Atenção candidatos!

Para solicitar recurso do gabarito preliminar das provas objetiva e padrão de resposta da prova discursiva, efetue o login no sistema acessando Acompanhe sua Inscrição e na coluna de ações da sua inscrição clique no botão "Solicitar recurso da prova objetiva" e/ou no botão "Solicitar recurso da prova discursiva", respectivamente.

Os recursos poderão ser feitos das 9 horas do dia 23/07 até as 18 horas do dia 24/07/2014.

FONTE INEP

terça-feira, 22 de julho de 2014

REVALIDA (Medicina) - 2014 Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva e do padrão de resposta da prova discursiva do dia 20/07/2014




Gabarito preliminar da Prova Cinza - Objetiva de 20/07/2014

Gabarito preliminar da Prova Vermelha - Objetiva de 20/07/2014
Padrão de resposta da Prova Discursiva - 20/07/2014


FONTE: INEP

UFMT: INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2014






ATENÇÃO! QUALQUER DÚVIDA NA REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, FAVOR ENTRAR EM CONTATO VIA E-MAIL revalidacao@ufmt.br ou revalidaufmt@gmail.com, POIS ESTAMOS COM PROBLEMAS NA LINHA TELEFÔNICA (65)3615-8850. 

FONTE: UFMT

REVALIDA: Abstenção no exame é a menor nos últimos quatro anos

O índice de abstenção da primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) foi de 8,02%. Dos 2.157 inscritos, 1.983 realizaram a prova no domingo, 20. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame.

Nesta edição, a abstenção foi a menor desde a criação do exame, como indica a tabela:
2011
Inscritos
Presentes
Abstenção
677
536
20,83
2012
Inscritos
Presentes
Abstenção
884
782
11,54
2013
Inscritos
Presentes
Abstenção
1.772
1.595
9,99
2014
Inscritos
Presentes
Abstenção
2.157
1.983
8,02


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Presidente da República afirma que críticas mostram que Aécio é contra o Mais Médicos, diz Dilma

Presidente conversou nesta sexta (18) com internautas no Facebook.
Na quarta (15), Aécio disse que criaria novas regras para o Mais Médicos.




A presidente Dilma Rousseff afirmou em bate-papo com internautas no Facebook, nesta sexta-feira (18), que as críticas feitas pelo candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ao programa Mais Médicos mostram que o tucano é contra o programa. O chamado “Face to face” foi feito na página da presidente na rede social administrada pelo PT.

sábado, 19 de julho de 2014

REVALIDA: Médicos formados no exterior fazem a prova de revalidação do diploma no domingo


Esta edição do exame contará com participadão de  2.151 médicos.

A primeira fase do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras) será realizada neste domingo (20).

Informações divulgadas no site no MEC (Ministério da Educação) destacam que a prova terá 110 questões de múltipla escolha.

A avaliação objetiva será aplicada no período da manhã, das 8h às 13h. À tarde, das 15h às 18h, também no horário de Brasília, os participantes farão a prova discursiva, com cinco itens.

O exame de domingo será aplicado a 2.151 médicos em Rio Branco, Manaus, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Campo Grande.

Próxima etapa

Os aprovados na etapa ainda serão avaliados novamente para comprovar suas habilidades clínicas, em situações reais de atendimento médico. A segunda prova acontece nos dias 27 e 28 de setembro, em Brasília. A taxa de inscrição será de R$ 300. Os horários ainda serão definidos.

FONTE: R7

REVALIDA: BOA SORTE NA PROVA AMANHÃ (20/07/2014)

BOA SORTE PARA TODOS OS INSCRITOS NO REVALIDA!

  1. Hoje é dia de descansar e tentar relaxar um pouco antes da prova!
  2. Tentem dormir bem e comidas leves!
  3. Recomendo levar água e barra de cereais!
  4. Verifiquem os documentos necessários!
  5. Geralmente o tempo é curto, então recomendo que as questões onde não se tem dúvidas marquem direto no gabarito!
  6. Não demore muito tempo em uma questão complicada, caso tenha muita dúvida, passe para a próxima questão!
  7. Se possível tente acompanhar o tempo restante de prova e comparar com o número de questão que ainda falta para terminar!
Boa Sorte para todos e que Deus abençoe cada um!!! 





quarta-feira, 16 de julho de 2014

Celpe-Bras: Inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira



A partir desta quarta-feira, 16, estão abertas as inscrições para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os interessados podem se inscrever até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 14 de agosto. As provas serão realizadas entre os dias 21 e 23 de outubro deste ano em 22 postos aplicadores credenciados no Brasil e 58 no exterior.
Podem participar do exame os estrangeiros e os brasileiros cuja língua materna não seja o português, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.
No Celpe-Bras, são avaliadas as partes escrita e oral. A prova escrita é composta por quatro tarefas que exigem do examinando produção escrita em língua portuguesa, e que deverão ser realizadas em até três horas. Duas tarefas da parte escrita integram compreensão oral e produção escrita (uma tarefa baseada em um vídeo e uma tarefa baseada em um áudio). A parte oral compreende a atividade de interação face a face com duração de 20 minutos.
Reconhecimento – O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e instituições de ensino como comprovação. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
Os resultados do exame serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU), e no portal do Inep na data provável de 15 de dezembro de 2014.
Acesse o sistema de inscrição.
Confira o edital
Assessoria de Comunicação Social do Inep

terça-feira, 15 de julho de 2014

IMPORTANTE: Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprova regra que simplifica reconhecimento de diploma de instituição estrangeira



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou em turno suplementar, nesta terça-feira (15), substitutivo a projeto de lei que simplifica a revalidação de diplomas de cursos presenciais de graduação, mestrado e doutorado expedidos por instituições de educação superior estrangeiras de excelência reconhecida pelo poder público brasileiro (PLS 399/2011).

Simulado online, Treinamento para o Revalida 2014, Prova com o gabarito



BAIXE A PROVA COM O GABARITO NO LINK>>>CLIQUE AQUI<<<


sábado, 12 de julho de 2014

TREINAMENTO PARA O REVALIDA 2014



INFORMAÇÃO: 

TREINAMENTO PARA O REVALIDA 2014

TERÇA-FEIRA 15/07/2014 ESTAREMOS REALIZANDO UM SIMULADO ONLINE COM 50 QUESTÕES PARA O REVALIDA 2014.

INÍCIO 11:00 horas! Contamos com a participação de todos!

LINK PARA PARTICIPAR!

Boa sorte e bom estudo!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

MAIS MÉDICOS: Ministério da Saúde desconhece promessa de Dilma


A campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff promete expandir o programa Mais Médicos num eventual 2º mandato, o que pode provocar a vinda de mais profissionais intercambistas.

Essa promessa, porém, diverge do que informam os ministérios da Saúde e da Educação. Segundo as pastas, não há decisão para a abertura de mais vagas para o curso de medicina nem para o aumento do número de médicos do programa, sejam eles brasileiros ou não.

Qual seria a melhor Legenda para essa foto e seus dados??? (Fonte: Ex ministro da saúde em entrevista)



UFMT: INSCRIÇÕES DA II ETAPA DO PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO 2014





FONTE: UFMT

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Negada liminar para impedir que médicos uruguaios trabalhem na fronteira com Uruguai


A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, negou pedido de liminar para que médicos uruguaios sem diploma revalidado no Brasil fossem impedidos de exercer suas atividades na região de fronteira. A Turma analisou, em recurso interposto pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), a alegação de que os usuários do SUS estariam ameaçados pelo exercício irregular da profissão.

Os médicos uruguaios exercem atividades no país graças a acordos para permissão de residência, estudo e trabalho a nacionais fronteiriços entre Brasil e Uruguai, promulgados pelo Decreto 5.105/04 e complementados pelo Decreto 7.239/10. O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul e o sindicato alegam que tais acordos não afastam a exigência de revalidação do diploma e de inscrição no CRM, que não vem sendo atendida na fronteira.

O recurso foi interposto contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que indeferiu pedido de antecipação de tutela formulado pelo CRM. O conselho havia ingressado com ação civil pública contra o município de Santa Vitória do Palmar e contra uma médica uruguaia lotada naquele município, mas não conseguiu a liminar (STJ).

FONTE: odiario.com

DICA PARA ESTUDO: e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB)

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. 


quarta-feira, 2 de julho de 2014

REVALIDA: Exame de revalidação tem 2,1 mil inscritos na edição deste ano


A edição deste ano do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) recebeu 2.152 inscrições. Os países que apresentaram o maior número de inscritos foram Brasil (1.111), Bolívia (523), Colômbia (124), Peru (120) e Argentina (66). Quanto à origem do diploma, a Bolívia lidera, com 1.144 inscritos de diferentes nacionalidades. Em seguida, vêm Cuba (291), Paraguai (157) e Argentina (151).

terça-feira, 1 de julho de 2014

ÍNDICE DE APROVADOS NO REVALIDA DESDE 2010, ANO QUE FOI IMPLANTADO O REVALIDA!

ÍNDICE DE APROVADOS NO REVALIDA DESDE 2010, ANO QUE FOI IMPLANTADO O REVALIDA!


Se o país precisa de médicos como diz o próprio governo, por que não olhar com mais carinho para o REVALIDA, por que não realizar a prova 2 vezes por ano, por que não avaliar os interesses das pessoas que elaboram questões para a prova, por que não colocar um departamento onde fiscalizaria os documentos tornando-os menos burocráticos e ao mesmo tempo mais difícil para falsificação, por que não colocar datas fixas para as inscrições e provas onde todos teriam tempo para programar, por que não fazer uma prova no qual o nível de exigência seja o mesmo de provas de graduações de estudantes do 6 ano de medicina no Brasil? 
Opinião pessoal, o governo diz estar preocupado com o baixo número de médicos, traz médicos de Cuba mas não mostra nenhum interesse no REVALIDA! 
Desejo sorte para todos que irão realizar a prova em 2014 e espero que seja uma prova a nível de médico clínico geral! 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE MEDICINA PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR – 2014





FONTE: UFMT