sábado, 1 de março de 2014

UFMG: Perguntas de provas de REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS da UFMG

 UFMG
Provas Práticas e teóricas da UFMG
RECOMENDAÇÕES REVALIDAÇÃO MÉDICA



Questões de provas de Revalidação Médica da UFMG:
Os links são apenas recomendações, são projetos e diretrizes, portanto, procurem outras fontes para estudos.

01 - Profilaxia para HIV: Acidente de Trabalho: Enfermeira se picou com a agulha de um paciente HIV + confirmado.

02 – Sarampo: Notificação compulsória.

03 - crise de asma em um menino de 13 anos:
  
04 – CIRURGIA: Paciente jovem com dor abdominal difusa sem vômitos. Anamnese revela o uso de medicação (diclofenaco) a um bom tempo. Sinais de peritonite, abdome agudo. Pedir os exames de rotina de acordo com a suspeita além do exame clínico, os exames revelam um pneumoperitoneo no rx do tórax. O RX de abdome apresenta normal. Quais as suspeitas?  Suspeita de abdome agudo perfurativo por uma ulcera péptica perfurada? Conduta (internar, Medicações, provável conduta cirúrgica: vídeo ou por laparotomia exploradora).


05 – Criança de 2 anos com diarreia há 1 dia, desidratação grave. Exames, Diagnóstico e conduta. Logo após a conduta explicar como a mãe pode saber se o filho recuperou da desidratação.
06 – Diabete M. - Paciente 55 anos, encaminhado do interior do estado com exames de hemoglobina glicada de 12% e uma glicemia em jejum de 110. Paciente faz uso de medicação (metformina e glibenclamida). Qual a conduta? Insulina? (Dose e quantas vezes por dia), Suspender medicação? (Metformina e glibenclamida).  Orientação sobre a diabete? Se indicar insulina orientar sobre efeitos colaterais?
07 – Hipertensão e risco de obesidade - Mulher 50 anos de idade hipertensa com tosse após ter trocado o medicamento. Antes fazia uso de enalapril e hidroclorotiazida. Apresenta os exames de Rx tórax e ECG. Avaliar os exames e explicar. Explicar os motivos da tosse e trocar por qual outro medicamento? Exame físico com IMC de 29, explicar os riscos? Orientar o paciente sobre o risco de uma obesidade.
08 – GO- Paciente feminino 56 anos com resultados da mamografia e Papanicolau. (Diagnóstico, conduta e orientação), paciente acredita que está com Câncer (exames normais). Paciente havia aberto os exames no qual evidenciava a presença de “microcalcificações” isoladas na mamografia. Orientar a paciente que não é câncer e explicar (idade) quando teria que fazer novamente os exames.
09 – GO - Trabalho de parto de uma paciente primigesta. Procedimentos (lavar as mãos, luvas etc.). Fazer o toque onde se encontra no período expulsivo com 10 cm de dilatação. O marido insiste em fazer cesárea. Explicar a conduta adequada e as manobras necessárias.

10- Asbestose.
11 -  Hanseníase.
12 – Pancreatite e alcoolismo.
13 -  Orientação para vacina da Gripe.
14 – Hipotireoidismo.

    15 – Enxaqueca.
16 – Embolia arterial.
17 – IAM Condutas.
18 – ECG, Conduta em FV.
19 – AVE Conduta, exames.
20 – Rabdomiólise.
21 – Icterícia, exames, condutas.
22 – IAM, condutas.
23 – Choque, condutas RCP:
24 – Exame de urina falso positivo.
25 -  Gota, Exames, Dx, Conduta.
26 – Anemias, Tipos (em criança, adulto), exames, Dx, conduta.
27 - Diabético em coma, conduta.
28 – Diarreia, Exames clínicos, laboratoriais, Dx, Conduta.
29 - Hepatites e marcadores sorológicos
30 – Abstinência de álcool.
31 – Hemorragia digestiva alta, Exames, Dx, Conduta.
32 – Ética médica, liberar segredo de medicina do trabalho quando for causar dano a população.

Recomendações




 Anencefalia 
SUS:
DPOC:
Doenças infecciosas e parasitárias, ministério da saúde, guia de bolso:

Agradeço a ajuda de todos que enviaram informações para que pudéssemos juntar algumas questões de provas de revalidação de diplomas médicos da UFMG.
As questões tem apenas intuito informativo e somente recomendamos os links para estudos, lembrando que as normas e diretrizes mudam por isso recomendo que procurem outros meios para informar sobre os temas.

FONTE: DOCTORMEDMAC, REVALIDAÇÃOMÉDICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.