terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Médica cubana vai receber o triplo em escritório da AMB


A médica cubana Ramona Rodriguez aceitou, nesta terça-feira, o convite de trabalho da Associação Médica Brasileira (AMB). Ramona assinou o contrato para atuar na parte administrativa da entidade, onde vai assessorar as diretorias e a presidência do órgão. Como remuneração, a profissional que abandonou o programa Mais Médicos receberá 3.000 reais – três vezes mais do que ganhava como única médica de um dos seis postos de saúde de Pacajá (PA), de onde fugiu no dia 1º. Ela começa a trabalhar na Associação nesta quarta-feira.

Como não prestou o Revalida – exame obrigatório para que médicos estrangeiros possam atuar no Brasil fora do Mais Médicos -, Ramona não pode exercer a profissão no país. O presidente da AMB, Florentino Cardoso, promete ajudar a cubana a se capacitar para a prova de revalidação do diploma. 

Ramona abandonou o Mais Médicos por se sentir enganada – enquanto todos os participantes têm direito a salário de 10.000 reais, os cubanos recebem cerca de 1.000 reais (400 dólares). O contrato firmado com o governo dos irmãos Castro prevê a destinação de 600 dólares para uma conta localizada em Cuba – dinheiro, porém, que a médica diz não ter acesso.

Diferentemente do Mais Médicos, Ramona vai ter garantido todos os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira, como férias e décimo terceiro salário. A médica receberá ainda vale transporte, plano de saúde e vale alimentação que, juntos, somam quase 1.000 reais.

Em contrapartida, a cubana terá de arcar com despesas que eram custeadas pelo programa federal, como hospedagem e transporte. Pelo Mais Médicos, ela recebia ainda 750 reais para se alimentar.

“Nós não podemos deixar uma pessoa que veio trabalhar como médica no Brasil desamparada, em busca de refúgio e sem ter como se sustentar”, disse o presidente da Associação Médica Brasileira. “Queremos mostrar que a AMB não é contra médico estrangeiro, como o governo sempre disse. O que nós sempre defendemos é que se faça o Revalida e contrate com todos os benefícios de um trabalhador normal”, continuou Florentino Cardoso.

OPINIÃO

"Será que a AMB vai dar emprego de 3.000 reais e ajudar na capacitação  todos os médicos com diplomas estrangeiros que ainda não passaram no REVALIDA?" 
"Seria uma boa ajudar todos os brasileiros que ainda não conseguiram aprovar no revalida, infelizmente esses médicos não são nem estrangeiros nem brasileiros nos olhos da AMB".

FONTE: VEJA.COM, Revalidação médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.