sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Estudantes Brasileiros denunciam arbitrariedade da polícia na Bolívia

Imagem netcina

Vários estudantes brasileiros foram presos na tarde desta quinta feira (7) na Bolívia em Santa Cruz de a Sierra. 

Segundo informações, a ação foi arbitrária, de acordo com os estudantes a interpol entrou em condomínios onde residem estudantes brasileiros e mesmo com a apresentação dos vistos de permanência no país os estudantes foram levados e interrogados, alguns só conseguiram sair depois de horas e que pagaram propinas cobradas pelos policiais. A ação também aconteceu nas redondezas das universidades UCEBOL e UDABOL onde estudam muitos brasileiros.


Os estudantes relatam que sempre no final dos semestres ocorrem os mesmos problemas e que a interpol pede dinheiro mesmo você estando com todos os documentos legalizados e visto.

Relato de um estudante em Santa Cruz de La Sierra "tivemos no mês passado visitas de autoridade brasileira em Santa Cruz com promessas para tentar melhorar a situação dos estudantes tanto aqui como no Brasil no projeto mais médicos e  também de autoridades bolivianas como o embaixador Justiniano que foi ao Brasil com algumas promessas mas a realidade é que nada muda e mesmo estando certo aqui você está errado" diz o estudante.

De acordo com estudantes a Interpol não respeita nenhum dos tratados entre os países do mercosul, mesmo a Bolívia participando como país convidado. Ainda de acordo com os estudantes os preços cobrados pela tramitação (legalização e visto) de documentos dentro da Bolívia para estudantes brasileiros são muito superiores do que os valores cobrados para estudantes de outros países como Argentina por exemplo. 

Finalizando um dos estudantes desabafa " aqui todos acham que somos marginais e ricos, que todos só querem farra, isso é mentira, a maioria dos brasileiros que conheço aqui já tem um diploma principalmente na área da saúde no Brasil e veio para estudar, estão preocupados com o revalida depois que terminar o curso de 7 anos aqui na Bolívia e da não participação no programa mais médicos. Claro que tem pessoas que não querem estudar mais não é a maioria como muita gente gosta de encher a boca para falar. Vou repetir aqui tem muita gente boa que não teve oportunidade no Brasil por ter se formado em áreas da saúde sem ter o merecido reconhecimento. Infelizmente temos que conviver com essas situações mesmo estando com todos os documentos em dia e no Brasil ainda somos vítimas de preconceitos." 

Um comentário:

  1. E agora, doutor?
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/medico-brasileiro-que-atacava-cubanos-e-preso-por-bater-ponto.html

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.