quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O QUE É O REVALIDA?

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – REVALIDA

O QUE É O REVALIDA?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – REVALIDA, é implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), com o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE), desde 2010. Trata-se de um exame que, elaborado por especialistas renomados, permite tanto às Instituições de Educação Superior quanto aos médicos cujo diploma de Medicina foi expedido no exterior obter maior agilidade, confiabilidade e eficácia nos processos de validação de diplomas médicos no país.
O REVALIDA consiste da realização de provas de conhecimento médico em duas Etapas:
1ª. Etapa: Prova Escrita (com questões objetivas e discursivas) - afere conhecimentos teóricos;
2ª Etapa: Prova de Habilidades Clínicas – afere conhecimentos quanto à prática de atendimento médico.
Os participantes aprovados no REVALIDA poderão solicitar às Instituições de Educação Superior públicas brasileiras que aderiram ao Exame a validação do seu diploma obtido no exterior, uma vez que apresentem às mesmas documentações solicitadas na legislação brasileira, incluindo o certificado de aprovação no CELPE-BRAS.
Para maior conhecimento do exame, acesse a prova REVALIDA 2011. ( http://portal.inep.gov.br/provas_e_gabaritos)
Prezado Participante do REVALIDA 2012,
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério de Relações Exteriores, considerando o disposto no Edital nº 7, de 20 de setembro de 2012, torna pública a inscrição para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras - REVALIDA.
O participante deverá acessar o link ao lado para Inscrição, no período compreendido entre as 9 horas do dia 21 de setembro de 2012 e 23 horas e 59 minutos do dia 01 de outubro de 2012, observado o horário oficial de Brasília – DF. Para efetivar a inscrição, o participante deverá preencher o formulário de cadastramento de dados e realizar o pagamento da taxa de inscrição. Todas as informações prestadas pelos participantes são de sua inteira responsabilidade. O INEP não se responsabiliza por informação incorreta ou não recebida por motivos de ordem técnica, como falhas de computadores ou outros que impossibilitem a conclusão da inscrição.
A Prova Escrita está prevista para o dia 21 de outubro de 2012 e será realizada em seis capitais, a saber: Brasília/DF, Porto Alegre/DF, Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Campo Grande/MS e Fortaleza/CE. O anúncio do nome e endereço dos locais de prova será informado oportunamente, cabendo ao participante acompanhar as atualizações deste site.
No ato da inscrição o participante deverá indicar em qual dos seis locais de ocorrência da 1ª Etapa do REVALIDA deseja fazer a Prova Escrita. Após o pagamento da inscrição ele receberá a confirmação do local onde realizará o exame, que também será divulgado no link ao lado de acompanhamento da sua inscrição.
A taxa de inscrição na Prova Escrita é de R$ 100,00 (cem reais), conforme o item 2.1 do Edital de Inscrição do REVALIDA 2012, e pode ser paga em qualquer agência bancária até a data do vencimento (02 de outubro de 2012). O pagamento poderá ser efetuado por meio do boleto bancário, a ser gerado no próprio sistema ao final da inscrição.
Apenas os candidatos aprovados na Prova Escrita (de caráter eliminatório) poderão realizar a 2ª. etapa do REVALIDA, prova de Habilidades Clínicas. A prova está prevista para os dias 01 e 02 de dezembro de 2012, em local a ser confirmado. Após confirmação no sistema de inscrição na 2ª etapa e pagamento de taxa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), conforme itens 2.2 e 2.2.1 do Edital de Inscrição do REVALIDA 2012, serão homologados os participantes desta prova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.