sábado, 22 de dezembro de 2018

Futuro Ministro da Saúde, Mandetta se reúne com elites médicas em Brasília na sede do CFM e quer um relacionamento mais próximo entre os profissionais da saúde e conselhos



Futuro Ministro da Saúde, Mandetta reúne com elites médicas em Brasília na sede do CFM.

Representantes dos Conselhos Regionais de Medicina, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de demais elites médicas debateram os desafios da assistência de Saúde no país com o futuro Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na tarde e noite de quarta-feira (19), na sede do CFM, em Brasília. 

“O desafio da Saúde brasileira é enorme. Não se faz saúde só com médicos, mas não se pode ter um Ministério da Saúde sem uma presença maciça destes profissionais. Simbolizo aqui o fim dessa ruptura política de se fazer políticas de Saúde sem envolver os médicos”, disse Mandetta, se referindo à prática dos governos federais nos últimos dezesseis anos.

Diante de mais de 150 médicos presidentes e representantes de sociedades de especialidades, sindicais e Associação Médica Brasileira (AMB), o novo Ministro fez uma avaliação da situação caótica do Ministério da Saúde e da saúde pública e conclamou a todas as entidades médicas e sociedades de especialidades a colaborarem com o esforço de reestruturação da gestão.

Na oportunidade, foi debatido também o Programa Mais Médicos, onde o futuro ministro revelou ter expectativa de que seja mantido apenas com a participação de profissionais brasileiros registrados nos conselhos regionais de medicina, e sobre o subfinanciamento do SUS. “

O futuro ministro disse ainda pretende acabar com distorções da iniciativa: “Com a abertura do novo edital, constatamos que cidades como Ponta Grossa (PR), que tem até faculdade de Medicina, tinha 56 médicos cubanos; Fortaleza (CE) tinha quase 200 cubanos; e Brasília (DF), que tem a maior relação de médicos por habitantes do Brasil, foi a primeira a receber os cubanos. Esse não deve ser o intuito do programa”.

O 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, reiterou a preocupação da autarquia quanto a entrada de médicos no País sem a revalidação de títulos e a abertura indiscriminada de escolas médicas.“
A preocupação do Conselho Federal é com as consequências desse processo na formação de futuros profissionais. Pela segurança da sociedade, o reconhecimento e a validação dos diplomas estrangeiros devem ocorrer somente após analise curricular e documental e realização de exames dos candidatos”, defendeu.

Mandetta defende ainda  a avaliação periódica de médicos, Mesmo após o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), rejeitar a ideia de uma recertificação para médicos, o futuro ministro da Saúde, voltou a defender avaliações periódicas ou exigência de participação em cursos ao longo da carreira para monitorar "como os profissionais estão se desenvolvendo, como estão se especializando".

O futuro ministro quer um relacionamento mais próximo entre os profissionais da saúde e conselhos.

Ao ser questionado sobre a criação de uma carreira de Estado para os médicos no SUS, Mandetta afirmou enxergar um cenário ideal para esta iniciativa. “Temos um Presidente da República que incluiu esse compromisso em sua plataforma de campanha. Vamos, juntos, elaborar uma proposta para levar medicina de qualidade para atender o Brasil profundo”.

O futuro ministro ainda atribuiu a graduação do profissional médico como um dos principais desafios para sua gestão. “Precisamos repensar qual o profissional que queremos colocar no mercado. Hoje, temos 31 mil egressos por ano. Em pouco mais de uma década chegaremos a um milhão de profissionais. Devemos entender essa expansão de escolas, fiscalizar melhor e propor uma avaliação dos ciclos básico e profissional”, ressaltou.

Fonte: CFM, UOL, BandNews, RadioCBN, CREMEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.