segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Estudantes brasileiros deixam a Bolívia e buscam melhores opções na Argentina e Paraguai

Como de costume sempre abro espaço no blog para reportagens de interesses a estudantes brasileiros de medicina que migram para outros países em busca do grande sonho de ser médico.
A reportagem foi enviada por estudantes de medicina que estão na Bolívia, Argentina e Paraguai. Foi enviada para nossa página de REVALIDAÇÃO MÉDICA no facebook e tem como intuito apenas informar.

Em 2013 principalmente no segundo semestre notou-se um grande movimento de estudantes brasileiros de medicina na Bolívia deixando o país rumo a Argentina e Paraguai, segundo os estudantes existem 3 grandes motivos para esses destinos. Demora na tramitação de documentos, relação da Bolívia com o Brasil no programa mais médicos e a violência. 


Burocracia: Segundo os estudantes a Bolívia hoje está deixando de ser o destino principal dos brasileiros por ser um país muito burocrático, com muita demora para conseguir os documentos. Segundo informação além dos 6 anos normal do curso de medicina os estudantes ainda tem que realizar 3 meses de “província” que seria mais ou menos um internato rural e logo em seguida o “exame de grado” que é uma prova aplicada para formandos de medicina no país. Esse exame após a inscrição estaria demorando de 3 a 6 meses segundo o governo da Bolívia porém os estudantes relatam que se não pagar advogados que interfiram para agilizar a documentação o processo pode passar de 1 ano. Após todo esse processo ainda tem as constantes viagens a cidade de La Paz onde se concentra as legalizações dos documentos, onde se perde dinheiro e tempo e mesmo assim nem sempre consegue agilizar toda a documentação com menos de 90 dias. Contando todo o processo hoje na Bolívia o curso de medicina teria entre 7 anos e meio a 8 anos para sair do país com toda documentação necessária para poder fazer a inscrição do revalida no Brasil. Esse seria um dos grandes motivos para a demanda de brasileiros que já cursam medicina na Bolívia irem para o Paraguai. 

Mais médicos: Já a ida de brasileiros para a Argentina seria devido ao programa mais médicos do governo brasileiro que habilita a Argentina e exclui a Bolívia, de acordo com o edital do programa só podem se inscrever no programa médicos de países com um índice de médicos acima de 1,8 por mil habitantes. 

Violência: Segundo estudantes na cidade de Santa Cruz de La Sierra destino principal dos brasileiros interessados em cursar medicina no país os estudantes tornaram-se alvos frequentes de sequestros relâmpagos e furtos principalmente nas redondezas das universidades UDABOL e UCEBOL, os estudantes relatam ainda que o fato de serem estrangeiros as leis não funcionam, como exemplo citam uma simples devolução da garantia paga para poderem alugar imóveis na cidade que nem sempre é devolvido. 
“A polícia não respeita nossos documentos e sinceramente preferimos nem procurá-la porque “eles” querem dinheiro para tudo até liberar mesmo estando com todos os documentos legalizados” (VISTO). 

De acordo com estudantes o presidente Evo Morales prometeu melhorar a burocracia, resolver sobre o exame de “grado” e a situação dos estudantes em uma reunião na universidade UDABOL mas que ainda nada tinha mudado.

Fonte: Estudantes brasileiros que residem na Bolívia (recebemos cerca de 50 mensagens de estudantes pedindo a publicação da reportagem que não é de autoria do blog REVALIDAÇÃO MÉDICA).

7 comentários:

  1. Na verdade muita gente estuda aqui porque não tem jeito mesmo, os bolivianos tem raiva dos brasileiros, uma coisa simples dentro da própria universidade, estudo na UNIFRANZ (LA PAZ)...como remarcar 1 prova eles fazem uma guerra, quem e de fora não acredita, mas eles tratam numa ignorância precisa ver...nem parece que vc esta pagando, o professor vc tem que puxar saco pq se ele não for com sua cara ele vai sumir com suas notas e sabe oq vai fazer a UNIVERSIDADE? NADA!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se nao esta contente volta e nao enche .....

      Excluir
    2. Esse negocio de remarcar prova eu nunca gostei, y comecou aqui na boliva con a chegada de brasileiros. Oresto da reportagen esta otima, y a mais pura verdad, fazer oq e da cabezinha ignorante de mucho

      Excluir
  2. É por isso que estudo no Paraguay, fica a 4 kilometros da Estação Aduaneira do Brasil em Foz do Iguaçu, e é tranquilo, sempre que preciso remarcar provas faço em outro dia tranquilamente...

    ResponderExcluir
  3. Tambem sou da UNIFRANZ, La Paz. Um breve comentario... remarcar provas nem deveriam ocorrer. Quem quer moleza tem que deixar a medicina. Existe um calendario de exames e deve ser cumprido. Assim tbm é no Brasil... ja estudei em universidade federal e particular, por isso posso falar com propriedade sobre o assunto. Um representante de uma univ do Paraguai esteve aqui para levar alunos para la. Penso que se fosse tao boa a univ, pq viriam buscar alunos na Bolivia? Quanto à provincia, simplesmente é o rote de saude publica que todas as univ deve ter. Para finalizar, quero dizer que o conhecimento depende mais do aluno que da da univ, entao em vez de reclamar de todos os lugares por onde andam, deveriam estudar e aprender cumprir prazos. Boa sorte e BONS ESTUDOS a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. completamente de acordo contigo, so uma dica pro pessoal antes de sair para algum pais ao redor do brasil, deveriam de ter no minimo un curso de espanhol, pra uma boa comunicao local.

      Excluir
    2. ola rita jaina, voce falando assim parece que esta tudo bem aqui na bolivia, existem caso e casos tipo eu ja perdi algumas provas, devido a estar doente levei meu atestado medico na universidade UNE, eles me falaram que a universidade nao aceita atestado, e que eu deveria reprogramar as provas mais teria que pagar por isso um falor que chegor 340 dolares com todo as as materias que perdi caso eu nao reprogramase eu iria ficar reprovado por nota ai eu te pergunto, vc diz que no brasil e assim tambem concordo que e sim mais tem um porem no brasil e lei a universidade aceitar ATESTADO como aqui na bolivia tambem e! mais os bolivianos nao respeitam esse lei entre outras a interpol todo tempo nos estorquindo mesmo nos estamos LEGALIZADO entre outras e outras.... tambem niguem quer moleza como vc diz e sim poder fazer valer nosso direito, como eu li seu comentario eu achei que vc e uma BRASILEIRA que nao fala a pura verdade do que acontece aqui nessa bolivia temos que procurar sim o melhor pra gente se e ARGENTINA OU PARAGUAY nao importa o que importa e nos nao ficarmos refem de um sistema que nao funciona... abraço

      Excluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.