quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

Os assuntos mais comentados em nosso blog:



1. REVALIDA:  Somente 9,72% dos inscritos no processo de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras foram aprovados na primeira etapa do Revalida em 2013, o equivalente a 155 candidatos foram aprovados para a segunda fase do exame. Foi o segundo pior desempenho ficando na frente apenas do projeto piloto, o projeto piloto foi a primeira prova do revalida realizada em 2010 onde apenas 2 candidatos foram aprovados. O próprio ministro da saúde em uma entrevista relatou que a prova de revalidação (revalida) é para médicos especialistas e não para médicos clínicos gerais. A grande pergunta é se o país precisa de médicos por que o governo não olha com mais carinho para o REVALIDA, por que não realizar a prova 2 vezes por ano, por que não avaliar os interesses das pessoas que elaboram questões para a prova, por que não colocar um departamento onde fiscalizaria os documentos tornando-os menos burocráticos e ao mesmo tempo mais difícil para falsificação de documentos, por que não fazer uma prova no qual o nível de exigência seja o mesmo de provas de graduações de estudantes do 6 ano de medicina no Brasil? Enfim, na minha opinião o governo diz estar preocupado com o baixo número de médicos trazendo médicos de Cuba mas não mostra nenhum interesse no REVALIDA! 




2. UFMT: Reprovação na UFMT tem novamente reprovação em massa! Apenas 6 médicos aprovados de 750 inscritos. Um total de 750 médicos com diplomas de instituições estrangeiras de países como Itália, Espanha, Rússia, Romênia, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia, Cuba, Bolívia, Alemanha, Síria, Quirguistão, Costa Rica, Venezuela, México, Nicarágua, Gana, Serra Leoa, Honduras e Argentina tentaram entrar no complicado e restrito mercado de trabalho brasileiro como médicos habilitados e com os diplomas reconhecidos. Apenas 4 bolivianos e 2 brasileiros conseguiram aprovar no processo de revalidação.



3. UFF: Após abrir as inscrições para revalidação de diplomas médicos e vários candidatos terem feito a inscrição resolveu cancelar por tempo indeterminado, não informam sobre possível data do exame muito menos se irão devolver o dinheiro dos candidatos que já pagaram. Não realizou prova de revalidação em 2013.



4. UFMG: Como em anos anteriores manteve um número razoável de aprovados no processo de revalidação, de acordo com pesquisas realizadas em nossa página de revalidação médica os candidatos relataram que trata-se de uma instituição confiável para continuar realizando provas para revalidação de diplomas médicos.



5. MAIS MÉDICOS: O governo brasileiro lançou o programa para contração de médicos para regiões carentes de profissionais no país. Na primeira etapa do programa foram abertas vagas para médicos com diplomas brasileiros, de acordo com o governo o número de inscritos não foi o suficiente e o governo então realizou um acordo com a OPAS para trazer médicos de Cuba (lembrando que o acordo foi realizado muito rápido e estranhamente já tinha médicos em Cuba preparados para a virem ao país), a segunda etapa do programa foi novamente aberto primeiramente para médicos com diplomas brasileiros e logo em seguida para médicos com diplomas estrangeiros de países com índice de mais de 1,8 médicos para cada mil habitantes, restringindo assim milhares de brasileiros com diplomas de países onde não atingisse esse número. O governo então anunciou a chegada de 3 mil médicos de Cuba prometendo chegar até o fim do ano com 6 mil médicos no programa. De acordo com o governo esse número vai chegar a pelo menos 15 mil médicos no total. A terceira etapa já está aberta para inscrições.




6. CFM e CRMs: Não gosto muito de falar dos conselhos por se tratar de uma categoria no qual eu faço parte e "defendem" os interesses da classe médica, porém em alguns estados estavam totalmente descontrolados, perderam uma grande oportunidade de informar a população sobre nossas condições de trabalho, deixaram de reivindicar melhorias, não mostraram para a população propostas concretas muito menos souberam lidar com a situação do programa mais médicos, passaram a atacar o programa e até os médicos cubanos e de outros países em atos de desespero mostrando a fragilidade de nossos CRMs em alguns estados, nos colocaram em situações constrangedoras perante a população e com isso fez com que um número de 20% da população brasileira que até então era favorável ao programa desse um salto para mais de 85% de aprovação, pesquisa realizada pela folha de são Paulo. Médicos renomados no Brasil se manifestaram, mostraram o constrangimento com a situação, em debate na USP, Paulo Saldiva, professor de patologia da USP, resumiu a insatisfação numa frase. "Tive vergonha da minha categoria", comentou, quando se referiu às vaias recebidas pelos cubanos ao chegarem ao Brasil. Drauzio Varella, na sua coluna, também já tinha ido na mesma linha: "O que ganhamos com essas reações equivocadas? A antipatia da população e a acusação de defendermos interesses corporativistas." Precisamos de pessoas inteligentes no comando e menos corporativistas.




7. Compra de vagas em Medicina: Como acontece todos os anos no Brasil grandes esquemas de vendas de vagas para vestibulares de medicina foram desarticuladas, somente neste mês mais de 140 pessoas foram presas por oferecerem vagas em universidades para medicina. Esquemas de vendas de vagas e até mesmo gabaritos de provas para estudantes que já haviam ingressado nas universidades (para passar de ano). Vagas de 90 mil, 140 mil eram oferecidas até pela internet. Será mesmo que todos os médicos formados no Brasil estão aptos para exercer a profissão? Acredito que não!

FONTE: BLOG REVALIDAÇÃO MÉDICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.