domingo, 25 de dezembro de 2016
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
REVALIDA: A prova de habilidades clínicas do Revalida será realizada neste final de semana, dias 03 e 04 de dezembro
A prova de habilidades clínicas do Revalida será realizada neste final de semana, dias 03 e 04 de dezembro.
Desejo boa sorte e boa prova para todos!
Dicas:
- Atenção nos horários das provas em cada estado e com a distância do local onde será realizada a prova.
- Levar Jaleco e Estetoscópio.
- Todos já são vitoriosos por terem sido aprovados na primeira etapa, portanto, fiquem tranquilos e calmos.
- Seja objetivo e demonstre segurança, empatia e cordialidade com o paciente, sempre olhando nos olhos, lembre-se dos check-list e siga os passos para conseguir melhores pontuações.
- Cuidado nas interpretações de cada estação!
- Após a prova comentem aqui cada estação para podermos ajudar outros doutores na próxima prova do revalida.
Desejamos uma boa prova para todos
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
REVALIDA: Provas de Habilidades Clínicas do Revalida acontecem neste final de semana
As provas de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, próximo final de semana. Estão aptos a participar 2.304 aprovados na primeira etapa, ocorrida em setembro, com questões objetivas. As provas ocorrerão em Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, São Luís e São Paulo.
Essa segunda fase é formada por uma avaliação clínica com uma estrutura de dez estações, cada uma valendo dez pontos. Os candidatos terão um intervalo de tempo determinado para realizar tarefas específicas.
Por questão de segurança as provas são filmadas e esses vídeos podem ser utilizados pelos avaliadores para o esclarecimento de dúvidas. Recomenda-se que os participantes compareçam ao local de provas com antecedência mínima de uma hora e apresentem documento válido de identificação, com foto.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e- mail revalida@inep.gov.br.
FONTE: INEP
terça-feira, 29 de novembro de 2016
REVALIDA (Medicina) - 2016, local e horário da avaliação de habilidades clínicas
1 - Locais da Prova: A 2ª ETAPA do REVALIDA 2016 será realizada em 10 locais de prova
- 1.1 Fortaleza/CEHOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁFACULDADE DE MEDICINA DA UFC - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIARUA CORONEL NUNES DE MELO, 1191 , ESQUINA COM RUA ALEXANDRE BARAÚNA. BAIRRO: RODOLFO TEÓFILO - FORTALEZA /CE
- 1.2 Curitiba/PR/RNHOSPITAL DE CLÍNICASRUA GENERAL CARNEIRO, N.º 181, ALTO DA GLÓRIA CURITIBA - PR.
- 1.3 Brasília/DFHOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (HUB)AMBULATÓRIO I - SGAN 604/605, AV. L2 NORTE (ENTRADA PELA L2 NORTE), ASA NORTE
- 1.4 Brasília/DFHOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS (HFA)AMBULATÓRIO CENTRAL - ESTRADA PARQUE CONTORNO DO BOSQUE, S/Nº, CRUZEIRO NOVO- BRASÍLIA/DF.
- 1.5 Brasília/DFHOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE - (HRAN)SMHN 1 BLOCO A HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE, S/N.º, ASA NORTE, BRASÍLIA - DF.
- 1.6 Porto Alegre/RSHOSPITAL MILITAR DE ÁREA DE PORTO ALEGRE - (HMAPA)AVENIDA MARILAND, N.º 450, AUXILIADORA PORTO ALEGRE - RS.
- 1.7 Porto Alegre/RSHOTEL CONTINENTAL PORTO ALEGRELARGO VESPASIANO JÚLIO VEPPO, N.º 77, CENTRO HISTÓRICO - PORTO ALEGRE - RS
- 1.8 Florianópolis/SCHOSPITAL UNIVERSITÁRIO ¿POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO - UFSCRUA DELFINO CONTI (ENTRADA AO LADO DO BANCO DO BRASIL) - BLOCO E3 - DIDÁTICO PEDAGÓGICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA, TRINDADE - FLORIANÓPOLIS - SC.
- 1.9 São Paulo/SPHOSPITAL DAS CLINÍCAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (HCFMUSP)AVENIDA DOUTOR ENÉAS CARVALHO DE AGUIAR, N.º 155, CERQUEIRA CÉSAR - SÃO PAULO - SP.
- 1.10 São Luís/MAHOSPITAL UNIVERSITÁRIO MATERNO INFANTILRUA SILVA JARDIM, S/N.º, CENTRO SÃO LUÍS - MA.
2 - Horário de realização das provas:
- 03/12/2016
- GRUPO I - Manhã: 9h00 às 13h00
- GRUPO II- Tarde: 14h30 às 19h00
- 04/12/2016
- GRUPO I - Manhã: 9h00 às 13h00
- GRUPO II- Tarde: 14h30 às 19h00
3 - Horário de chegada ao local da prova: Você deverá comparecer ao local designado para a realização das provas práticas com antecedência mínima de 30 MINUTOS ANTES da abertura dos portões - de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. Ressaltamos que os candidatos SABATISTAS deverão chegar ao local de realização das provas juntamente com os demais candidatos convocadas para o turno vespertino.
IMPORTANTE: Abertura e Fechamento dos portões:
- 03 e 04/12/2016
- Abertura - Manhã: 8h00 e Fechamento às 8h30
- Abertura - Tarde: 13h00 e Fechamento às 13h30
4 - Horário de saída do local da prova:
- O Grupo 1 (manhã) saída após 14h15.
- O Grupo 2 (tarde) saída após o término de sua prova.
IMPORTANTE: os candidatos sabatistas têm sua saída prevista para após 20hs
5 - Fique atendo à definição exata do turno de cada candidato será divulgada no site nos próximos dias. Fique atento à divulgação e confirme o seu local de prova e demais orientações no endereço: http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao/
6 - Identificação:É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto ATUALIZADA para a realização das provas. Podem ser apresentados como documento de identificação, conforme indicado no edital: cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes ou por órgão público que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
IMPORTANTE: Na aplicação da prova de habilidades clínicas, por questões de segurança e de manutenção da isonomia, todos os participantes serão requeridos a lacrar e guardar os seus pertences (incluindo bolsas, mochilas etc.) em sala de guarda de materiais, que poderão ser acessados apenas por ocasião da saída do participante do local de prova. Evite levar malas ou objetos grandes, pela sua dificuldade de acondicionamento e não levar nada de valor (lap tops, equipamentos eletrônicos em geral, relógios, jóias).
7 - Alimentação: Tanto antes quanto após a prova de habilidades clínicas, em cada turno da sua realização, os participantes permanecerão isolados em uma sala de espera a fim de garantir o sigilo da prova. Em função disso, é recomendável que todos os candidatos levem lanche que assegure sua alimentação dentro do período de isolamento. Caso o participante queira manter em sua posse algum alimento, bebida e(ou) medicação, ele deverá, obrigatoriamente, trazer esses itens acondicionados em embalagens transparentes. Ressalta-se que tais embalagens não serão fornecidas pela equipe de aplicação e que, caso não seja atendida esta recomendação o lanche não poderá ser utilizado. O mesmo vale para medicamentos.
8 - Material de Prova: cada candidato deverá OBRIGATORIAMENTE levar seu próprio ESTETOSCÓPIO E JALECO. Não será permitida a entrada, no circuito da prova, com quaisquer outros materiais.
Alertamos para a importância de que seja feita uma nova leitura do Edital nº 22, de 02 de agosto de 2016 por este reger a realização do REVALIDA 2016.
Quaisquer dúvidas entre em contato pelo e-mail revalida@inep.gov.br
Atenção candidato:
Confira na lista abaixo o seu local e horário da avaliação de habilidades clínicas.
- BRASÍLIA - HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS (HFA)
- BRASÍLIA - HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE - (HRAN)
- BRASÍLIA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (HUB)
- CURITIBA - HOSPITAL DE CLÍNICAS
- FLORIANÓPOLIS - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO - UFSC
- FORTALEZA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC
- PORTO ALEGRE - HOSPITAL MILITAR DE ÁREA DE PORTO ALEGRE - (HMAPA)
- PORTO ALEGRE - HOTEL CONTINENTAL PORTO ALEGRE
- SÃO LUÍS - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MATERNO INFANTIL
- SÃO PAULO - HOSPITAL DAS CLINÍCAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (HCFMUSP)
- Inscrições realizadas por meio de liminar
FONTE: INEP
sábado, 26 de novembro de 2016
Revalida: Há menos de 10 dias do exame o INEP ainda não divulgou os locais das provas da segunda fase
Há menos de 10 dias para a realização do exame prático de revalidação de diplomas médicos (revalida), o INEP não divulgou os locais das provas em cada cidade.
Médicos aprovados na primeira fase do exame e que vão realizar a prova prevista para os dias 03 e 04 de dezembro de 2016 ainda não sabem os locais das provas.
Os médicos que vão realizar a prova, reclamam da demora na divulgação dos locais, em depoimentos que recebemos em nossa página, médicos estão preocupados com a falta de responsabilidade e descaso do INEP, "estou preocupado com essa situação, ainda não reservei o hotel por não saber a distância exata do local da prova," reclama um dos médicos estrangeiros que vai realizar a prova prevista para o dia 03 e 04 de dezembro.
Outro médico aprovado na primeira fase do revalida alega que o INEP parou de responder os emails e não sabem informar pelos telefones disponibilizados no site do INEP.
Mais uma vez a irresponsabilidade e descaso deste órgão, que é responsável pela aplicação da prova prejudicará vários médicos que terão poucos dias para se prepararem com as passagens e hospedagens nas cidades.
Tentamos entrar em contato com o INEP para tentar informar nossos seguidores sobre os locais das provas, mas não conseguimos respostas!
domingo, 13 de novembro de 2016
MEDICINA: Fraudes em vestibulares e no Enem para provas de Medicina? Valores de R$ 150 mil no mínimo por vaga? No Brasil?
OPERAÇÃO foi realizada na quinta-feira (10). Três pessoas foram detidas em Goiânia
Esquema de fraudes em vestibulares de medicina da instituição localizada em Mineiros, no sudoeste goiano. Segundo a Polícia Civil, as vagas para entrar no curso eram comercializadas por até R$ 150 mil, o que pode ter gerado um lucro de R$ 9 milhões.
"Havia diversas formas de atuação, entretanto, a organização era muito profissional. Havia os aliciadores, as pessoas que atuavam diretamente dentro da administração da faculdade e pessoas que faziam o recebimento do dinheiro", destaca.
Sobre a forma como o valor das vagas era definido, o delegado explicou que isso dependia do poder aquisitivo do interessado. "O critério é ‘me dá o que você tem’. Ou seja, a ânsia era vender a vaga. Quem podia pagar mais, cobravam mais. Quem podia pagar menos, cobravam menos. Aceitavam diversos valores e veículos na negociação”, pontua.
“Surgiram boatos a respeito da possibilidade de venda na faculdade de medicina. A Polícia Civil, então, iniciou uma investigação e conseguiu localizar uma das pessoas que em tese teria comprado. Ele disse que negociou, identificou as pessoas que venderam a vaga para ele, mas que não foi matriculado".
De acordo com a corporação, três vestibulares foram fraudados. Com isso, cerca de 200 alunos se beneficiaram do esquema. Para o delegado, os processos seletivos não passavam de uma simulação.
“O vestibular acabava sendo uma simulação porque quem tinha capacidade não entrava porque as vagas eram vendidas”, aponta o delegado.
Os detidos devem ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato. A corporação também investiga quais alunos foram beneficiados pelo esquema. Os estudantes também podem responder por estelionato.
Em outra operação, Uma jovem de 21 anos saiu de uma prova de vestibular para entrar em uma faculdade de Medicina direto para a delegacia. Ela foi flagrada com um ponto eletrônico, neste domingo (23), quando realizava o exame no Colégio Arnaldo, na Zona Sul de Belo Horizonte.
A prova, realizada das 13h às 18h, era de seleção para o curso de Medicina da Fagoc (Faculdade Governador Ozanam Coelho), sediada em Ubá, na Zona da Mata. A jovem, no entanto, natural de Belo Horizonte, decidiu usar um ponto eletrônico para se sobressair aos concorrentes.
ENEM: PF diz que quadrilha tinha gabarito de prova do Enem antes do exame. Segundo a PF, antes do exame de sábado (5), bandidos já estavam com as respostas para prova mais importante para quem quer cursar medicina.
Quadrilha é presa em flagrante em Minas Gerais fraudando o Enem. Repórter Eduardo Faustini acompanhou as investigações da fraude. Candidatos recebiam a resposta por um aparelho praticamente invisível. “A quadrilha cobrava entre 150 e 180 mil, a depender da universidade que o candidato pretendia ingressar”, diz um delegado da Polícia Federal.
Segundo as investigações, o grupo transmitia as respostas para candidatos em três cidades em Minas, incluindo Montes Claros, mais uma cidade na Bahia e uma no Ceará. As respostas eram passadas por celular, mas o esquema era sofisticado. Um ponto ficava bem dentro do ouvido e só podia ser colocado ou retirado com pinça.
FONTE: G1, FANTÁSTICO, FOLHA.COM
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
MAIS MÉDICOS: Ministério da Saúde lança edital com mil vagas para brasileiros no Mais Médicos
O Ministério da Saúde lançou hoje (11) edital de abertura de mil novas vagas para profissionais brasileiros no âmbito do programa Mais Médicos. A proposta é ampliar a participação de brasileiros na iniciativa, por meio da substituição de médicos cubanos que participam do programa mediante acordo de cooperação com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas).
Ao todo, são mil novas vagas em 462 municípios, sendo 838 ocupadas atualmente por profissionais cubanos e outras 166 relativas a reposições de desistentes. A meta do governo é substituir 4 mil médicos cooperados em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil o número de participantes cubanos no programa.
A maioria das vagas do edital se concentra em capitais, regiões metropolitanas e municípios com mais de 250 mil habitantes. Ainda de acordo com a publicação, médicos brasileiros terão 15 dias para permutar sua vaga com outro profissional selecionado. Com isso, o governo espera que os candidatos tenham mais uma chance de garantir a atuação onde desejam.
Inscrições
As inscrições serão realizadas entre 20 de novembro e 23 de dezembro. As vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros com atuação no país serão ofertadas a brasileiros formados no exterior. A previsão do ministério é que, a cada três meses, um novo edital seja publicado com novas vagas para o Mais Médicos.
REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL
2.1. Poderão participar do chamamento público promovido pelo presente Edital, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, observada na seleção a seguinte ordem de prioridade:
2.1.1. Médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País; e
2.1.2. Médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da Medicina no exterior. VEJA O EDITAL AQUI.
Números
Atualmente, dos 18.240 médicos participantes do programa, 5.274 são formados no Brasil (29%), 1.537 têm diplomas do exterior (8,4%) e 11.429 fazem parte do acordo de cooperação com a Opas (62,6%). Mais de 63 milhões de famílias, de acordo com o governo, são assistidas por esses profissionais.
FONTE: AGENCIABRASIL.COM
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
MAIS MÉDICOS: Mais Médicos abre mil vagas para brasileiros
Governo quer substituir 838 vagas ocupadas por cubanos e repor outras.
Ministério já tinha anunciado pretensão de reduzir participação de cubanos.
O Ministério da Saúde lançará nesta sexta-feira (11) um edital para chamar 1.004 médicos brasileiros em 462 municípios para o programa Mais Médico. A intenção do governo é substituir 838 vagas ocupadas hoje por profissionais cubanos e repor 166 cargos de médicos que desistiram do programa.
O ministério informou que após selecionado, o médico brasileiro terá 15 dias para fazer permuta de vagas a fim de ficar em uma cidade onde tem interesse.
Quando o candidato se inscrever no programa, fará opção por quatro cidades. Levando em conta critérios como experiência e especialização, ele será designado para uma localidade. Em um período de 15 dias, um sistema poderá identificar candidatos insatisfeitos com sua cidade e oferecer trocas entre aqueles que estão concorrendo ao mesmo edital.
Editais semelhantes serão publicados de três em três meses com ofertas a brasileiros formados no Brasil ou em instituições de qualquer país.
A maioria das vagas disponíveis estão em capitais e em regiões metropolitanas. Com isso, o governo pretende aumentar o interesse de médicos brasileiros em concorrer aos postos. A região Nordeste concentra 40% das vagas disponíveis. Elas ficam em 223 municípios da região, dentre as quais 57 são capitais.
Em setembro, o governo já tinha anunciado a pretensão de reduzir em 35% a participação de médicos cubanos no programa em três anos. A meta do governo federal é que a quantidade de médicos da ilha caribenha atuando no programa passe de 11,4 mil para 7,4 mil nesse período. Apesar disso, caso as vagas não sejam preenchidas por brasileiros, existe a possibilidade de convocar novos grupos de profissionais cubanos.
Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o Brasil vai manter o contrato com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), responsável pelo convênio com Cuba, enquanto os brasileiros não ocuparem todas as vagas. De acordo com o ministro, a vinda dos profissionais cubanos correspondia, desde o princípio, a uma política temporária de saúde, e que a prioridade é contratar profissionais brasileiros.
Ao todo, existem 11.429 médicos cubanos atuando no Brasil. O número corresponde a 62,6% dos 18.240 médicos participantes no programa Mais Médicos. O índice de profissionais com registro médico brasileiro é de apenas 29%. Os intercambistas correspondem a 8,4%.
FONTE: GLOBO.COM
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
terça-feira, 1 de novembro de 2016
MAIS MÉDICOS: Deputado Alan Rick recebe carinho e agradecimentos de médicos brasileiros formados no exterior e que agora estão no Mais Médicos
O deputado federal Alan Rick (PRB/AC) foi recebido na tarde desta segunda-feira (31) por um grupo de médicos brasileiros formados no exterior e que participam da etapa do Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos.
Cerca de duzentos profissionais de diversos estados do Brasil estiveram na recepção do hotel onde estão hospedados em Brasilia, durante o curso aplicado pela equipe do Programa antes de irem para os municípios designados.
Os médicos de vários estados da federação agradeceram o empenho do parlamentar acreano em prol da luta deles de fazer valer os critérios do Programa.
“Fico tão feliz em poder receber o carinho desses médicos que lutaram, que abriram mão de estar no seu país para estudar num pais estrangeiro com idioma e costumes diferentes.
Muitas famílias venderam bens para sustentar o estudo dos filhos e hoje eles estão aqui realizando o sonho de poder exercerem a profissão em um programa criado para atender os municípios mais carentes.
Com certeza farão o seu melhor para a população brasileira. Esse é o sacerdócio do médico”, explica Alan.
Os médicos presentes ressaltaram a importância da emenda à Lei do Mais Médicos, apresentada pelo deputado, ter sido incluída na Portaria 1708/2016 do Ministério da Saúde, que retira os brasileiros da exigência voltada aos médicos estrangeiros que determina que o país de formação tenha a relação médico/habitante superior a 1,8 por mil habitantes.
O médico brasileiro que se forma no Paraguai, na Bolívia, no Peru, na Colômbia, por exemplo, agora pode participar do Programa sem precisar entrar com ação na Justiça.
“Posso dizer que meu mandato já valeu a pena por ter contribuído com a aplicação dessa alteração na legislação do Programa e que contempla de forma justa esses brasileiros.
É um momento de muita alegria poder compartilhar com eles essa conquista. Outras ainda virão.
Parabéns para esses médicos porque eles não desistiram dos seus sonhos”, finaliza.
FONTE: vejadetudo.com.br,
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
REVALIDA: A 2ª etapa, com a prova de Habilidades Clínicas, prevista para ser realizada em 12 e 13 de novembro, foi adiada para 3 e 4 de dezembro
O resultado final da 1ª etapa do Revalida 2016 será divulgado às 19h desta sexta-feira, 14. Para acessá-los os participantes precisam inserir o código de identificação e a senha. Também já estão disponíveis os gabaritos definitivos das provas objetivas e o padrão de respostas das questões discursivas.
A 2ª etapa, com a prova de Habilidades Clínicas, prevista para ser realizada em 12 e 13 de novembro, foi adiada para 3 e 4 de dezembro. Na próxima semana, o Inep enviará e-mail aos participantes, orientando sobre o acesso ao sistema de inscrições. Para fazer a 2ª etapa os participantes deverão fazer login, emitir o boleto relativo a essa fase e efetuar o pagamento.
A inscrição na 2ª etapa permite que o participante escolha o local onde realizará a prova de Habilidades Clínicas, considerando as opções e o limite de vagas disponíveis para cada localidade, tal como apresentados no sistema de inscrições do Revalida.
FONTE: INEP
REVALIDA: Resultado oficial do REVALIDA 2016
Atenção candidatos!
REVALIDA 2016, entre no link e vai em sua inscrição:
http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao/
quarta-feira, 5 de outubro de 2016
REVALIDA: INEP: Prorrogação do prazo para interposição de recursos do resultado provisório da prova discursiva
Em razão de problemas técnicos detectados no sistema, o período para interposição de recursos do resultado provisório da prova discursiva do Revalida foi prorrogado até as 16:00h do dia 07 de outubro de 2016.
Caso tenha interposto algum recurso no período compreendido entre as 09:00h e 12:00h de hoje (05/10/2016), solicitamos que acesse novamente o sistema e refaça o recurso.
FONTE: INEP
terça-feira, 4 de outubro de 2016
REVALIDA: Disponível a consulta e o recurso do resultado provisório da parte discursiva da sua prova escrita.
Está disponível a consulta do resultado provisório da parte discursiva da sua prova escrita. Favor acessar o botão "Acompanhe sua Inscrição" e após realizar o login, clique no botão "Consulta e Recurso da Prova Discursiva" na coluna de ações.
Após consulta, se houver necessidade de apresentação de recurso sobre esta correção, o sistema estará disponível das 9 horas do dia 04 de outubro de 2016 até às 18 horas do dia 05 de outubro de 2016.
FONTE: INEP
sábado, 1 de outubro de 2016
ANIVERSÁRIO REVALIDAÇÃO MÉDICA, 4 ANOS
Boa Tarde Doutores,
Hoje é um dia muito especial, nossa página de estudos e blog REVALIDAÇÃO MÉDICA completa 4 anos de criação.
Gostaria de agradecer a todos que ajudaram e ajudam no crescimento da página (administradores, moderadores, seguidores e amigos), hoje chegamos a mais de 26 mil seguidores e amigos.
Página que foi criada pelo Doutor Rodrigo com o intuito de reunir os médicos brasileiros que estudam ou estudaram no exterior e médicos estrangeiros que desejam revalidar o diploma de médico no Brasil.
Eu, Doutor Carlos, agradeço ao doutor Rodrigo pela confiança e responsabilidade de poder ajudar na página.
Tentamos ao longo desses 4 anos reunir o máximo de informações a cerca de editais, provas e gabaritos do revalida e de revalidação de diplomas médicos, ajudamos diariamente mais de 200 doutores em mensagens que recebemos no privado da página. Transformamos a página em uma grande sala de estudos, publicamos geralmente cerca de 20 casos clínicos semanalmente, realizamos simulados onde através de discussões desses casos clínicos todos possam aprender e ensinar.
Juntos conseguimos algumas mudanças importantes (apesar de não ser o ideal ainda) nos editais do Revalida, fizemos 2 boas manifestações em Brasília e reunimos com políticos importantes para que estes pudessem nos ajudar com algumas reivindicações. Precisamos ainda Lutar por algumas melhorias no revalida, como a publicação com antecedência de pelo menos 3 meses do edital e a realização de 2 provas anuais, mas acredito que estamos no caminho certo. Continuaremos lutando por melhorias e contamos com o apoio e ajuda de todos os amigos.
Agradeço a todos os 26,297 mil seguidores e amigos pela confiança e desejo boa sorte nas provas de revalidação de diplomas médicos e do revalida.
Atenciosamente Revalidação Médica.
terça-feira, 20 de setembro de 2016
MAIS MÉDICOS: Governo quer ampliar a participação de médicos brasileiros formados no exterior e reajusta salários do Mais Médicos para R$ 11.520
Ministério da Saúde também quer reforçar a participação de profissionais brasileiros no programa, com a abertura, até abril de 2017, de duas mil vagas para médicos do País.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou, nesta terça-feira (20), que a bolsa dos profissionais que atuam no programa Mais Médicos será reajustada em 9% a partir do ano que vem. O repasse, que era de R$ 10.570 por médico, será alterado para R$ 11.520.
Foi acordado também aumento no auxílio moradia e alimentação pagos a todos os profissionais do Mais Médicos alocados em áreas indígenas. O reajuste de 10% – de R$ 2.500 para R$ 2.750 – já está em vigor desde agosto.
Barros também anunciou que o convênio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que garante a atuação de médicos cubanos no País, foi renovado por mais três anos. A meta é, nesse período, ampliar a participação de brasileiros com a oferta de quatro mil vagas atualmente preenchidas pelo acordo internacional.
“Há, de fato, uma grande aprovação do programa em todo o País, e agora estamos trabalhando na formação de novos médicos para que eles possam, aos poucos, ocupar as vagas. A prioridade desta gestão são os médicos brasileiros. Nossa meta nos próximos três anos é oferecer a médicos brasileiros cerca de 4 mil vagas ocupadas por médicos da cooperação”, destacou o ministro Ricardo Barros.
Reposição de profissionais
Também ficou definido que os profissionais cooperados que completarem o período de atuação de três anos serão substituídos, inclusive aqueles que encerrariam as atividades entre julho e outubro, mas tiveram sua participação prorrogada em decorrência do período eleitoral e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Segundo o cronograma, a reposição de cerca de 4 mil profissionais cooperados acontecerá até o final deste ano. As demais substituições serão feitas em 2017.
Ficou acertada ainda a possibilidade de prorrogação da permanência dos médicos cooperados que tenham se casado formalmente (ou reconhecido união estável) no Brasil. Os representantes de Cuba se comprometeram a entrar em contato com os profissionais para informar como será o processo para regularizar a situação por mais três anos no programa.
Prioridade
Um dos compromissos da atual gestão do Ministério da Saúde é fortalecer a participação dos médicos brasileiros no Programa. A previsão é que, entre dezembro de 2016 e abril de 2017, cerca de duas mil vagas de cooperados sejam oferecidas em editais a profissionais brasileiros.
Nova regra adotada nos editais também busca ampliar a participação de médicos brasileiros formados no exterior. A partir de agora, poderão ingressar no programa profissionais graduados em medicina independente do País. Antes, só podiam participar médicos de localidades com proporção de profissionais superior à do Brasil – 1,8 médicos/mil habitantes.
No edital de reposição em curso, sem essa regra, 86% dos 561 médicos brasileiros formados no exterior que concorrem a uma vaga poderiam ter sua inscrição invalidada. Entre os dias 29 e 30 de setembro, os candidatos devem fazer a seleção dos municípios. Foram abertas 274 vagas remanescentes da segunda chamada dos médicos com CRM do Brasil.
As vagas desocupadas por médicos brasileiros e de outras nacionalidades são preenchidas por meio de editais de reposição periódicos. Já foram lançados e encerrados outros quatro editais de reposição desde 2015, nos quais de 70% a 100% das vagas foram ocupadas por brasileiros com registro no País.
Já no caso dos médicos cubanos, a reposição dos profissionais é operacionalizada diretamente pela OPAS. Em torno de 1,2 mil médicos cooperados chegaram ao Brasil em agosto para reposições de rotina, sendo que todos devem estar em atividade até o final deste mês de setembro.
Intercambistas
A renovação do Programa foi viabilizada pela aprovação da lei que prorrogou o período de atuação dos médicos intercambistas por mais três anos.
O Programa
Criado em 2013, o Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica levando médicos às regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.
A iniciativa prevê ainda ações voltadas à infraestrutura, como o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no País preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde
terça-feira, 13 de setembro de 2016
REVALIDA: Recurso do gabarito preliminar das provas objetiva e padrão de resposta da prova discursiva
Atenção candidatos!
Para solicitar recurso do gabarito preliminar das provas objetiva e padrão de resposta da prova discursiva, efetue o login no sistema acessando Acompanhe sua Inscrição e na coluna de ações da sua inscrição clique no botão "Solicitar recurso da prova objetiva" e/ou no botão "Solicitar recurso da prova discursiva", respectivamente.
Os recursos poderão ser feitos das 9 horas do dia 14/09 até as 18 horas do dia 15/09/2016.
FONTE: INEP
REVALIDA: Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva e do padrão de resposta da prova discursiva do dia 11/09/2016
MAIS MÉDICOS: Programa Mais Médicos é prorrogado por mais três anos, a Lei foi sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União
Os prazos de atuação dos profissionais do Programa Mais Médicos contratados por meio de intercâmbio foram prorrogados por mais três anos. É o que estabelece a Lei 13.333/2016, sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (13). A lei tem origem no Projeto de Lei de Conversão 16/2016 (Medida Provisória 723/2016), aprovado pelo Plenário do Senado em 24 de agosto.
Os prazos dos contratos, que acabariam em outubro de 2016, irão até outubro de 2019. Serão beneficiados profissionais brasileiros formados no exterior e estrangeiros que trabalham no programa sem diploma revalidado no país.
A MP, editada pela ex-presidente Dilma Rousseff, também prorroga por igual período o visto temporário concedido aos médicos intercambistas estrangeiros inscritos no programa do governo federal. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida permitirá que 7 mil profissionais permaneçam no país.
Segundo a lei que criou o Mais Médicos (Lei 12.871/2013), o contrato de trabalho dos profissionais selecionados dura três anos. Nesse período, o médico recebe um salário chamado de “bolsa-formação”.
Para o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), é um absurdo que os médicos estrangeiros que vêm para o Brasil não sejam reavaliados. Caiado afirma que a exigência de uma revalidação do diploma seria um ato de respeito aos cidadãos e aos pacientes que, segundo ele, necessitam qualificação na área da saúde.
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) ressalta que os profissionais que participam do programa são bem formados, fiscalizados pelo Ministério da Saúde e acompanhados por tutores vinculados a universidades. De acordo com o senador, o projeto tem enorme alcance social e é aprovado por 90% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Esse programa hoje é parte fundamental da vida de milhões e milhões de brasileiros – disse.
Carência
Na exposição de motivos da MP, o governo alegava que diagnóstico realizado na época da criação do programa apontava escassez de médicos no país, prejudicando principalmente as áreas e as populações mais pobres.
O Mais Médicos conta atualmente com cerca de 13 mil profissionais estrangeiros devido à baixa procura pelos médicos formados no Brasil.
A lei que criou o programa prevê a necessidade de exame de revalidação do diploma para o médico estrangeiro poder atuar no Brasil fora do programa. A prorrogação da autorização para exercer medicina no âmbito do Mais Médicos evitará que o profissional deixe o programa para atuar em regiões onde há menos carência se ele optar pelo exame de revalidação do diploma.
Reivindicação
Ainda na exposição dos motivos, o governo afirmou que a prorrogação do prazo de atuação dos médicos foi pedida pela Frente Nacional de Prefeitos, pela Associação Brasileira de Municípios e pelo Conselho Nacional de Saúde, que estariam preocupados com a descontinuidade dos serviços prestados pelos médicos.
Criado em 2013, o Mais Médicos conta com 18.240 médicos, que atuam em 4.058 municípios e 34 postos de saúde voltados para a população indígena, nos distritos sanitários especiais indígenas.
Com informações da Agência Câmara
REVALIDA: Exame de revalidação de diplomas médicos tem baixa abstenção
A aplicação da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) aconteceu neste domingo em 10 capitais com pequena abstenção sem intercorrências graves. Pela manhã, apenas 5,64% dos 6.521 candidatos previstos faltaram à prova objetiva. No período da tarde, quando os participantes responderam questões discursivas, esse percentual cresceu um pouco, para 6,08%, permanecendo, contudo, ainda bastante baixo.
Um total de 7.183 pessoas realizou a pré-inscrição no Revalida 2016 e pagou as respectivas taxas. Porém, apenas 6.271 tiveram suas inscrições homologadas, já que o restante não apresentou, no ato da inscrição, toda a documentação exigida no Edital. Na sequência, 250, conseguiram liminares na justiça para participar da aplicação das provas, totalizando assim 6.571 candidatos inscritos autorizados a participar do Exame. As provas foram aplicadas em Rio Branco (AC), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).
Nesta primeira fase, por nacionalidade, os países que apresentaram o maior número de inscritos foram Brasil (46,32%), Cuba (24,70%), Bolívia (14,37%), Colômbia (3,55%), Peru (2,52%), Venezuela (2,13%) e Argentina (1,13%). Quanto à origem do diploma, a Bolívia lidera mais uma edição deste exame, com 44,97% dos inscritos de diferentes nacionalidades. Em seguida, vêm Cuba (32,54%), Paraguai (8,38%), Colômbia (3,33%), Argentina (2,77%) e Venezuela (2,72%).
Aprovação na primeira etapa – Serão considerados aprovados na primeira etapa os participantes que alcançarem, no mínimo, 77 de 150 pontos (contagem correspondente à soma dos pontos obtidos nas provas objetiva e discursiva). A divulgação dos resultados está prevista para 14 de outubro.
A segunda fase será realizada nas datas prováveis de 12 e 13 de novembro de 2016, em local a ser divulgado. O candidato deverá passar por uma avaliação prática de habilidades clínicas, com tarefas específicas distribuídas em dez estações de trabalho. O resultado desta etapa será na data provável de 26 de dezembro.
Revalida – Para atuar como médico no Brasil, o profissional formado em instituições de educação superior estrangeiras precisa revalidar o diploma. O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) foi criado para simplificar este processo. Sua implementação está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
INEP: Assessoria de Comunicação Social
segunda-feira, 12 de setembro de 2016
REVALIDA: Irresponsabilidade do INEP causa confusão em prova que revalida diploma de médico na UFMS e acaba na delegacia
Pelo menos 15 médicos ficaram de fora do exame Revalida, obrigatório para que os formandos em medicina no exterior possam exercer a profissão no Brasil, que será realizado durante todo o domingo (11) na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).
A confusão gerada por uma mudança no bloco onde seria aplicada a prova, foi uma irresponsabilidade do INEP, órgão responsável pelo exame, afirmam os médicos.
"Nós ficamos muito chateados porque chegamos em Campo Grande ontem e já viemos até a UFMS para conferir o local e estava tudo certo. Hoje chegamos uma hora mais cedo e, faltando 15 minutos para o horário, chegou um guarda avisando que seria em outro bloco", relata Miriam Galdino de Paula, 47 anos.
"Corremos para o lugar novo e quando chegamos eles ainda estavam fechando os portões, mas não deixaram a gente entrar e daria tempo", completa a médica, que veio de Alto Araguaia/MT para revalidar o diploma que obteve ao estudar Medicina no Paraguai.
Os candidatos barrados ainda tentaram falar com o INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituto responsável pelo Revalida. "Nós procuramos os representantes do INEP e os seguranças, mas todos disseram que não estavam autorizados a instruir sobre o que tinha acontecido", conta Priscilla Totti, 27 anos.
Revoltados, o grupo reuniu 13 pessoas - segundo eles, mais candidatos ficaram de fora - e se dirigiu à DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Piratininga para registrar o caso.
Ao chegar lá, segundo Miriam, foram informados de que a delegacia não era especializada nesse tipo de caso e não foi aberto o boletim de ocorrência. O grupo foi ainda instruído a contratar um advogado e entrar com representação contra a UFMS.
A etapa da manhã do Revalida é reservada para questões de múltipla escolha, e o grupo ainda retornará à Cidade Universitária para tentar realizar a segunda etapa, que também dura quatro horas e apresentará questões discursivas, mesmo com parte da nota já perdida.
Essa é a primeira etapa do Revalida, que reúne 7 mil inscritos em todo o país e vale tanto para brasileiros quanto para estrangeiros que se formaram fora do país. Os candidatos passarão ainda por provas práticas em novembro. O teste é obrigatório para que diplomados no exterior possam exercer a medicina no Brasil.
A UFMS foi procurada pela reportagem, mas afirmou que toda a responsabilidade pela realização fica à cargo do INEP e, portanto, não sabe informar sobre mudanças no local. Já o INEP informou que está verificando o ocorrido.
FONTE: campograndenews
OPINIÃO:
UM ABSURDO, MUDA-SE OS GOVERNANTES DO PAÍS MAS O IRRESPONSÁVEIS DOS FUNCIONÁRIOS DO INEP SEMPRE DÃO UM JEITO DE PREJUDICAR ALGUÉM!
NÃO CONSEGUEM NEM MARCAR UM EXAME COM 3 MESES DE ANTECEDÊNCIA E AINDA RESOLVEM MUDAR O LOCAL DO EXAME NO DIA DA PROVA.
E AGORA, O QUE SERÁ RESOLVIDO QUANTO AOS MÉDICOS QUE PERDERAM O EXAME QUE SÓ É APLICADO 1 VEZ POR ANO?
E OS CUSTOS DESSES MÉDICOS PARA REALIZAR O EXAME?
Esperar mais 1 ano para realizar outro EXAME?
TOTAL FALTA DE COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE!
Assinar:
Postagens (Atom)