sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MEDICINA: Médicos se preparam para enfrentar governo federal



A categoria médica está se preparando para enfrentar a segunda administração da presidente Dilma Rousseff. Os médicos e o governo federal estão se estranhando desde 2013, quando Dilma sancionou a lei que regulamenta a profissão impedindo a categoria de deter a prerrogativa única do diagnóstico. O lançamento do programa Mais Médicos, que trouxe profissionais cubanos para atuar em áreas deficitárias de atendimento, também foi um dos fatores que contribuiu para o acirramento das tensões. Agora, as entidades do setor avaliam que estão mais fortalecidas politicamente. 

Estimam ter 49 deputados aliados às causas da categoria na Câmara e esperam conseguir pressionar a presidente. O primeiro ponto de enfrentamento com o Executivo deve ser o Mais Especialidades, programa prometido por Dilma durante a campanha como complemento ao Mais Médicos. Os médicos defendem que a convocação para o programa seja via concurso público, que os profissionais recebam o piso definido pela federação da categoria e a exigência de revalidação de diploma para médicos estrangeiros. Até agora, não receberam nenhum aceno do governo federal para conversar.

FONTE: TERESA PEROSA(REVISTA ÉPOCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.