quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EXAME DO CREMESP: Participantes erram respostas de situações comuns



Questões que tiveram baixa proporção de acertos podem revelar a falta de conhecimento dos participantes na solução de eventos frequentes no cotidiano da prática médica. Muitos daqueles que participaram do Exame do Cremesp de 2013 demonstraram desconhecer o diagnóstico ou tratamento adequado de situações comuns e problemas de saúde frequentes, como pneumonia, tuberculose, hipertensão, atendimento em pronto-socorro, dentre outros. Reprovação chega a quase 60% dos recém-formados em Medicina no Estado.



1) 71% erraram qual é o ganho ponderal (em kg); crescimento de perímetro encefálico e de comprimento (ambos em cm) esperados em criança no primeiro e no segundo ano de vida: primeiro ano (7 kg; 12 cm. e 25 a 30 cm) e segundo ano (2,5 Kg; 2cm e 10 a 12 cm).

2) 67% erraram, no atendimento a menino de 8 anos, qual é o agente causador de tosse gradualmente progressiva num período de duas semanas: Mycoplasma pneumoniae.

3) 68% erraram o fato de que a bronquiolite tem seu pico de incidência em crianças entre 3 e 6 meses de idade.

4) 67% não souberam afirmar que o grau de redução da pressão arterial é o principal fator determinante na diminuição do risco cardiovascular em paciente hipertenso.


5) 66% erraram, em relação a miomas uterinos, que mulheres afrodescendentes apresentam maior incidência e manifestação clínica mais precoce do que brancas.

6) 64% erraram o sintoma respiratório que define paciente com suspeita de tuberculose: tosse por tempo igual ou superior a três semanas.

7) 57% erraram a conduta mais adequada em caso de homem de 71 anos que procura o pronto-socorro, com instabilidade hemodinâmica, com antecedente de arritmia cardíaca (Fibrilação Atrial) crônica e, ao exame físico, apresenta distensão e dor abdominal, entre outros dados fornecidos na questão da prova. Conduta: laparotomia exploradora.

8) 40% erraram a conduta inicial adequada no caso de adulto que apresenta quadro de pneumonia: iniciar tratamento com ceftriaxona e clindamicina.

9)35% erraram procedimento necessário em atendimento a jovem motociclista acidentado grave (conforme complicações detalhadas na questão) que deu entra da em hospital de pequeno porte, sem centro cirúrgico: reavaliar rapidamente, transfundir sangue e fazer a transferência.

FONTE: CREMESP

              Um comentário:

              Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.