segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL




REVALIDA (Medicina) - 2013 Resultado Final


>>>>> Clique Aqui e Confira a Lista dos Aprovados<<<<<

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (23) a lista dos 109 aprovados da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), que permite ao médico formado no exterior tornar válido o diploma para exercício da profissão no Brasil.

Segundo o Inep, a aprovação da segunda etapa corresponde a 94,78% dos inscritos nas provas realizadas neste mês e mediram habilidades clínicas. Em 2013, segundo o instituto, o exame teve a adesão de 37 universidades públicas.


Ainda de acordo com o Inep, dos 109 médicos aprovados na segunda fase do exame, 50 são brasileiros. Outros 22 profissionais aprovados são bolivianos e seis, colombianos. Os demais são de outros países

FONTE: INEP

Brasileiro pretende revolucionar a medicina com invenção que deve aposentar os termômetros


Marc Abreu, que é médico e físico, conseguiu desenvolver uma técnica que permite medir a temperatura do corpo captando o calor diretamente do cérebro.
Há mais de três séculos, o homem utiliza o termômetro ou ferramentas similares para medir a temperatura e principalmente conseguir diagnosticar uma febre. Entretanto uma invenção criada por um brasileiro pretende revolucionar a medicina ao usar uma nova tecnologia que permite 100% de precisão nas variações de temperatura.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Residência Médica: Governo anuncia aumento no número de vagas para residencias médicas em todo o país, já para o CFM aumento de vagas pode afetar futura formação


 O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota nesta terça-feira (17) com críticas à intenção do Governo de aumentar o número de vagas de Residência Médica no país. Apesar de ser uma luta histórica das entidades médicas, o CFM teme que a medida não tenha o lastro necessário para garantir a boa formação dos futuros especialistas.

De acordo com a entidade, o Governo deve estar atento para assegurar que critérios mínimos de infraestrutura e de corpo docente sejam oferecidos aos residentes. “Sem isso, o processo de ensino não se concluirá, devolvendo à sociedade um profissional sem a qualificação esperada, comprometendo o atendimento dos pacientes”, afirma a entidade.

Outra preocupação do Conselho Federal de Medicina é que a decisão do Governo seja uma tentativa de “mascarar a crise nos hospitais gerais e prontos-socorros, como denunciado pela imprensa”. No documento, endereçado à sociedade, a entidade chama atenção para o risco real de prejudicar a formação dos futuros especialistas e não resolver o cenário de caos instalado, com medidas deste tipo. Para o CFM, a crise das emergências passa, principalmente, por aumento de investimentos e melhor gestão.

  

NOTA À SOCIEDADE
 CFM alerta para a qualidade da residência médica


UFF: Prova de Revalidação Médica



Prezado candidato,

Informamos que foram definidas as novas datas de aplicação das provas que constituem o processo de revalidação de diplomas de graduação em Medicina, que passará a ter o seguinte cronograma:

Prova teórica:  26/01/2014

LOCAL: UFASA BLOCO A, Avenida Visconde do Rio Branco s/nº - Bloco A, Campus do Gragoatá , São Domingos - Niterói RJ

Divulgação do gabarito da prova teórica: 26/01/2014


Divulgação da lista de aprovados na prova teórica: 13/03/2014


Prova discursiva: 23/03/2014
UFASA BLOCO A, Avenida Visconde do Rio Branco s/nº - Bloco A - Campus do Gragoatá São Domingos - Niterói RJ

Divulgação do resultado da prova discursiva: 16/04/2014

Divulgação do cronograma da Prova Prática: 19/05/2014

Agradecemos a compreensão.
Atenciosamente, uff

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Aécio Neves lança agenda tucana para eleição 2014 e defende o programa Mais Médicos



Ao lançar um documento com 12 pontos considerados fundamentais para o Brasil mudar e que irão nortear sua campanha à presidência em 2014, o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, inflamou a plateia ao dizer que vai manter o Programa Mais Médicos, criado pelo atual governo. O programa provocou grande polêmica nos meios de comunicação, mas, hoje, conta com larga aprovação popular.

“Claro que vamos permitir a permanência dos médicos. Queremos médicos se não tivermos médicos suficientes, mas receberão aqui os 10 mil reais”, disse o senador, referindo-se ao modelo de remuneração atual, em que os recursos são repassados pelo governo brasileiro a Havana e, depois, pagos aos médicos. “Não financiaremos uma ditadura através de um projeto de saúde”, disse Aécio, no momento em que foi mais aplaudido por seus aliados.

A justificativa dada por Aécio é que não irá "financiar uma ditadura com um programa de saúde".

O problema é que a proposta tornaria o Mais Médicos praticamente inviável, uma vez que o sistema cubano não permite que os médicos exportados sejam remunerados diretamente por quem os contrata.

O programa sempre foi alvo de muitas discussões entre políticos e meios de comunicação, hoje conta com grande aprovação popular.

FONTE: EXTRA, GLOBO, FOLHA DE SP

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Estudantes brasileiros deixam a Bolívia e buscam melhores opções na Argentina e Paraguai

Como de costume sempre abro espaço no blog para reportagens de interesses a estudantes brasileiros de medicina que migram para outros países em busca do grande sonho de ser médico.
A reportagem foi enviada por estudantes de medicina que estão na Bolívia, Argentina e Paraguai. Foi enviada para nossa página de REVALIDAÇÃO MÉDICA no facebook e tem como intuito apenas informar.

Em 2013 principalmente no segundo semestre notou-se um grande movimento de estudantes brasileiros de medicina na Bolívia deixando o país rumo a Argentina e Paraguai, segundo os estudantes existem 3 grandes motivos para esses destinos. Demora na tramitação de documentos, relação da Bolívia com o Brasil no programa mais médicos e a violência. 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

Os assuntos mais comentados em nosso blog:



1. REVALIDA:  Somente 9,72% dos inscritos no processo de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras foram aprovados na primeira etapa do Revalida em 2013, o equivalente a 155 candidatos foram aprovados para a segunda fase do exame. Foi o segundo pior desempenho ficando na frente apenas do projeto piloto, o projeto piloto foi a primeira prova do revalida realizada em 2010 onde apenas 2 candidatos foram aprovados. O próprio ministro da saúde em uma entrevista relatou que a prova de revalidação (revalida) é para médicos especialistas e não para médicos clínicos gerais. A grande pergunta é se o país precisa de médicos por que o governo não olha com mais carinho para o REVALIDA, por que não realizar a prova 2 vezes por ano, por que não avaliar os interesses das pessoas que elaboram questões para a prova, por que não colocar um departamento onde fiscalizaria os documentos tornando-os menos burocráticos e ao mesmo tempo mais difícil para falsificação de documentos, por que não fazer uma prova no qual o nível de exigência seja o mesmo de provas de graduações de estudantes do 6 ano de medicina no Brasil? Enfim, na minha opinião o governo diz estar preocupado com o baixo número de médicos trazendo médicos de Cuba mas não mostra nenhum interesse no REVALIDA! 

CNE: Conselho vai propor mudanças para revalidação de diplomas estrangeiros, medicina não sofreria praticamente nenhuma mudança.

Proposta do Conselho Nacional de Educação visa acelerar processo.



Os processos de revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil poderão ficar mais rápidos e mais simplificados. No que depender do Conselho Nacional de Educação, as regras serão ajustadas até o primeiro semestre do ano que vem e vão facilitar a vida de quem estudou fora do Brasil e deseja trabalhar aqui. A ressalva, no entanto, é que os critérios não serão flexibilizados. Os processos apenas ganharão prazos e um banco de dados para facilitar as avaliações das universidades.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

REVALIDA (Medicina) - 2013 Recurso do resultado preliminar da Prova de Habilidades Clínicas

REVALIDA (Medicina) - 2013
Recurso do resultado preliminar da Prova de Habilidades Clínicas



Atenção candidatos!

Para solicitar recurso do resultado preliminar da prova de Habilidades Clínicas , efetue o login no sistema acessando Acompanhe sua Inscrição e na coluna de ações da sua inscrição clique no botão "Solicitar recurso Prova de Habilidades Clínicas".

O sistema estará disponível para interpor recurso das 9 horas do dia 10 de dezembro de 2013 até às 17:59 horas do dia 11 de dezembro de 2013.

FONTE: INEP

Vaga em curso de medicina é vendida por R$ 90 mil pela internet

Anúncio foi encontrado após prisão de envolvidos em fraude no vestibular de 11 instituições do Rio e MG. Esquema continua em outros estados.

A Justiça bloqueou os bens dos 21 suspeitos de vender vagas e provas dos cursos de medicina de faculdades do Rio e de Minas Gerais. A repórter Liliana Junger descobriu que esse esquema funciona também em outros estados.
As imagens feitas pelos investigadores mostram encontros em locais públicos entre integrantes da quadrilha e os interessados em comprar uma vaga no curso de medicina. Para entrar na faculdade, os valores eram altos: “Os R$ 130 mil que nós combinamos”, diz um golpista.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

REVALIDA 2013: O resultado já está disponível para os candidatos


clique no link e em sua inscrição: 

MEDICINA: Aprovados por fraude em medicina também pagavam para passar de ano. Escutas revelam esquema de venda de vagas em MG e no Rio


Quadrilha presa usava celulares de plástico e contava com hackers.
Escutas telefônicas feitas pela polícia com autorização da Justiça revelam como funcionava o esquema criminoso que fraudava vestibulares em 11 instituições de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Na terça-feira (3), estudantes, médicos e empresários foram presos na operação "Hemóstase". 

De acordo com a investigação, depois de entrar na universidade, os estudantes também usavam os serviços da mesma quadrilha para conseguir passar de ano.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MEDICINA: Suspeitos de fraude em vestibular são presos em Itaperuna, no RJ


Nesta terça-feira (3), sete pessoas foram presas no estado do Rio de Janeiro suspeitas de participação em um esquema que fraudava vestibulares de medicina em Minas Gerais e no interior fluminense. Duas delas foram detidas em  Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, outras 14 pessoas foram presas no estado de Minas Gerais. Os envolvidos cobravam de R$ 30 mil a R$ 140 mil para fornecer os gabaritos das provas. O pagamento só era realizado após a aprovação no vestibular. 

Cerca de 11 faculdades particulares estão sendo tratadas, a princípio, como vítimas, mas a polícia também in vestiga a possibilidade de algum envolvimento no caso. Entre as instituições que tiveram seu vestibular fraudado está a Universidade do Iguaçu (Unig), de Itaperuna.

O reitor da Unig, prof. André Nascimento Monteiro, informou, por meio de nota, que a fraude aconteceu a mercê da instituição e que a universidade está sendo tratada como vítima nas investigações. Ainda de acordo com o reitor, o aparato tecnológico apreendido demonstra uma ação externa por parte da quadrilha.

FONTE: GLOBO.COM

Aberto as inscrições 02 a 06/12/2013- para a III Etapa do Processo de Revalidação de Diploma de Médico 2013





III Etapa (Opcional): Inscrição para 05 (cinco) vagas ao Estágio Regulamentar de Revalidação de Diploma, de caráter unicamente classificatório, para os candidatos que não obtiverem, na II Etapa, nota suficiente para a equivalência curricular.

FONTE: UFMT

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Presa quadrilha que vendia vagas em cursos de medicina em Minas e no Rio

Grupo oferecia informações privilegiadas sobre as provas para ingresso em cursos de graduação nos dois estados. Agentes tentam prender 21 suspeitos



Pelos menos 21 pessoas foram presas pela Polícia Civil de Minas Gerais na manhã desta terça-feira, em operação contra uma quadrilha que vendia vagas em cursos de medicina de faculdades particulares em Minas e Rio de Janeiro. O grupo oferecia informações privilegiadas sobre as provas para ingresso na graduação.

Segundo a polícia, a quadrilha movimentava milhões de reais. A partir de investigações iniciadas há oito meses, os policias conseguiram na Justiça a expedição de 21 mandados prisão e outros 32 de busca e apreensão.

Segundo o superintendente de Investigações e Polícia Judiciária, Jeferson Botelho, os presos na operação poderão responder por crimes como Associação Criminosa, Fraude de Certames de Interesse Público, Estelionato, Falsificação de Documentos Públicos e de Documentos Particulares, Falsidade Ideológica, Falsa Identidade e Lavagem de Dinheiro.

A operação foi denominada "Hemostase" em referência ao conjunto de procedimentos cirúrgicos para estancar uma hemorragia. No total, 180 policiais foram deslocados para 17 cidades mineiras e fluminenses.

(Com Estadão Conteúdo)