quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pesquisa mostra crescimento de aprovação dos brasileiros que apoiam o programa Mais Médicos



Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta quinta-feira (7) mostra que subiu de 73,9% para 84,3% o percentual das pessoas que apoiam o programa Mais Médicos, que permite a vinda de médicos estrangeiros para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa foi lançado pelo governo federal em julho e que pretende atrair médicos para atuar nas periferias e no interior do Brasil.

Ao responderem a pergunta "O (a) sr (a) apoia o programa "Mais Médicos?", 84,3% afirmaram que "sim" e 12,8% disseram que "não". Dos ouvidos, 2,9% não sabem ou não responderam.

A vinda de médicos estrangeiros é polêmica e criticada pelas entidades de médicos porque permite que profissionais que se formaram no exterior atuem no Brasil sem a necessidade de fazer o exame de revalidação do diploma, o Revalida, que permitiria ao médico atuar tanto no setor público quanto no setor privado.
No Mais Médicos, o governo concede uma autorização para que o estrangeiro só atue em um local específico e por tempo determinado. Segundo o Ministério da Saúde, isso possibilita que os médicos não troquem os locais mais carentes por outras regiões.

Para 66,8% dos entrevistados, os estrangeiros estão capacitados para atender a população brasileira. Outros 21,5% consideram que esses profissionais não estão capacitados. Dos ouvidos, 11,7% não sabem ou não responderam.

FONTE: BEM ESTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.