quinta-feira, 17 de outubro de 2013

REVALIDA: Informação sobre a prova do revalida no Brasil



Bem pessoal, recebo vários emails e mensagens perguntando sobre a aplicação da prova de revalidação aos médicos com diplomas estrangeiros o REVALIDA, se é feito realmente por estudantes no Brasil pelos conselhos regionais ou federal de medicina, se os índices de aprovados é melhor que o índice de aprovados de estrangeiros, resolvi postar aqui no blog porque pela quantidade de email e mensagens seria um pouco difícil responder a todos.
  • O REVALIDA é aplicado somente a médicos com diplomas estrangeiros, NUNCA foi aplicado no Brasil pelo CFM ou CRM de nenhum estado.
  • Este ano o governo tentou aplicar o REVALIDA para estudantes do 6 ano de medicina de universidades brasileiras, o que NÃO  aconteceu devido ao número insuficiente de estudantes inscritos, ou seja, os formandos do sexto ano de medicina no Brasil se recusaram a realizar a prova mesmo com uma ajuda do governo federal de R$ 400,00 para cada estudante brasileiro que realizasse a prova. (divulgado pelo INEP)
  • Existem vários boatos sobre a aplicação do revalida feito por universidades no Brasil, algumas universidades no Brasil "dizem" ter aplicado a prova do REVALIDA para seus estudantes do 6 ano de medicina com índices de aprovação de 90% em 2011 e 80% ou 70% em 2012, não se sabe como foi realizada a prova e nem se realmente foi aplicada a prova, mas com estes índices de aprovados não precisa ser muito inteligente para saber que é mentira ou apenas boatos, lembrando que se realmente foi aplicada, as provas e os gabaritos do REVALIDA estão disponíveis na internet na página do INEP que é responsável pela aplicação da prova, portanto a aplicação da prova teria que ser antes da divulgação dos gabaritos com supervisão do INEP e com as mesmas condições aplicadas aos médicos com diplomas estrangeiros e ainda teria que incluir a prova prática.
  • O CREMESP (conselho regional de medicina do estado de São Paulo) aplicou uma prova ano passado (2012 e 2011) onde o índice de aprovados ficou em torno de 55%, não confundir essa prova aplicada pelo CREMESP com a prova do REVALIDA. Existem pontos fundamentais e diferentes entre as provas como: Mesmo sendo reprovado na prova do CREMESP o formando de medicina poderá trabalhar como médico e poderá registrar no CREMESP (CRM). O que psicologicamente já é um fator importante (o candidato não tem a pressão de não conseguir o CRM). Outro fator importante é, não existe prova prática no exame do CREMESP. 
  • Meu desejo e de todos os médicos com diplomas estrangeiros é que a prova fosse aplicada para todos os formandos de medicina,  estrangeiros e brasileiros. Uma prova única aplicada no mesmo dia, sobre as mesmas condições. A não aplicação dessa prova a torna injusta por não sabermos o nível geral de todas as universidades brasileiras em todos os estados, ou seja, uma média, um parâmetro, um nivelamento (não confundir com "facilitação"). 
  • Estou apenas esclarecendo alguns pontos para que todos antes de divulgar alguma reportagem possa saber pelo menos se é verdade ou boato. Ou ainda se teve legalidade perante alguma instituição responsável pela aplicação de provas como o INEP por exemplo. 
Fonte: Revalidação Médica (http://doctormedmac.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.