segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MAIS MÉDICOS: Datafolha aponta que 54% apoiam vinda de médicos estrangeiros

Em junho, índice era de 47%, informa a 'Folha de S.Paulo'.

Desaprovação da contratação de estrangeiros caiu de 48% para 40%.


Levantamento feito pelo Datafolha com 2.615 entrevistados em 160 cidades do país aponta que 54% são favoráveis à vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no país, conforme previsto no programa  Mais Médicos, do governo federal.

Em junho, levantamento similar indicava que a aprovação era de 47%. Naquele mês, 48% das pessoas consultadas se disseram contrárias à vinda dos estrangeiros. Esse porcentual caiu para 40% na enquete mais recente. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

O perfil de quem apoia a vinda de médicos estrangeiros é preponderantemente de homens (59%), com ensino fundamental (54%), e que simpatizam com o PT (62%), além de avaliarem bem o governo federal (63%).
A maioria das pessoas favoráveis (60%) vive na Região Nordeste, principalmente em cidades que têm entre 50 mil e 200 mil habitantes (60%), informa a “Folha”.

A maior desaprovação da iniciativa do governo está entre pessoas com ensino superior (52%), que consideram ruim ou péssima a gestão de Dilma Rousseff na presidência (52%) e moram em cidades grandes com mais de 500 mil habitantes (46%).

Mais Médicos

O Ministério da Saúde informou neste sábado (10) que 715 médicos formados no exterior foram selecionados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do programa Mais Médicos, que visa ampliar o número de profissionais em municípios do interior e na periferia das grandes cidades.
Eles poderão atuar no Brasil sem fazer o exame de revalidação do diploma de medicina, o Revalida, mas terão autorização para trabalhar especificamente na rede pública e em unidades específicas.

Dos 715 escolhidos, 194 são brasileiros que estudaram fora do Brasil e 521 são estrangeiros. No total, foram selecionados  candidatos com registro de 50 diferentes países. Eles foram designados para atuar em 268 municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.