Médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e brasileiros que tenham obtido o diploma de médico no exterior, hoje é o último dia para fazer a inscrição no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013. Este ano, o Revalida será realizado em 25 de agosto próximo, em dez capitais brasileiras, quatro a mais em relação ao ano passado — Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
De acordo com o edital, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira etapa do exame. A segunda etapa deve ser realizada em Brasília.
A primeira fase é composta de 110 questões de múltipla escolha e por cinco discursivas. Na segunda etapa serão avaliadas as habilidades clínicas — os participantes simulam situações reais de atendimento médico.
Para fazer a inscrição, o participante precisa preencher requisitos exigidos pelo Revalida. Além de ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, deve ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, o candidato aprovado deve apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.
A inscrição deve ser feita on-line, na página do REVALIDA na internet , até as 23h59 do dia 30, pelo horário oficial de Brasília.
O EDITAL do Inep nº 1, com as regras da Revalida de 2013, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15, seção 3, páginas 67 e 68.
FONTE: INEP
Olá,
ResponderExcluirVocê saberia me informar se para fazer a revalidação é necessário apresentar o programa de cada materia que cursei na minha universidade argentina? Necessito ter essa informação para saber se vale a pena solicitar os programas junto a minha universidade antes de voltar ao Brasil, pois o valor cobrado pelos mesmos é de quase 3 mil reais por minha universidade e não gostaria de gastar tanto em documentos que podem ser supérfluos para a participação no revalida e nos processos de revalidação junto às universidades do MT, UFF etc.
Obrigada pela atenção e parabéns pelo site!
Para o REVALIDA não é necessário!
ExcluirPorém algumas universidades que também fazem o processo pode pedir o programa, eu particularmente recomendo que você tire os documentos, caso você consiga ficar entre os 5 primeiros que não conseguiram aprovar por exemplo na UFMG e UFMT você conseguiria fazer complementação, nesse caso precisaria dos programas de cada matéria!
Obrigada pela informação! Jamais saberia isso de ficar entre 5 primeiros a não aprovarem, ou ficaria sabendo no último minuto com certeza...Então agradeço novamente :)
ResponderExcluir