domingo, 9 de junho de 2013

Conselho federal de medicina preocupado com médicos formados no exterior enquanto estudantes de medicina encerram greve e pedem fechamento de curso Movimento de alunos da UFSCar, em São Carlos (SP), durou 82 dias.

Estudantes de medicina da UFSCar fazem protesto de luto em São Carlos (Foto: Ely Venâncio/EPTV)



Após 82 dias de greve, estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) anunciaram nesta quinta-feira (6) o fim da paralisação e fizeram um pedido de fechamento do curso devido à falta de estrutura. A decisão pelo fim do movimento foi definida em assembleia na terça-feira (4) e um documento deve ser entregue à reitoria cobrando providências. Agreve teve início devido à falta de médicos preceptores, para orientação dos alunos nos postos de saúde. A assessoria de imprensa da UFSCar informou que nenhuma declaração oficial foi entregue e que a universidade não vai se pronunciar.


A paralisação foi finalizada mesmo sem a contratação dos preceptores, prevista em concurso criado pela Prefeitura. Os alunos reclamam da falta de incentivo dado aos médicos para se inscreverem. “Só três interessados se cadastraram no concurso porque o que é pago não é atrativo”, afirmou a estudante Paula Tiemi Fujioka, uma das integrantes do movimento. O concurso foi lançado após aprovação de uma lei.
Segundo nota enviada pelos estudantes do 1º ao 4º ano, as condições do contrato deixam a desejar. “São precárias e vexatórias e o resultado é que quase nenhum médico da cidade de São Carlos aceita ser preceptor do curso de medicina da UFSCar porque esse emprego lhes paga aproximadamente R$ 19 com os descontos”, manifestaram-se os alunos. Procurada, a Prefeitura não comentou o assunto.
Outros problemas
No documento os alunos apresentam também outros problemas do curso. “Estamos hoje sem Hospital Escola, sem prédios e laboratórios, que estão atrasados há anos, numa política que não pode se dar ao luxo de planejar e garantir uma estrutura antes de abrir um curso”, dizem os estudantes.
“Diante de tudo isso e já que a universidade não oferece o que precisa, mesmo depois de duas reuniões em Brasília, esperamos que tenham definitivamente uma solução do problema ou que fechem o curso”, afirmou a estudante Paula, que está no 3º ano.
No documento que será entregue à reitoria, os estudantes dizem que não querem ser “coniventes com a negligência da formação de novos médicos no Brasil”. “Os alunos pedem que o curso seja fechado para evitar que outros estudantes entrem numa estrutura que não é compatível com o ensino da medicina”, afirmam.
Movimento
Em greve desde 15 de março, os alunos paralisaram todas as atividades no curso de medicina, já que 77% da carga horária eram tomadas por práticas profissionais que passavam por impasse entre a Prefeitura e a reitoria.

FONTE: GLOBO.COM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.