segunda-feira, 5 de maio de 2014

MEDICINA: Médico recém-formado diz não ter experiência para atender e chama PM. Ele disse que não poderia assumir plantão sozinho nos casos mais graves.



Médico afirmou que seria risco para si próprio e para pacientes.

Um médico recém-formado de 35 anos acionou a Polícia Militar (PM), na manhã deste domingo (4), sob a alegação de que não teria condições de atender aos pacientes em estado grave na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no bairro Ressaca, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ele disse que não poderia assumir o plantão sozinho e que os casos mais graves deveriam ser atendidos por um profissional mais experiente. Segundo o boletim de ocorrência da PM, o médico afirmou que a falta de experiência seria um risco para si próprio e para os pacientes. O médico teria abandonado o posto de saúde.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem informou que já tomou conhecimento do caso e também já providenciou o registro de um boletim de ocorrência por abandono do posto de trabalho.

Ainda segundo a secretaria, o médico recém-formado não estava sozinho na UPA, e que o profissional não teria observado que havia outros dois médicos que realizam o atendimento na ponta, e que já estavam no posto.

A nota informa também que, sobre os riscos para si e para os pacientes, é pressuposto aos médicos, registrados no Conselho Regional de Medicina, e que se candidatam para atuar em unidades de pronto-atendimento, que trabalhem com urgência e emergência.

Sobre o atendimento na unidade, a secretaria informa que ele continuou com os dois médicos que já estavam no posto. Por volta do meio-dia chegaram outras duas médicas para auxiliar no atendimento.

O médico foi desligado da rede municipal de saúde e o caso será encaminhado para o Conselho Regional de Medicina para as providências cabíveis.

O G1 não conseguiu localizar o médico.

FONTE: G1.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.