segunda-feira, 12 de maio de 2014

IMPORTANTE: Aprovado portaria que reconhece profissões entre países do mercosul, dentre elas está profissão de médico



O mercosul publicou uma resolução sobre o mercado comum entre países do mercosul, onde reconhece algumas profissões entre países dentre eles medicina. Resolução segue para regulamentação do Ministério da Saúde.

Abaixo segue o Resumo elaborado pela advogada Patrícia de Abreu:


"Foi aprovada em 02/05/14 a portaria 734 e 735, que aprova a resolução 07/2012 do Grupo de Mercado Comum do Mercosul onde se reconhece lista de profissões entre os Estados-parte. Dentre elas encontra-se a profissão de médico e suas especialidades descritas  nos anexos, que farão parte do acordo.

Ainda depende de regulamentação do Ministério da Saúde os requisitos para implementação ao direito de se reconhecer tal profissão decorrente da formação dos países signatários do Mercosul."

Segue o link da publicação feita pelo diário oficial da união, páginas 36, 37 e 38: >>> CLIQUE AQUI<<<

Estamos a disposição.

Att,



8 comentários:

  1. para Bolivia nada como é isso somos tambem mercosul

    ResponderExcluir
  2. Bolívia não entra, pq e um membro observador, portanto não participa . Uruguai, argentina, Venezuela e pode ser q no futuro Paraguai

    ResponderExcluir
  3. No meu entendimento bolivia entra sim pois faz parte do mercosul, só que as resoluções são feitas pelo uruguai, brasil e argentina, mas sua resoluções servem para todos os paises que fazem parte do mercosul e a bolivia faz parte do mercosul, e não vai mais precisar de revalida não, os profissionais nawuelas áreas citadas lá na portaria 734 e 735 poderão exercer suas profissões em todos os paises que fazem parte do mercosul

    ResponderExcluir
  4. Nao acredito mto q o revalida ira acabar, pq se acabar nao vai haver faculdade d medicina de 5mil reias no brasil mais...

    ResponderExcluir
  5. Simone Farias:
    O Diário Oficial é bem explícito: Os países integrantes são Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. O que vale é o que está escrito no DOU.
    Entrei em contato com o Ministério da Saúde hoje, por meio do telefone (61) 3315-2425. Depois de ficarem me transferindo para diversos atendentes, falei com um tal de Sidnei (dpto. jurídico) que me explicou que esse projeto, tem por finalidade cadastrar os profissionais da saúde dos 4 países membros do Mercosul, a fim de que todos adotem procedimentos semelhantes no atendimento à população.
    Isso significa a ideia é padronizar a medicina nesses países, de maneira com que o cidadão que viaje por exemplo, do Brasil para a Argentina, possa se consultar com um profissional devidamente cadastrado em um banco de dados comum, e que os procedimentos médicos e os medicamentos sejam seja encontrado nos 4 países. Num futuro, vc poderá usar a receita de um médico Uruguaio para comprar um medicamento no Brasil, por exemplo. Por isso, houve a necessidade de que os países membros reconhecessem quais especialidades médicas serão válidas. A Argentina por exemplo, oferece residencia médica em imunologia. Mas essa especialização não é reconhecida pela Resolução nº 07/2012.
    Ele me explicou também que o processo de revalidação de diplomas de medicina no Brasil, possui normas bem estabelecidas e que dificilmente mudarão. Revalidação automática, nem pensar (ele usou esse termo mesmo). Uruguai, Paraguai e Argentina, também mantém processos próprios de revalidação de diplomas. Cada país tem um processo diferente e os acordos firmados no Mercosul não afetam esses processos.
    Assim sendo, melhor não se iludir com esse tipo de informação. O negócio é estudar pro REVALIDA.

    ResponderExcluir
  6. Galera é isso mesmo, somente regulamentou os nomes das profissões, o REVALIDA ainda continua, todos vão ter que prestar o exame. Liguem no ministério da saúde no setor de CGP 61.3315.7892. Fiquem espertos não se deixem enganar

    ResponderExcluir
  7. Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão e se tornará membro efetivo quando entrar em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul. 

    Estados associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

    Estado observador: México

    ResponderExcluir
  8. E OS CUBANOS MÉDICOS QUE ESTÃO TRABALHANDO NO BRASIL, FIZERAM O REVALIDA?

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.