segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

INFORMAÇÃO: Carta de estudantes brasileiros enviada para nosso blog de Revalidação Médica

medicina sisu

Boa dia pessoal, recebi de alguns estudantes de medicina brasileiros que estão estudando na Bolívia e no Paraguai uma carta com algumas informações com intuito de alertar a respeito de uma matéria que publicamos no final do ano passado com o título de “Estudantes brasileiros deixam Bolívia e buscam melhores opções na Argentina e no Paraguai”.

A carta foi direcionada ao nosso blog de REVALIDAÇÃO MÉDICA (http://goo.gl/oGJ2gs) com a assinatura de doze (12) estudantes no qual preferiram não serem identificados e que passaram pela mesma experiência no Paraguai. 

Bem, todos os estudantes eram de universidades da Bolívia e foram atraídos ao Paraguai por terem recebido de universidades paraguaias ofertas no qual poderiam aproveitar todas as matérias cursadas na Bolívia e com um grande atrativo de não ter o exame de grado e nem a província, de acordo com os estudantes esses atrativos diminuiria em um ano e meio (mínimo) em relação a Bolívia no termino do curso. Tudo ocorreu muito bem até o momento de iniciar o internato no Paraguai, os estudantes relatam que no momento de iniciar o internato as universidades alegaram que apenas 50% de todo o curso poderia ser convalidado, ou seja, só poderia ser aproveitado matérias até o terceiro ano. Os estudantes relatam que procuraram pelos seus direitos e os advogados informaram que essa é uma lei no Paraguai e que não poderia ser descumprida. 

Todos os estudantes relatam que foram atraídos para universidades em reuniões ocorridas na cidade de Santa Cruz de La Sierra e que no momento dessas reuniões nenhum representante das universidades alegaram que poderiam ter problemas com a convalidação de mais de 50% das matérias cursadas na Bolívia. 

O intuito dessa carta é ALERTAR os estudantes que já cursam em universidades estrangeiras principalmente na Bolívia a tomarem cuidado com todas as promessas para não passarem por constrangimentos e principalmente perder dinheiro com mudanças de país sem conhecer as leis que regem esse país. O estudante RDS relata, “eu já estava no oitavo semestre e além de perder um ano que não convalidaram ainda teria que fazer novamente esse ano, o que me atrasaria em mais de dois anos, resolvi voltar para Bolívia e retomar os estudos, não estou criticando nenhuma universidade em particular só resolvi contar minha situação para alertar outros estudantes para que não passem pelo mesmo constrangimento que passei juntamente com minha esposa e mais 3 amigos. Até recomendo as universidades paraguaias que são muito boas, mas apenas para quem for começar do zero ou até o sexto semestre.” 

Nosso blog não conhece essa lei que permite o mínimo de 50% de aproveitamento das matérias cursadas em outras universidades, estamos apenas publicando a carta como fazemos sempre abrindo espaço a estudantes brasileiros que estudam em universidades estrangeiras com o intuito de informar, lembrando novamente que desconhecemos essa lei e resolvemos não citar os nomes dos estudantes nem das universidades já que não se trata de uma denúncia e sim um alerta para que todos tomem o conhecimento sobre o ocorrido. 

Uma dica importante que sempre dou em nosso blog é antes de começar um curso longo que é o de medicina devemos ir ao país e procurar se informar o máximo possível para não ser pego de surpresa por algum inconveniente. Converse com estudantes antigos isso pode ajudar muito a sanar dúvidas. 

6 comentários:

  1. EU FUI PRO PARAGUAY CONHECER A SITUACAO, NA CIDADE DE ASUNCION,AS FACULDADE DISSERAM QUE NAO CONVALIDARIAM TODAS AS MATERIAS, TANTO QUE UMA DAS UNIVERSIDADES QUE EU FUI QUIS CONVALIDAR SÓ 7 MATERIAS QUE TINHAMOS DO 1RO ATE O 7MO SEM...
    TODAS UNIVERSIDADES DE ASUNCION ME DISSERAM QUE SO CONVALIDARIAM ATÉ 50 % DA GRADE DELES SE AINDA AS MATERIAS QUE CURSAMOS BATER COM A MESMA CARGA HORARIA, OU SENDO QUE NO TOTAL CONVALIDARIAM MAXIMOUNS 2-3 SEMESTRES PARA QUEM ESTA NO 7MO...
    EU RECOMENDO PARA QUEM VAI INICIAR DESDE O INICIO, MAIS PARA QUEM VAI CONVALIDAR NAO RECOMENDO....
    AGORA, VAI QUEM QUISER!

    ResponderExcluir
  2. Tenho colegar que estao cursando o decimo semestre no paraguai e segundo elis tudo esta ocorrendo bem e que entram no internato agora em março ou abril. Todos eli terminaram o decimo na bolivia e que apenas estao fazendo algumas materias que nao tem na grade curicular do paraguai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vosotros no seas estudiante con esa gramática "linda" ...

      Excluir
    2. Estou no 9º período de medicina na UNITEPC, gostaria se for possível que vc me informasse quais universidades recebem alunos em conclusão do curso.

      Excluir
  3. No existe tal ley...mas muchas universidades figuran en su reglamento interno...depende de cada Universidad...actualmente hay mas 120 estudiantes brasileros que iniciaron sus estudios en la UMAX www.umax.edu.py; sin ningún inconveniente...
    https://www.facebook.com/umaux?ref=hl
    Gracias por el espacio

    ResponderExcluir
  4. Isso é ley interna de la faculdat e eles fica falando que é culpa de uma ley paraguaias, desculpas isso sim.....

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.