quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS: 'Informações ainda estão confusas', dizem profissionais do Mais Médicos

Brasileiros começaram o curso de capacitação da Prefeitura de BH.
Médicos reclamam do desencontro entre informações.

Natália Gouvêa e outros médicos participam do curso de capacitação da saúde municipal em BH (Foto: Luiza Andrade/ G1)

Os médicos que foram selecionados para participar do programa Mais Médicos, do governo federal, em Belo Horizonte, começaram nesta quarta-feira (4) o processo de orientação da Secretaria Municipal de Saúde. Até a próxima terça (10), os profissionais participarão de 40 horas de palestras e esclarecimentos sobre o programa e o sistema de saúde local. Até agora, porém, segundo os selecionados para o programa, as informações ainda estão bastante confusas.
Durante a reunião desta manhã, questionamentos foram feitos sobre contradições entre o termo de compromisso do Ministério da Saúde, único documento assinado até agora pelos médicos, e alguns pontos propostos pela prefeitura. Segundo Natália Gouvêa, 25, médica que foi selecionada pelo programa, enquanto o termo de compromisso do Ministério determina que o curso de especialização em Atenção Básica que será oferecido aos participantes é obrigatório, e deve ser concluído dentro da jornada semanal de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde afirma, por exemplo, que a especialização é opcional, e deve ser cursada fora da jornada semanal, que é de 40 horas de trabalho.

Para Natália, há uma falha na comunicação entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério da Saúde. “As informações ainda estão muito confusas. Eles ficam em um impasse. Não podem confirmar nem negar as informações porque não têm resposta do Ministério”, diz. A médica, que participou da reunião, contribuiu para o plenário com informações não oficiais que havia recebido de um representante do Ministério da Saúde. “Eles nos disseram que só será descontado do salário o INSS, mas imposto de renda, por exemplo, não”, explica.

Durante o encontro, a gerente de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Inez, explicou que, realmente, informações ainda estão desencontradas. “Já enviamos um e-mail oficial para o Ministério da Saúde pedindo alguns esclarecimentos, mas ainda não fomos respondidos”, declara.
Dentre os esclarecimentos que foram feitos na reunião, está a obrigatoriedade de cumprir as 40 horas semanais. Segundo a gerente de RH, os profissionais devem ser monitoradas a partir de um sistema de ponto e, se não cumprirem o que foi proposto pelo programa, podem ser desligados do Mais Médicos. Além disso, ela explica que nenhum médico da rede municipal será despedido ou substituído por um profissional do Mais Médicos.
Regionais

A alocação dos profissionais, ainda segundo a gerente de RH, foi definida a partir de critérios de necessidade baseados, principalmente, na instabilidade da permanência de profissionais em alguns pontos da cidade. “Algumas regionais têm casos mais frequentes de médicos que entram no sistema municipal de saúde e saem logo em seguida, ficando apenas poucos meses”, disse, durante a reunião. Por isso, segundo a gerente, os médicos do programa do governo federal serão encaminhados a essas regionais, onde é mais difícil manter profissionais.

Os médicos brasileiros serão distribuídos em sete das nove regionais da capital mineira e já devem começar o atendimento na semana que vem. Já os estrangeiros ou brasileiros com diplomas adquiridos no exterior devem se apresentar à prefeitura somente no próximo dia 16. Então, passarão pelo ciclo de palestras e esclarecimentos e, só depois, iniciarão o atendimento a pacientes na rede municipal de saúde.

FONTE: GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.