terça-feira, 30 de julho de 2013

Interessados hoje é o último dia para se inscrever no exame REVALIDA


Médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e brasileiros que tenham obtido o diploma de médico no exterior, hoje é o último dia para fazer a inscrição no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013. Este ano, o Revalida será realizado em 25 de agosto próximo, em dez capitais brasileiras, quatro a mais em relação ao ano passado — Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

De acordo com o edital, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira etapa do exame. A segunda etapa deve ser realizada em Brasília.
A primeira fase é composta de 110 questões de múltipla escolha e por cinco discursivas. Na segunda etapa serão avaliadas as habilidades clínicas — os participantes simulam situações reais de atendimento médico.

Para fazer a inscrição, o participante precisa preencher requisitos exigidos pelo Revalida. Além de ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, deve ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, o candidato aprovado deve apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.

A inscrição deve ser feita on-line, na página do REVALIDA na internet , até as 23h59 do dia 30, pelo horário oficial de Brasília.

EDITAL do Inep nº 1, com as regras da Revalida de 2013, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15, seção 3, páginas 67 e 68.

FONTE: INEP

3 comentários:

  1. Olá,
    Você saberia me informar se para fazer a revalidação é necessário apresentar o programa de cada materia que cursei na minha universidade argentina? Necessito ter essa informação para saber se vale a pena solicitar os programas junto a minha universidade antes de voltar ao Brasil, pois o valor cobrado pelos mesmos é de quase 3 mil reais por minha universidade e não gostaria de gastar tanto em documentos que podem ser supérfluos para a participação no revalida e nos processos de revalidação junto às universidades do MT, UFF etc.
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o REVALIDA não é necessário!
      Porém algumas universidades que também fazem o processo pode pedir o programa, eu particularmente recomendo que você tire os documentos, caso você consiga ficar entre os 5 primeiros que não conseguiram aprovar por exemplo na UFMG e UFMT você conseguiria fazer complementação, nesse caso precisaria dos programas de cada matéria!

      Excluir
  2. Obrigada pela informação! Jamais saberia isso de ficar entre 5 primeiros a não aprovarem, ou ficaria sabendo no último minuto com certeza...Então agradeço novamente :)

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.