quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MAIS MÉDICOS: Exame com 'Fora Dilma' ilustra guerra entre governo e médicos



Era só mais um exame oftalmológico de rotina: "A!", "F!", "W!", repetia o paciente, enquanto tentava enxergar letras cada vez menores. Ao receber o resultado impresso de suas taxas de miopia e astigmatismo, porém, os olhos do paciente saltaram: "Fora Dilma", dizia em letras maiúsculas um trecho do laudo médico.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MEDICINA: Conselho Federal de Medicina determina tempo de espera para atendimento em prontos-socorros



Depois de quatro anos de discussões, o Conselho Federal de Medicina publicou no Diário Oficial desta semana duas resoluções que tornam mais claras as regras para atendimento nos prontos- socorros e Unidades de Pronto Atendimento. Os textos determinam que o tempo de espera do paciente para atendimento num pronto-socorro não pode ser superior a duas horas. E a permanência no serviço não poderá ultrapassar 24 horas. Passado esse prazo, o paciente deve ter alta, ser internado ou transferido.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

UFMT: Alteração da Data da Prova Prática




LINK PARA O EDITAL QUE ALTERA A DATA DA PROVA PRÁTICA





FONTE: UFMT

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

UFMT: DESEMPENHO DOS CANDIDATOS NA PROVA ESCRITA



Desempenho dos Candidatos na Prova Escrita 
- Publicada em 17/09/2014 às 11:00 

LISTA COMPLETA
>>>CLIQUE AQUI<<<< 



FONTE: UFMT

MAIS MÉDICOS: As razões do ódio de alguns médicos ao programa Mais Médicos


DIÁRIO DA MANHÃ
MANOEL L. BEZERRA ROCHA

Por que o programa “Mais Médicos” do governo federal desperta discussões tão acirradas? Existe uma sanha obstinada para alijá-lo ao anátema que quase se leva a crer que os seus oponentes têm razão em abominá-lo. O que há por trás dessa implacável campanha capitaneada por um batalhão considerável de médicos que, de tanto vituperarem, conseguem aliciar um grande número de séquitos e simpatizantes incautos? Antes, convém recordar, a ira foi dirigida aos próprios médicos estrangeiros que aqui desembarcaram.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

MAIS MÉDICOS: Justiça Eleitoral suspende propaganda de Dilma sobre “Mais Médicos”



Por considerar que houve privilégio na utilização da estrutura do poder público, o ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que a propaganda à reeleição de Dilma Rousseff não deve mais exibir trecho em que a presidente aparece conversando com profissionais do programa “Mais Médicos” numa Unidades Básica de Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.

domingo, 7 de setembro de 2014

REVALIDA: DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS DEFINITIVOS





Divulgação dos gabaritos definitivos das provas objetivas cinza e vermelha

Divulgação do padrão de resposta definitivo da prova discursiva



FONTE: INEP

sábado, 6 de setembro de 2014

SAÚDE: Meninas ficam com pernas paralisadas após tomarem vacina contra HPV no litoral de SP


OMS informou que este tipo de reação é rara; especialistas dizem que vacina é segura.


Pelo menos dez meninas ficaram com as pernas paralisadas, após tomarem a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), em Bertioga, litoral de São Paulo. Elas tiveram formigamento nas pernas e foram encaminhadas a hospital da região.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

MEDICINA: Governo federal anuncia 39 municípios que receberão cursos de medicina

Seleção de municípios para implantação de cursos de Medicina from Palácio do Planalto







Está prevista para setembro a chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior interessadas em criar cursos de medicina nos municípios selecionados.

SAÚDE: Brasil e Dinamarca firmam cooperação na área de saúde

Dois países poderão trabalhar em conjunto no enfrentamento das doenças crônicas e no intercâmbio de profissionais de saúde.

Foi assinado, nessa quarta-feira (3), entre os ministros da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, e da Dinamarca, Nick Haekkerup, um memorando que visa enfrentar as doenças crônicas, como câncer e diabetes, e fazer o intercâmbio de boas práticas, de soluções inovadoras e de profissionais de saúde.

Além da comitiva do ministro da Saúde, empresários e cientistas dinamarqueses estão no Brasil para conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliar quais as ações que podem ser objetos de cooperações. Os dois países possuem desafios comuns para a sustentabilidade dos serviços públicos de saúde.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

MAIS MÉDICOS: Mais Médicos não pode ser programa definitivo, diz Marina



Candidata defendeu a formação de médicos no Brasil para atender às necessidades da população e disse que programa não pode ser definitivo. 

Em encontro com a categoria médica, na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, a candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, afirmou que o programa Mais Médicos, bandeira do governo Dilma Rousseff para resolver o deficitário sistema de saúde pública brasileira, não pode ser um programa definitivo. “É uma medida que tem que ser entendida como complemento, e não como medida definitiva”, disse. "É um programa que ajuda nesse momento de crise, em função da deficiência do serviço de saúde. Lamentavelmente, há uma negligência que vem sendo praticada governo após governo, e nesse governo não é diferente", afirmou.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

UFMT: REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2014



A Secretaria de Articulação e Relações Institucionais/Gerência de Exames e Concursos da Universidade Federal de Mato Grosso (SARI/GEC/UFMT), após análise, pelas Bancas Examinadoras, dos recursos impetrados contra gabarito, formulação ou conteúdo de questão da Parte I - Questões Objetivas da Prova Escrita, comunica: 

1. Todos os recursos foram devidamente analisados e considerados improcedentes. 

2. O gabarito definitivo corresponderá ao gabarito preliminar divulgado pela SARI/GEC/UFMT em 17/08/2014. 

Cuiabá, 02 de setembro de 2014.

Abraão Lincoln de Oliveira Souza 
Gerente de Exames e Concursos/SARI/UFMT 

MEDICINA: Sul e Sudeste têm 76% de novas vagas de residência médica


São Paulo - Apontada pelo governo federal como uma das medidas estruturais do programa Mais Médicos, que completa um ano do início dos atendimentos nesta terça-feira, 2, a ampliação das vagas de graduação em Medicina e de residência médica iniciada no ano passado ainda não foi capaz de diminuir a desigualdade regional na distribuição dos postos pelo país.


Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, das 2.822 vagas de residência criadas nos últimos 12 meses, 76,6% foram abertas no Sul e no Sudeste, contrariando o objetivo do programa, de formar médicos nas áreas mais carentes do Brasil.

Os quatro estados do Sudeste receberam mais da metade das novas vagas: 1.629. Por outro lado, as regiões Norte e Centro-Oeste ficaram com cerca de cem postos cada uma.

‘Mais médicos não tem prazo de validade’, diz ministro

Em entrevista, ministro Arthur Chioro deu como quase certa a prorrogação do contrato dos profissionais do programa até 2019



Brasília - Em entrevista ao Estado, o ministro da Saúde, disse que, em um ano, o programa Mais Médicos foi capaz de reestruturar o sistema de atenção básica brasileiro. E deu como quase certa a prorrogação do contrato dos profissionais do programa até 2019.

- Quais os principais avanços e o que precisa ser melhorado?

Arthur Chioro - O principal avanço é ter garantido, pela primeira vez, desde que o SUS foi criado, atenção básica para toda a população brasileira.

- E os principais desafios?