quinta-feira, 29 de maio de 2014

MAIS MÉDICOS: Após audiência em Ponta Porã, contratação de médicos formados no Paraguai será defendida no Senado



A proposta de implantar na fronteira entre mato Grosso do Sul e Paraguai o projeto “Médicos de fronteira” foi tema de mais uma audiência pública realizada na última sexta-feira (23/05) em Ponta Porã. A discussão reuniu mais de 1,2 mil pessoas no Centro de Convenções Miguel Gomez, entre elas os proponentes do evento, deputado estadual Paulo Corrêa, o governador do Departamento de Amambay, Pedro Gonzalez e o prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais. 

Durante a audiência uma ata foi elaborada com a assinatura de todos os participantes. O documento será entregue ao Senador Delcídio do Amaral, que vai defender a proposta no Senado Federal. 

Essa é a segunda audiência realizada este ano para discutir as vantagens de liberar a atuação de médicos formados no Paraguai em municípios de fronteira entre os dois países sem a aplicação do REVALIDA (Exame Nacional de Revalidação do Diploma Médico). A proposta surgiu depois que estudantes de medicina das universidades paraguaias solicitaram apoio do deputado Paulo Corrêa para legalizar a atuação. Desde então, o parlamentar vem buscando apoio e promovendo discussões sobre a importância de contratar médicos estrangeiros, o que segundo ele, será uma forma de suprir a falta de profissionais nos municípios. 

 “Realizamos mais uma audiência pública para discutir o projeto “Médicos de Fronteira” e estamos felizes porque foi feita uma ata que agora será encaminhada ao Senador Delcídio do Amaral, que está nos apoiando nesse luta e vai levar essa proposta ao Senado. Claro que tem questionamento do Sindicato dos Médicos e do CRM, mas o que nós entendemos é que a possibilidade de unir currículos do ensino brasileiro e paraguaio está muito próximo de se concretizar. Temos cinco mil alunos brasileiros estudando no Paraguai, dos quais 2 mil são de Mato Grosso do Sul. Estamos defendendo a possibilidade de que possam atuar em Mato Grosso do Sul e no Paraguai, fazendo este convênio binacional Paraguai X Brasil”, explicou Paulo Corrêa.   

Para Carlos Bernardo, diretor da Universidade Sudamericana, uma das cinco existentes no Paraguai, destacou que os alunos estão empenhados em conquistar o espaço para atuar na fronteira, e agradeceu o apoio que tem recebido do deputado Paulo Corrêa e das autoridades brasileiras.  “Essa audiência pública surpreendeu todas as expectativas. O empenho da classe acadêmica de medicina no Exterior, dos brasileiros que estudam no Paraguai foi muito grande e a luta do deputado Paulo Corrêa que aderiu a nossa meta. Agora iniciamos essa batalha em Mato Grosso do Sul para que sejam estendidas para MS e Paraguai as mesmas condições que tem no Uruguai e Rio Grande do Sul. Isso é muito importante e vem satisfazer os anseios dessa classe”, disse. 

Representante dos estudantes de medicina que optaram por se formar no Paraguai, o Victor Arantes Vilego defendeu a reivindicação dos alunos.  “É uma audiência muito importante porque esse programa vai abrir portas para os estudantes brasileiros que estão estudando no Paraguai para poder trabalhar no Brasil. Tem muitos brasileiros estudando no Paraguai e que querem trabalhar no seu país. Eu vim para o Paraguai porque o curso é mais barato e a qualidade é igual a do que é oferecido Brasil. É muito importante a iniciativa do deputado porque isso vai abrir as portas para nós trabalharmos no Brasil”, afirmou. 

Representando os prefeitos dos municípios de fronteira, o prefeito de Caracol, Manoel Viais também falou dos benefícios da proposta.  “Vivemos em uma região de fronteira seca onde os problemas são comuns nos dois países. Estamos discutindo uma questão que não tem mais como deixar de lado. É uma questão de saúde, uma questão pública, onde as prefeituras não têm mais condições de arcar com os médicos que atuam nos nossos municípios e temos que pedir socorro onde tem médico sobrando, é o caso do Paraguai, onde tem médicos sobrando. Não podemos simplesmente, por um REVALIDA, deixar a população das nossas cidades padecer por falta de médicos”, defendeu. 

No início do mês Paulo Corrêa, Manoel Viais e os vereadores de Aral Moreira Giovani Corbari e Wilson Mordomia visitaram os municípios gaúchos de Sant’Ana do Livramento e Guaraí, para saber mais detalhes sobre como funciona o sistema de contratação de médicos estrangeiros. Os dois municípios obtiveram autorização para contratar médios uruguaios após Brasil e Uruguai firmar acordo bilateral permitindo o estudo, residência e trabalho de nacionais fronteiriços para prestação de serviços de saúde de outras áreas. Em 2010 o acordo foi oficializado pelo Decreto presidencial 7239/10. Desde então, os médicos podem trabalhar livremente nos municípios de fronteira sem fazer o REVALIDA. 

Agora, o objetivo é implantar o modelo na fronteira entre Brasil e Paraguai e posteriormente, Brasil e Bolívia. Também participaram da audiência em Ponta Porã o deputado Nacional do Paraguai Marcial Lezcano,de Caracol, Manoel Viais, de Aral Moreira, Edson de David, de Coronel Sapucaia, Nilcéia Alves, de Bela Vista Renato Rosa,vice-prefeito de Porto Murtinho Malaquias Sobrinho, a Secretária de Saúde de Corumbá, Dinanci, além de vereadores, estudantes dos cursos de medicina, representantes das universidades paraguaias e outras lideranças dos municípios de fronteira.

FONTE: ODIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.