quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Notícia para os estudantes brasileiros na Bolívia



O presidente Evo Morales esteve presente hoje (13) na universidade UDABOL na cidade de Santa Cruz de La Sierra onde recebeu estudantes no auditório da universidade para tratar de assuntos de interesse dos estudantes. Foram discutidos alguns temas e também foi entregue ao presidente pelas mãos de estudantes brasileiros um abaixo assinado com milhares de assinaturas com pedidos sobre a demora no exame de grado e na entrega de documentos após a conclusão do curso.

O presidente da Bolívia Evo Morales abriu a possibilidade de diminuir a burocracia para os novos títulos de profissionais, esse foi um pedido do setor universitário que queixou-se da demora nos tramites e procedimentos administrativos. 

 " Se for uma tarefa do governo nacional então vamos resolver sem problemas para que o estudante possa ir com o diploma no dia de sua formação" disse em um encontro com os estudantes da universidade de Aquino da Bolívia (udabol) na cidade de Santa Cruz de La Sierra.

Em 2009 o governo de Morales decretou a entrega gratuita de títulos de bacharéis a todos os estudantes de unidades educativas públicas, privadas e de convenio com o país.

O chefe de estado lembrou que a obtenção de um título de bacharel demorava meses e inclusive anos, mas agora o documento é entregue no ato da graduação.  

Disse que seu grande desejo é ajudar os universitários e por isso se compromete com esforços para que também o novo profissional no dia de sua formação já possa ir com seu diploma. 

O anuncio fez com que o presidente fosse ovacionado por todos os estudantes no auditório da universidade que estava completamente lotado. 

O presidente da udabol Marin Dockweiller informou que Morales solicitará ao Ministério da Educação a emissão dos diplomas acadêmicos no dia da defesa de tese.

"As formas de administrar é antiga e estudantes bolivianos e estrangeiros  tem que ficar muito tempo para conseguir seus títulos, por isso pedimos  ao presidente Evo Morales (...) que encontre uma forma para diminuir a burocracia, em resposta nosso presidente entrou em contato com o ministro da educação e solicitou que no transcurso dessa semana o tema fosse resolvido" disse Dockweiller.

Ainda de acordo com informações dos estudantes brasileiros o presidente se comprometeu em atualizar as informações sobre o número de médicos por mil habitantes que hoje se encontra em 1,2 fazendo com que brasileiros e bolivianos não possam participar do programa mais médicos, de acordo com as novas estatísticas o número de médicos por mil habitantes no país é maior que no Brasil.

O texto foi mandado por estudantes da universidade UDABOL e também foi publicado no site:    >>>CLIQUE AQUI<<<  

Fonte: lostiempos.com, estudantes da universidade UDABOL na Bolívia

5 comentários:

  1. obrigado sr. presidente

    ResponderExcluir
  2. Uma bosta de noticia, nós brasileiro queremos o fim do exame de grado como prioridade, e isso nem o presidente consegue fazer as coisas para melhoras para nós brasileiros, é uma vergonha é desanimador, nós tantos anos lutando e não vemos nada de melhoria para nó, o que vemos é sempre tentando nos ferrar tanto da parte da faculdade, quanto da Bolívia, mas eles esquecem que nós também temos família no brasil e o curso de medicina são 6 anos e não 8 anos como é aqui na Bolívia devido essa merda de exame de grado. Já foram mas de 2000 mil brasileiros para o Paraguay em 2013, agora 2014 vão mas um monte de brasileiro em bora a procura de mas respeito por nós e melhoria, pois agente aqui na Bolívia deixa por mês, milhões de reais para o teu País Bolívia e nem assim eles tratam nós com dignidade, respeito e sim como caixa eletrônico só querem dinheiro. E tomara que vão mas de 2000 mil alunos embora pra outro países que não tenha grado e também que trate com respeito nós brasileiros. Acaba logo com esse exame de grado!!!!!!! que vocês vão ver quantos mais brasileiros vão chegar aqui pra estudar em teu país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. solo estudia..... deja de quejarte y si no estas feliz las puertas estan abiertas puedes ir al pais q te convenga.

      Excluir
    2. Peço a todos aos que visualizam este tipo de comentário que entendam o porque eu, que me formei na UDABOL sucursal Cochabamba/Bolívia sou TOTALMENTE a favor que o exame de grado JAMAIS se acabe, muito menos o revalida. Oxalá a grande maioria seja consciente da responsabilidade de quem cursa a carreira de Medicina e a necessidade de demonstrar capacidade antes de sair por aí fazendo barbaridades e brincando com a saúde e vida alheia. Que haja um corajoso em Brasília para tornar obrigatório um exame de aptidão também aos graduados no Brasil.

      Excluir
  3. uma vergonha mesmo , noticias boba e ainda tem brasileiros postando toda hora no face, por se quer se informa com as universidade, fui hoje me informar na UCEBOL eles me informaram que exame de grado seguira normalmente.... enfim mais noticias corriqueiras sem fundamento... quero fim do exame de grado ....vamos fazer denuncia no consulado ai sim teremos fundamentos para chegar até o governo federal ,assim o consulado esta horientando os brasileiros , mais está dificil , uniao faz a forca...

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.