segunda-feira, 10 de junho de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) 1ª Etapa ocorrerá no dia 18/10/2013, às 14:00 horas 2ª Etapa ocorrerá no dia 15/11/2013, às 09:00 horas

 




UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
1ª Etapa ocorrerá no dia 18/10/2013, às 14:00 horas
2ª Etapa ocorrerá no dia 15/11/2013, às 09:00 horas
segue o anexo...


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
NORMAS PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA EXPEDIDOS NO EXTERIOR
O Colegiado do Curso de Graduação em Medicina, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, após aprovação em sua 322ª Reunião Ordinária, realizada em 08/05/ 2013, decide, de acordo com a Resolução nº126/1994, do Conselho de Ensino e Pesquisa/UFF, em conformidade com as Resoluções nº 1/2002 e 8/2007, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior/MEC, realizar o Processo de Revalidação de Diplomas de Graduação em Medicina obtidos no exterior, com as seguintes normas:
1-Historicamente, por não haver equivalência curricular entre o Curso de Medicina da UFF e os de Universidades Estrangeiras, a Comissão de Revalidação de Diplomas de Graduação em Medicina decidiu submeter todos os candidatos à avaliações teóricas e prática.
2-As avaliações teóricas e prática se darão em três etapas, todas com caráter eliminatório, cuja nota mínima, para aprovação, é 6,00 (seis).
3-A 1ª Etapa corresponde à PROVA TEÓRICA de múltipla escolha, em língua portuguesa, com 100 questões teóricas e objetivas sobre as grandes áreas, como determina as Diretrizes Curriculares do MEC. Nela serão avaliados os conhecimentos teóricos, dos candidatos, em Cirurgia Geral (20 questões), Clínica Médica (20 questões), Medicina Preventiva (20 questões), Pediatria (20 questões) e Tocoginecologia (20 questões).
4-A Bibliografia indicada, para as avaliações em todas as Etapas, são os livros textos de cada uma das grandes áreas referidas, amplamente utilizados em todos os cursos de medicina de todos os países, os atuais protocolos do Ministério da Saúde sobre as doenças prevalentes no país e o SUS, a saber:
• Sabiston – “Tratado de Cirurgia” – 18ª edição;
• Barbosa, H. – “Controle Clínico do Paciente Cirúrgico” – 7ª edição;
• Cecil – “Tratado de Medicina Interna”- 23ª edição;
• Harrison – “Medicina Interna” – 18ª edição;
• Nelson – “Tratado de Pediatria” – 18ª edição;
• Resende J. – “Obstetrícia Fundamental” – 12ª edição;
• Netto, HC. - “Obstetrícia Básica” – 2ª edição;
• Manual Técnico. Ministério da Saúde – “Gestação de Alto Risco” – 5ª edição
• Di Saia, PJ. – “Clinical Gynecologic Oncology” – 8ª edição
• Rosen, PP. – “Breast Pathology” – 1997
• Berek, JS. – “Gynecologic Oncology“ – 5ª edição
• Passos, MRL. – “Atlas de DST & Diagnóstico Diferencial” – 2ª edição
• Consensos atuais sobre a prevenção, tratamento e manejo das doenças prevalentes no Brasil – site do Ministério da Saúde
• Criação e Regulamentação do SUS - Constituição Federal - Lei 8080 e 8142 – NOB 1996 - NOAS 2001 e 2002 - Decreto/Lei nº 7508 de 28/06/2011
5-A 1ª Etapa ocorrerá no dia 18/10/2013, às 14:00 horas. Os candidatos deverão se dirigir, 1 (uma) hora antes, à Secretaria da Coordenação do Curso de Graduação em Medicina, localizada no 2º andar – frente – HUAP (rua Marques do Paraná, 303 – Centro – Niterói) , de onde serão conduzidos às salas onde farão a prova, trazendo o comprovante de inscrição e o documento de identidade com foto. A prova terá duração de 4 (quatro) horas. Nesse dia, os candidatos receberão, de volta, toda a documentação de Revalidação de Diploma, entregues no ato de abertura do processo.
6-Após a liberação do gabarito e do resultado desta prova, que serão disponibilizados no quadro mural da Coordenação do Curso de Medicina, os candidatos terão cinco dias úteis para entrar com recursos, que deverão ser fundamentados com Xerox da bibliografia indicada, e entregues, dentro do prazo estipulado, à Secretaria da Coordenação do Curso de Graduação em Medicina .
7-A Banca Examinadora terá até o dia 08/11/2013 para responder os recursos e o resultado final será divulgado no quadro mural da Coordenação do Curso de Graduação em Medicina, com a nova lista dos aprovados nesta 1ª Etapa. Esses estarão aptos a seguir, para a 2ª Etapa, no processo de revalidação dos seus Diplomas.
8-A 2ª Etapa corresponde à PROVA DISCURSIVA e constará de cinco perguntas abrangentes sobre situações médica práticas em Cirurgia Geral (1 questão), Clínica Médica (1 questão) Pediatria (1 questão), Tocoginecologia (1 questão) e sobre o atendimento ao paciente do SUS. Nela se avaliará o raciocínio e conduta dos candidatos frente às situações médicas corriqueiras, em cada uma das grandes áreas, bem como seu conhecimento sobre o SUS (sistema público de saúde brasileiro), além da sua fluência na escrita da língua portuguesa. Tem caráter eliminatório, como a anterior, a nota mínima para aprovação é 6,00 (seis) e a Bibliografia indicada é a mesma listada acima.
9-A 2ª Etapa ocorrerá no dia 15/11/2013, às 09:00 horas . Os candidatos deverão se dirigir, 1 (uma) hora antes, à Secretaria da Coordenação do Curso de Graduação em Medicina, localizada no 2º andar – frente – HUAP (rua Marques do Paraná, 303 – Centro – Niterói), de onde serão conduzidos à sala onde farão a prova, trazendo o comprovante de inscrição e o documento de identidade com foto. A prova terá duração de 3 (tres) horas.
10-Após a liberação do resultado, no quadro mural da Coordenação do Curso de Graduação em Medicina, os candidatos terão cinco dias úteis para entrar com recursos, que serão avaliados pela Banca Examinadora, e a divulgação final da nova lista dos aprovados será no dia 29/11/2013, no mesmo local das anteriores. Os aprovados estarão aptos a seguir, para a 3ª Etapa, no processo de revalidação dos seus Diplomas.
11-A 3ª Etapa corresponde às PROVAS PRÁTICAS, propriamente ditas, nas quatro grandes áreas, isto é, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Tocoginecologia. Os candidatos farão suas avaliações, na beira do leito dos pacientes, quando mostrarão suas habilidades clínica, seus conhecimentos quanto à prática do atendimento médico nas referidas áreas e fluência na fala da língua portuguesa.
12-A 3ª Etapa será realizada na primeira semana do mês de dezembro (de 02 a 06/12/2013), em datas e horas a serem marcadas. Os candidatos deverão comparecer, nos dias divulgados, meia hora antes, à Secretaria da Coordenação do Curso de Graduação em Medicina, de onde serão encaminhados aos locais das provas (enfermarias e ambulatórios dos serviços do HUAP), trazendo o comprovante de inscrição e o documento de identidade com foto.
13-A divulgação da lista dos aprovados ocorrerá em 3 dias úteis, após a realização da última prova prática, no quadro mural da Coordenação do Curso de Medicina.
14-A Comissão de Revalidação de Diplomas fará o despacho final de todos os processos recebidos, deferindo o pedido de Revalidação dos Diplomas dos candidatos aprovados nas 3 Etapas, encaminhando-os, após isto, ao Colegiado do Curso de Graduação em Medicina para ciência, homologação dos resultados finais e posterior encaminhamento à Prograd, para as demais providências.
Comissão de Revalidação de Diplomas de Graduação em Medicina
Obtidos no Exterior
Coordenação do Curso de Graduação em Medicina
Universidade Federal Fluminense
Declaro estar ciente e de acordo com a forma de Revalidação de Diploma de Graduação em Medicina desta Universidade.
Assinatura:_________________________________________Identidade:_____________________
Link:

http://www.prograd.uff.br/novo/diploma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.