terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Carta Aberta: Médicos Formados no Exterior

CARTA ABERTA

Diante dos últimos fatos veiculados na mídia, no que diz respeito a saúde do povo brasileiro, viemos através dessa carta, propor soluções imediatas para resolver a problemática da saúde da família brasileira.

É fato, que a falta de médicos é o mais grave problema da saúde brasileira, principalmente na atenção básica, bem como a falta de hospitais, medicamentos, equipamentos, serviços de urgências e emergências, de laboratórios para exames clínicos, serviços de radiologia, da pesquisa em saúde, de equipe multiprofissional, entre outras lacunas nos serviços de saúde do Brasil.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a quantidade de médicos para 10 mil brasileiros é de 17,3 médicos, enquanto que na Europa a taxa média é de 33,3. E ainda como agravante, temos a maioria dos médicos em capitais, principalmente nas regiões sul e sudeste, de modo que o povo brasileiro, vive uma dura realidade da perda quase total de um importante direito social, a saúde, que é um dever do Estado. 

Nós MÉDICOS BRASILEIROS FORMADOS NO EXTERIOR, na perspectiva de realizar o sonho de ser médico, de cuidar de pessoas, deixamos o Brasil, para um outro país, em determinado momento da nossa vida, geralmente no esplendor da nossa juventude, muitas vezes enfrentando dificuldades de ordem econômica, social e até emocional, no entanto não desistimos do sonho de aprender a medicina. Os livros adotados no exterior, a metodologia, os recursos tecnológicos, as prática hospitalares são similares as das faculdades de medicina no Brasil, e contam também com infraestrutura totalmente voltada para o curso, disponibilizando anfiteatros, bibliotecas, laboratórios, hospitais para realização de aulas práticas, rotações e internato, ensino de caráter integral, de modo, que nossa aprendizagem foi principalmente realizada através do conhecimento teórico aliado com uma excelente e humanizada prática, principalmente no que tange aos cuidados na atenção básica.

Porém para exercer a medicina no Brasil, os filhos dessa Pátria amada, que estudaram no exterior se deparam com muitos obstáculos, como o grave problema que é processo de revalidação do diploma de médico no Brasil, através do instrumento legal, conhecido por REVALIDA, que é um processo anual, executado pelo MEC/INEP.

Atualmente o método tem se mostrado muito demorado, com caráter de prova para além dos conhecimentos do médico generalista, diferente do teor e conteúdo avaliativo do exame similar aplicado aos Médicos Formados no estado de São Paulo, aplicado pelo órgão CREMESP - com objetivo de avaliação de conhecimentos necessários ao graduado em medicina no estado. Prova essa que é mais justa, concisa, sucinta e objetiva. É importante ressaltar que esse exame não condiciona o exercício da profissão no País, podendo o mesmo postulante exercer a profissão independente do resultado do exame. 

Desde o Revalida do ano de 2017 que não temos outra prova de Revalida. Onde muitos optaram pela a inscrição na plataforma de Revalidação Carolina Bori, que demonstrou ser um processo de Revalidação de Diplomas muito moroso e pouco eficaz.

Substituindo a autonomia das Universidades Federais de realizar o próprio processo de Revalidação como era realizado antigamente por varias faculdades públicas em todo Brasil. Ou seja estamos a mercer da morosidade dos métodos atuais que demoram até mais de 2 anos em obter-se um resultado.

Uma sugestão seria de que aqueles que estiverem trabalhando no programa mais médicos, sendo avaliados e supervisionados durante os 3 anos na Atenção Básica e cursando a especialização em Saúde da Família, possam ao final do programa obter a Revalidação do diploma médico, já que se submetem a exames avaliativos e rotineiros durante todo o programa.

Outra sugestão seria o exame do Revalida 2 vezes ao ano e exame pratico 4 vezes ao ano, já que muitas vezes o candidato passa na Primeira fase (teórica) e por falta de experiencia pratica, acaba não aprovando na segunda fase (pratica) tendo que refazer todo o processo novamente. Onde seria cabível e de grande valia ao candidato que aprovou a primeira fase, dedicar-se somente a parte pratica, recebendo uma autorização de estagio supervisionado por profissional médico do corpo clínico das Unidades Hospitalares Públicas de baixa e media complexidade, em caráter de acompanhamento por período indeterminado ate a aprovação no exame pratico. 

É Justo e razoável.

É importante ressaltar que o Projeto de lei de Revalidação de Diploma Médico (REVALIDA) PL 4067/2015 tramita no congresso 2 vezes ao ano com a condução
protecionista de mercado (CFM), há que verificar de que lado esta o Brasil, se é ao lado do povo que carece de profissionais médicos no País e com mão de obra onerosa aos cofres públicos ou ao lado de grandes corporações com interesses individualistas.

Nosso País esta sem médicos em muitas regiões, conforme mídia atualizada e o povo brasileiro está condenado a uma penosa condição de saúde e até a morte, todos os dias no Brasil.

A saúde da populaçao não pode esperar conveniências políticas, sociais, ou de
qualquer ordem, deste modo, urge acelerar o projeto de Lei de Revalidação de
Diplomas, além de edificar a adesão nos programa de Saúde voltados a Atenção
Basica, pelos MÉDICOS BRASILEIROS FORMADOS NO EXTERIOR.

O presidente eleito, tem falado do seu desejo de mudar o destino do Brasil e no seu afã de tornar o “Brasil acima de tudo”, nós médicos cidadãos brasileiros, nos
colocamos como colaboradores nesse processo, no sentido de exercer a medicina no Brasil de maneira legal, a partir da revalidação dos nossos diplomas, com a regulamentação urgente dos processos de revalidação, principalmente o REVALIDA, como também da abertura de método ordinário pelas Faculdades Federais do Brasil.

Com “Deus acima de todos”, Autoridades em geral e Povo Brasileiro, Nós Médicos estamos aqui, para juntar a nossa força de trabalho, na certeza de que nossa contribuição vai ajudar a melhorara o perfil de saúde da Nação Brasileira.

“Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”
É de atenção básica na saúde que o povo brasileiro necessita e de forma continuada.

Nós MÉDICOS BRASILEIROS FORMADOS NO EXTERIOR nos propomos a cuidar do povo brasileiro dando o melhor de si, trabalhando com o máximo de empenho, atendendo com dignidade e respeito a todos habitantes dessa nação. Por isso humildemente contamos com seu apoio em prol do bem estar do nosso povo.

MÉDICOS BRASILEIROS FORMADOS NO EXTERIOR

BAIXE A CARTA NO LINK E AJUDE 
ENVIANDO AO DEPUTADO FEDERAL E SENADOR DO SEU ESTADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.