sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Reunião 21/02 com Representantes do INEP, Ministério da Saúde e Parlamentares



Resumo da reunião na opinião Revalidação Médica

Fala da Representante do INEP Mariângela Abrão:
A prova do revalida é elaborada conforme o edital de acordo com as 5 áreas médicas. 
É realizada por pessoas competentes e que mesmo com 10 questões objetivas ANULADAS entre 100  (10% da prova), a mesma não tem falhas técnicas. E que os mais de 250 processos contra a elaboração da prova são de pessoas que não tem conhecimento técnico. 

Ela cita um exemplo de um candidato que alegou que o teto caiu durante a prova e na verdade era uma goteira. (“será mesmo que 250 processos são referentes a mesma goteira?”) Também cita que um candidato que reprovou 6 vezes é o exemplo que a educação desse candidato fora do país não é de qualidade. (“para a representante do INEP um aluno avalia a qualidade de ensino da instituição que ele estudou?”)

O método Angoff é o método utilizado para avaliar o resultado da prova, por isso a nota de corte de 85 pontos é a mesma que em anos anteriores que era 77. De acordo com a representante não mudou a nota de corte.

A prova não é injusta porque o índice de aprovados vem aumentando de acordo com dados percentuais do INEP. (“gostaria de ver esses dados, já que no site do INEP não consegui encontrar, não estou duvidando, apenas gostaria de verificar estes dados”)

Os custos do INEP para realizar a prova prática do revalida é de 15 mil por médico, enquanto um aluno no ensino básico no Brasil custa 2 mil, com isso o governo conseguiria sustentar 7 alunos no ensino básico do país.
Também falou sobre a portaria normativa n° 22 (Carolina Bori) sobre o processo de revalidação de diplomas estrangeiros, no qual o INEP acredita que seja mais viável para o governo.

“Gostei da fala do deputado Marcos Rogério que pede para verificar os vídeos dos candidatos”, e que é a favor da prova que avalia o médico clinico geral, não somos contra o REVALIDA disse ele. Parabéns Deputado Marcos Rogério e Alan Rick.

Resumo básico, mesmo com uma prova no qual tem 10% da prova objetiva anulada e mais de 250 processos contra a prova objetiva e prática, essa prova não tem falhas na visão de quem elabora a prova. Também que o ponto de vista da representante é que a melhor forma é passar a responsabilidade do processo de revalidação para as universidades publicas. 

Gostaria de agradecer a participação dos parlamentares Alan Rick e Marcos Rogerio, infelizmente não consegui verificar que são os outros parlamentares no vídeo, caso alguém saiba quem são, nos envie para que possamos colocar os nomes na publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.