terça-feira, 5 de julho de 2016

MEDICINA: Governo quer Nova Avaliação de Estudantes de Medicina(Lenda, Piada ou Mito)

Alvo de polêmica, a proposta de uma nova avaliação nacional dos estudantes de medicina, anunciada para ocorrer ainda em agosto, será agora substituída por um novo modelo.



Pelo modelo anunciado em abril pelo então ministro da Educação Aloizio Mercadante, alunos que não tivessem bom desempenho na prova aplicada no 6º ano não poderiam receber o diploma ou seguir para a residência médica. Teriam, assim, que refazer a avaliação. “É um exame de condições mínimas para se formar”, disse Mercadante na época.

Prevista como uma das ações interligadas ao programa Mais Médicos, que prevê a expansão das vagas de medicina, a nova avaliação visa verificar o conhecimento dos estudantes no 2º, 4º e 6º ano de medicina. É na prova deste último ano que está um dos principais impasses.

A mudança, em estudo pelo Inep, instituto do Ministério da Educação, ocorre em meio a críticas de parte das entidades médicas, que temiam que a avaliação tivesse caráter “punitivo” ao aluno.

Para Otto Baptista, da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), entidade que se posicionou contrária à medida, no entanto, o impedimento poderia levar ao exercício “clandestino” da medicina.

“É injusto o aluno ser penalizado. Se ele não está passando na prova, não é ele o problema. A formação dele que é ruim. Estão tirando o foco das faculdades”, diz Baptista, para quem o problema ocorre com a expansão “indiscriminada” de escolas de medicina.

NOVO MODELO

Em meio ao debate, a portaria que instituiu o exame deve ser revogada e o modelo será revisto, afirmou à Folha a presidente do Inep, Maria Inês Fini. Ela nega, porém, que a pressão de entidades tenha provocado a mudança.

Entre as alterações já confirmadas estão a separação entre a prova dos estudantes e o Revalida, exame obrigatório para médicos formados no exterior que desejam revalidar o diploma no Brasil. Antes, a ideia era que os dois ocorressem na mesma data.

A nota do exame também não deve ser um “critério” para a residência médica, mas uma “referência de qualidade”, afirma Fini, questionada sobre o projeto em estudo. Também não haverá “caráter punitivo”, ressalta ela.

“Não será nada que possa constranger os alunos e os cursos a que eles pertencem. Não há perspectiva de punição nem mesmo de reter o aluno na instituição”, diz. “Nossa ideia é que o faltoso ou quem foi muito mal tenha outra chance depois. Mas nada disso está definitivo.” De acordo com a presidente do Inep, a previsão é que a nova portaria seja finalizada até o fim deste mês e que os primeiros testes ocorram ainda neste ano.
FONTE: FOLHA.COM

OPINIÃO

Por que NÃO pode ser realizada a prova dos Estudantes Nacionais no mesmo dia que a prova do REVALIDA? 

Mesmo REPROVADO o estudante irá poder trabalhar como Médico normalmente? Colocando a população em risco?

Não será nada que possa constranger os Alunos e os Cursos a que eles pertencem? Como assim?

O fato de ser Aprovado em um vestibular de Medicina no Brasil já assegura que o indivíduo já é MÉDICO?

A PROVA não pode ser de caráter Punitivo para o Reprovado? Para que realizar uma prova e gastar dinheiro público?

Bom... muito difícil conseguir entender a MENTE brilhante que quer realizar uma prova que não terá serventia para nada. 

Acredito que seria mais justo realizar uma única prova no mesmo dia para todos estudantes de medicina do Brasil e para quem tem diplomas estrangeiros e queiram trabalhar no país. Quem for reprovado não poderá trabalhar como médico até conseguir aprovar, simples!

Teríamos assim um parâmetro para essa avaliação, principalmente depois das provas realizadas pelo CREMESP em São Paulo onde estão localizadas as melhores Universidades de Medicina do Brasil e no qual foram reprovados a maioria dos estudantes de medicina. Imagina-se que quando ampliar essa prova para todo o país o resultado seria vergonhoso, como na prova realizada pelo CREMERO em Rondônia onde o resultado foi assustador, somente 13,4% dos estudantes do sexto ano de medicina foram aprovados e estariam aptos a trabalhar como médicos.

Acredito que seria esse o motivo para não querer uma prova ÚNICA e realizada no mesmo dia para todos, A REPROVAÇÃO EM MASSA seria assustador quando fossem avaliadas todas as universidades do país. Enfim, uma piada o governo anunciar uma avaliação de estudantes de medicina em Abril e já propor mudanças em julho. Essa avaliação não passa de um MITO, uma mentira, uma lenda, uma piada de mal gosto, e lembrando ainda que não terá "caráter punitivo pra ninguém". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.