terça-feira, 17 de maio de 2016

Maria Inês Fini é a nova presidente do INEP, órgão responsável pela elaboração e aplicação do REVALIDA

A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC).


O órgão, vinculado ao MEC, é responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional de Revalidação de diplomas médicos estrangeiros (Revalida), do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros.

Maria Inês é doutora em educação, pedagoga, professora e pesquisadora de psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento e social, especialista em currículo e avaliação.

A nova presidente do Inep já teve passagem pelo instituto entre 1996 e 2002, quando foi diretora de Avaliação para Certificação de Competências, sendo responsável pela criação e implementação do Enem e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e foi Diretora do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) no Brasil.

Entre 2003 e 2006, desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala para sistemas de ensino, prefeituras e secretarias de estado da educação. Entre 2007 a 2010, durante a gestão de José Serra (PSDB) no governo de São Paulo, criou e coordenou o Projeto São Paulo Faz Escola, responsável pela reestruturação do currículo e do sistema de avaliação Saresp da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

FONTE: MEC, G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.