sexta-feira, 10 de abril de 2015

MAIS MÉDICOS: Programa Mais Médicos de 2015 não deve ter estrangeiros, nova etapa será para médicos brasileiros formados no exterior


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, divulgou na quinta-feira, 9, o balanço das três primeiras chamadas do programa Mais Médicos em 2015. Segundo o levantamento, 92% das vagas ofertadas foram preenchidas por médicos brasileiros formados no País. Chioro anunciou ainda que 286 vagas que restaram para 197 municípios estarão disponíveis a partir desta sexta-feira, 10, para médicos brasileiros formados no exterior.

As inscrições ficarão abertas até o dia 20. A escolha dos municípios de atuação será realizada nos dias 29 e 30.

"A expectativa é de que essas 286 vagas restantes serão preenchidas por médicos brasileiros formados no exterior. É muito provável que não precisaremos, nesta etapa, de médicos estrangeiros", disse o ministro.

O Ministério da Saúde ainda encomendou uma pesquisa à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo ela, a maior parte dos participantes é formada por mulheres e jovens. São 54% de médicos do sexo feminino, e 55% dos profissionais estão na faixa entre os 26 e os 30 anos. A região que ganhou mais profissionais foi a Nordeste, onde foram oferecidas 1.799 vagas e 1.726 foram ocupadas.

Satisfação

Ainda segundo a pesquisa, 90% dos profissionais que atuam no Mais Médicos indicam o programa para os colegas. Outro dado apresentado é que 93% dos profissionais estão satisfeitos com sua participação no programa e 100% afirmaram que foram "bem" ou "muito bem" recebidos pela comunidade. "Nós estamos dando um passo significativo para dar a toda a população brasileira o acesso à atenção básica de saúde", disse Chioro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.