segunda-feira, 20 de outubro de 2014

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS ESTRANGEIROS: O que dizem os programas de Aécio e Dilma?





As constantes trocas de acusações e bate-bocas têm caracterizado os debates entre presidenciáveis na TV, e com isso sobra pouco tempo para que os candidatos discutam suas principais propostas para o País. 

Quais as propostas sobre a manutenção do programa "Mais Médicos" e se existem propostas para alguma alteração no atual REVALIDA, o revalida é exigido para todos os médicos estrangeiros e brasileiros que possuam diplomas de universidades estrangeiras e que não participam do programa Mais médicos.

TODAS AS PROPOSTAS ESTÃO COM SUAS RESPECTIVAS FONTES!

Propostas de Aécio Neves

O tucano falou em "aprimorar" o programa Mais Médicos, criado durante o governo de Dilma Rousseff. Ele, no entanto, disse querer dar prioridade a médicos brasileiros e padronizar salários. Aécio afirmou que não vai demitir os profissionais estrangeiros trazidos pelo programa, mas pretende oferecer cursos preparatórios para que eles sejam aprovados no exame de revalidação do diploma (Revalida). (fonte: BBC)


Os cubanos têm prazo de validade, ficarão aqui por três anos. O que eu pretendo é que não haja mais a necessidade de médicos estrangeiros no Brasil. Ao longo do tempo as nossas políticas permitirão que essas vagas sejam ocupadas por brasileiros, formados, que passem pelo Revalida. Se houver necessidade de médicos estrangeiros, que isso seja apenas uma solução lateral, e não a solução central — disse Aécio. (fonte: o globo)


O candidato defendeu também que não haja diferenças nos salários recebidos entre os médicos brasileiros e cubanos e foi aplaudido pela categoria quando disse que irá criar a carreira nacional dos médicos, caso seja eleito.(fonte: o globo)

Os médicos estrangeiros são solução paliativa. No meu governo, não permitirei a discriminação que existe hoje em relação aos cubanos eu recebem cerca de 20% do que recebem médicos de outras partes do Brasil. Vou tratar a questão de forma estrutural. O que vamos fazer é criar uma carreira nacional de médicos, qualificados e atendendo na periferia das grandes cidades e nas cidades mais remotas porque, com o tempo, eles mudarão de região.(fonte: o globo) 

O total de médicos que participam do programa são de acordo com o site da VEJA que obteve a localização no território brasileiro de cada um dos 14.462 médicos de 48 nacionalidades onde 79% de Cuba (11.442) distribuídos em 3.771 municípios. O Ministério da Saúde nunca tornou essas informações públicas. 

Propostas de Dilma Rousseff

A atual presidente afirma que, se vencer as eleições, expandirá o Programa Mais Médicos, que trouxe médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior para trabalhar em áreas carentes. (fontes: veja, terra, o globo)

Dilma diz querer estabelecer o programa Mais Especialidades, uma rede de clínicas com especialistas e exames de apoio diagnóstico com o intuito de agilizar o atendimento médico e o tratamento do paciente. A meta, segundo a presidente, é criar, em todas as regiões do país, uma rede de unidades especializadas integradas, com diferentes tipos de consultas, e que também ofereçam exames, tratamentos e reabilitação.(fonte: o globo)
O programa petista prevê ainda a expansão das UPAs, que atendem emergências de baixa e média gravidade e a ampliação do acesso da população a remédios.(fonte: veja)
Dilma também se comprometeu, caso eleita, a fortalecer e universalizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de aprimorar dois outros programas criados em seu governo, o Aqui Tem Farmácia Popular e o Brasil Sorridente.(fontes: veja, terra, o globo)




OPINIÃO PESSOAL DO NOSSO BLOG

O candidato Aécio está totalmente equivocado!

Primeiro: Se fosse exigido o Revalida para esses médicos estrangeiros no momento da inscrição do programa hoje, teríamos 85% dos médicos do programa desabilitados para participar do programa em 2014, portanto, o programa nem teria começado!

Segundo: O candidato diz que irá oferecer cursos para a realização da prova do REVALIDA, "A prova é realizada 1 vez por ano e com isso o programa continuaria com os mesmos 85% de médicos sem poder participar do programa de imediato. Sem citar a total falta de respeito do órgão competente o INEP que realiza a prova e não "é" muito inteligente em se tratando com as DATAS de inscrições e provas que sempre é uma incógnita!, ninguém sabe ao certo as datas das inscrições, portanto, teria que ter toda a documentação necessária em mãos hoje!"

Terceiro: Será que o candidato tem noção do número de aprovados no REVALIDA? Na melhor das hipóteses com o "curso" o atual candidato teria um total de 15% do número atual de médicos do programa aptos para participar do programa para o próximo ano!

Enfim: O candidato não sabe nem o número de aprovados no REVALIDA e nem que o programa mais médicos foi aberto no primeiro ciclo apenas para médicos com diplomas brasileiros (formados no Brasil) e que o número de inscritos não foi de mil médicos em todo o país no qual menos de 700 concluíram as inscrições em todas as suas etapas ( dados do primeiro ciclo do programa mais médicos).

A atual presidente Dilma também está equivocada ou não sabe o que diz!

Primeiro: Será que alguma vez a presidente Dilma ouviu falar sobre o REVALIDA? 
Será que a Dilma sabe que o órgão responsável pelo REVALIDA é o INEP?
Será que a Dilma sabe que a prova é realizada somente uma vez por ano e o número de aprovados?
Será que a Dilma sabe por acaso o que é INEP ou quem nomeia os nomes para o  INEP ou ainda se existe algum interesse no REVALIDA?

Alguém aí por favor poderia comunicar a atual presidente que existe o REVALIDA!

Segundo: Foram excluídos do programa Mais médicos cerca de 90% dos médicos brasileiros com diplomas estrangeiros!!!

A OMS exige que programas de governos de países "ricos" não estimulem a saída de médicos de países mais pobres cujo número de médicos por mil habitantes seja menor de 1,8 médicos. (MÉDICOS NO BRASIL HOJE)

É essa a "desculpa" do governo para excluir 90% dos brasileiros com diplomas estrangeiros! 

Essa exigência ou desculpa do governo não poderia ser aplicada a brasileiros! Claro que não! A OMS pede que países ricos não contratem médicos de países pobres cujo índice de médicos locais seja inferior a 1,8 médicos por mil habitantes! (MÉDICOS NO BRASIL HOJE)

Prestou atenção no MÉDICOS LOCAIS? 

Será que a maioria dos médicos brasileiros com diplomas por exemplo da Bolívia ou Paraguai são CONSIDERADOS MÉDICOS LOCAIS? Alguém tem ideia do número de brasileiros médicos formados nesses países que realmente trabalham nesses países? Então eu respondo! quase nada! ou seja, eles não entram nem nas ESTATÍSTICAS destes países como MÉDICOS! Ou melhor ainda esses brasileiros não entram em nenhuma estatística! E ainda são ignorados pelo governo Brasileiro que prefere buscar médicos estrangeiros e ignorar esses brasileiros!

Terceiro: Se realmente existe necessidade de contratação de médicos para o programa mais médicos por que a candidata Dilma não muda o REVALIDA? 

Somente uma prova por ano?

Quem elabora e quais interesses na elaboração das questões?

Quais são as datas do REVALIDA para 2015?

Interesses? Transparência? Divulgação? Elaboração?

Por que os (somente exemplo não estou criticando) Cubanos podem ser supervisionados no programa mais médicos (em teoria, na prática desconheço) e essa supervisão não pode ser estendida a brasileiros com diplomas estrangeiros da Bolívia, Paraguai e outros...?  

Se existe supervisão é porque não são confiáveis? sim ou não? 
Apenas para traduzir para o português? sim ou não? 
Se sim, não seria melhor colocar alguém que já fale português??? 
Quais são realmente as intenções ao descartar 90% dos brasileiros médicos com diplomas estrangeiros?

Minha opinião é pessoal e respeito todas as opiniões, portanto, comentem com moderação!


Não acredito que nenhum dos candidatos tenha interesse nesses brasileiros que não tiveram oportunidades no Brasil e buscaram o sonho de ter o diploma de médico em outros países!

Boa sorte na escolha do candidato! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.