sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Para reforçar o aprendizado é melhor fazer provas do que revisar a matéria

Para reforçar o aprendizado é melhor fazer provas do que revisar a matéria


Em estudo publicado na conceituda revista Science (Science 331, 772 - 2011) de 11 de Fevereiro de 2011 pesquisadores da Purdue University observaram que o tempo gasto por estudantes em revisar a matéria é melhor aproveitado fazendo provas do que relendo seu conteúdo.

No estudo elaborado por Jeffrey Karpicke e Janell Blunt estudantes que fizeram provas após estudar determinada matéria retiveram 50% mais informação do que aqueles que fizeram a revisão somente lendo.

Os autores concluíram que ao contrário do que se acredita, revisar através da realização de provas aumenta a retenção do conhecimento e do aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.