terça-feira, 6 de agosto de 2013

MAIS MÉDICOS: Maioria dos brasileiros vai para as capitais e regiões metropolitanas, confira a lista dos municípios.


Um total de 938 médicos confirmaram participação no programa, atendendo 404 cidades. Prazo para seleção de municípios e homologação será estendido até quinta-feira (8)





O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (6), a lista dos 938 profissionais brasileiros que confirmaram a sua participação no primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos. A maioria deles (51,8%) atuará nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Tivemos a confirmação de 1.000 médicos em quinze dias de seleção, significa que quatro milhões de brasileiros passarão a ser atendidos. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou ainda o maior interesse dos profissionais pelas regiões metropolitanas e cidades próximas ao litoral. “Chama atenção, nesta etapa, a alta concentração de médicos inscritos em apenas 400 municípios com esse perfil”, destacou.


A lista de médicos brasileiros e municípios confirmados no primeiro mês de seleção foi divulgada na tarde desta terça-feira (6), em Brasília, em evento que contou com a presença do governador do Acre, Tião Viana, e representantes de entidades municipais e dos conselhos das secretarias estaduais e municipais de saúde. “Tenho certeza de que o Brasil precisa de um choque de realidade, e é isso que o Ministério da Saúde está fazendo. A falta de médicos é uma realidade que ninguém pode negar. O mundo é globalizado em tudo, por que uma reserva de mercado em uma hora dessas?”, disse o governador Tião Viana.
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, reforçou a dificuldade dos gestores municipais na contratação de médicos: “mesmo uma cidade como Porto Alegre, que é a quinta cidade do país melhor estruturada em saúde e a quarta capital, eu não consigo levar médicos para a periferia. Por isso, a Frente dá total e absoluto apoio ao Programa Mais Médicos, a contratação de médicos brasileiros e, casos os brasileiros não se apresentem, a contratação de médicos estrangeiros”. Para o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Pereira, o fundamental é atender os municípios que precisam de médicos, defendendo, inclusive, a realização de acordos coletivos entre governo ou com universidades para atração de um número maior de profissionais para o atendimento de toda demanda.
Os 938 médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no programa representam 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos. O Ministério da Saúde dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação.
Este grupo terá até quinta-feira (8) para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no sábado (10). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.
“Com isso, estamos abrindo uma nova possibilidade para que os candidatos brasileiros que não foram alocados possam fazer outra escolha de município e participar do programa”, afirmou o secretário de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
ESTRANGEIROS– Como definido desde o lançamento do programa os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados. As vagas remanescentes serão oferecidas primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros.  Durante a primeira etapa de inscrições, 1.920 candidatos com registro profissional de 61 países manifestaram interesse em participar do programa.
Até quinta-feira (8), os médicos que se formaram no exterior terão que selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros e apresentar os documentos exigidos nos postos consulares. Do dia 10 a 12, os candidatos que cumprirem estas etapas devem homologar a escolha do município onde vão atuar. A lista com os médicos e respectivos locais de atuação será divulgada no dia 13 e após essa data eles poderão se encaminhar às embaixadas para solicitar a emissão do visto.
Em setembro, após chegada no Brasil, esses profissionais devem iniciar o primeiro módulo da especialização em Atenção Básica em instituições de ensino do Brasil. Serão três semanas de aulas com carga horária de 120 horas, em que passarão por avaliação e curso sobre a rede pública de saúde e língua portuguesa. Em caso de reprovação, o médico será imediatamente desligado do programa.
Todos os profissionais do Mais Médicos serão avaliados e supervisionados por instituições de ensino do país, que aderiram à iniciativa.
O PROGRAMA- Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.
Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

3 comentários:

  1. Médico, natural de bolívia e graduado em Bolívia, podem fazer a inscrição neste programa do governo? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel de acordo com o edital não será permitida a inscrição de pessoas de países com índice menor que 1.8 médicos por mil habitantes. No caso de brasileiros com diplomas desses países por exemplo da Bolívia alguns conseguiram realizar as inscrições mas ainda não foram chamados porém também ainda não foram descartados, alguns conseguiram se inscrever através da justiça alegando nacionalidade brasileira e não estrangeira.

      Excluir
  2. Você saberia dizer quando inicia o período de acolhimento? Será mesmo dia 26 de agosto? Obrigado

    ResponderExcluir

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.