segunda-feira, 15 de julho de 2013

REVALIDA, Estrangeiros têm até dia 30 para se inscrever em exame de revalidação


Estrangeiros têm até dia 30 para se inscrever em exame de revalidação
Médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil têm até o dia 30 próximo para fazer a inscrição no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013. Este ano, o Revalida será realizado em 25 de agosto próximo, em dez capitais brasileiras, quatro a mais em relação ao ano passado — Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Em 2012, participaram do exame 884 candidatos.
De acordo com o edital, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira etapa do exame. A segunda etapa deve ser realizada em Brasília.
A primeira fase é composta de 110 questões de múltipla escola e por cinco discursivas. Na segunda etapa serão avaliadas as habilidades clínicas — os participantes simulam situações reais de atendimento médico.


Este ano, 37 universidades públicas aderiram ao Revalida. "Essa parceria por parte das instituições públicas e dos docentes de cursos de medicina no Brasil mostra o prestígio que o exame tem adquirido", destaca Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.
Para fazer a inscrição, o participante precisa preencher requisitos exigidos pelo Revalida. Além de ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil, deve ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, o candidato aprovado deve apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.
A inscrição deve ser feita on-line, na página do Revalida na internet , até as 23h59 do dia 30, pelo horário oficial de Brasília.
O Edital do Inep nº 1, com as regras da Revalida de 2013, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15, seção 3, páginas 67 e 68.
Assessoria de Comunicação Social do Inep




FONTE: INEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.