quinta-feira, 28 de abril de 2016

Mais Médicos deve ser prorrogado por até três anos

A presidente Dilma Rousseff vai assinar nesta sexta-feira nova medida provisória para prorrogação da permanência de estrangeiros no programa Mais Médicos por até mais três anos. Entre outras medidas a serem apresentadas durante a cerimônia, que ocorrerá no Palácio do Planalto, está também a abertura de concurso para profissionais brasileiros dentro do programa.


Ex-ministro da Saúde e um dos idealizadores do programa, o atual secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, estará em Brasília para acompanhar a prorrogação do contrato com os profissionais cubanos e de outras nacionalidades. No total, dos mais de 18 mil médicos que atuam no Mais Médicos, 11,4 mil são cooperados cubanos, e outros 1,5 mil intercambistas individuais. Outros 5,3 mil médicos brasileiros com registro no país participam do programa.

terça-feira, 26 de abril de 2016

REVALIDA: Prova e Gabarito do REVALIDA 2015


Provas e Gabaritos

2015




FONTE: INEP

terça-feira, 19 de abril de 2016

SIMULADO Revalidação Médica dia 21/04/2016 (quinta feira)




quarta-feira, 6 de abril de 2016

REVALIDA: Docente de medicina pode se inscrever para elaboração de questões do Banco Nacional de Itens (BNI) do REVALIDA

Estão abertas as inscrições para a elaboração ou revisão de questões do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). Docentes da área de medicina interessados em contribuir podem se cadastrar a partir desta terça-feira, 5, até o dia 25 próximo.



O candidato deve ser graduado, ter registro profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM) e exercer atividade docente em instituição de educação superior credenciada pelo Poder Público em uma das áreas:

Clínica médica.

Cirurgia-geral.

Medicina de família e comunidade (saúde coletiva).

Pediatria.

Ginecologia e obstetrícia.

Os selecionados também podem atuar como elaboradores de itens e revisores das questões da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem).

Revalida — Aplicado anualmente desde 2011, o Revalida é uma estratégia de unificação nacional do processo de revalidação de diplomas, com base nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina. A prova é aplicada a médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e por brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior.

Edital nº 8/2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a chamada pública para seleção e credenciamento de elaboradores e revisores do BNI, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 5.

A inscrição deve ser feita na página do Banco de Itens na internet.

FONTE: INEP

sábado, 2 de abril de 2016

MEDICINA: Alunos de medicina fazem manifestação no Paraguai

Dezenas de ex-alunos, formados em medicina em uma universidade de Cidade do Leste, no Paraguai, realizaram um protesto hoje.



Segundo os representantes da manifestação das três primeiras turmas do curso de medicina, já finalizadas, nenhuma teria recebido o documento de conclusão.

 Um dos ex-alunos defendeu a tese exigida para o curso em abril de 2015, mas até agora, ainda não conseguiu o certificado de conclusão.

80% dos alunos são brasileiros em busca do sonhado curso de medicina e a escolha se dá, em especial, pelo custo, ser bem mais em conta do que uma universidade no Brasil.

A média de mensalidade em gira em torno de R$ 1.200 no Paraguai, já no Brasil, uma estimativa é de que a mesma graduação tenha um custo mensal de R$ 5 mil. A universidade apenas afirmou que o prazo para a entrega dos diplomas ainda está dentro do estipulado.

Os diplomas da primeira turma que terminou em 2015 foram entregues no MEC em outubro. O prazo para que cheguem aos estudantes é de cinco meses a um ano, a demora se deve, pois, alguns alunos vieram transferidos da Bolívia, no entanto os estudantes rebatem a informação e mostram documentos onde o prazo estipulado é de seis meses.

Colaboração: Monica Nasser / Rede Massa
FONTE: massanews.com

sexta-feira, 1 de abril de 2016

REVALIDA, 43% dos médicos diplomados no exterior foram Aprovados no Revalida



Apesar de o número de participantes e de aprovados serem crescentes nos últimos 5 anos, o Revalida - exame que certifica diplomas médicos expedidos no exterior - ainda reprova mais de 57% de seus candidatos, segundo dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta sexta-feira, 1º. Ainda assim, os índices são considerados satisfatórios pelo órgão, já que, em 2013, a taxa de reprovação era de 93%. "É uma grande satisfação ver que temos aumentado a adesão à prova, que hoje tem a simpatia de toda a classe médica", disse o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFCE) Henry Campos, representante da subcomissão do Revalida.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que a alta no número de participantes - em 2015, foram 1.031 candidatos a mais do que em 2014 - é em função da experiência vivida pelos profissionais do programa Mais Médicos, que atuam na atenção primária em locais remotos, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sob supervisão de médicos brasileiros. Embora esse seja o único caso em que a revalidação do diploma não seja necessária, "são médicos que se interessaram pelo País, querem ficar e se prepararam para ter um bom desempenho no exame".

A maioria dos participantes ainda não vai bem (dos 3.993 que prestaram a segunda etapa em 2015, mais de 2,3 mil não passaram), mas Campos salienta que é um mito "a desconfiança das pessoas que se graduaram fora de que o exame seria feito para reprová-los" e também o argumento das entidades médicas de que a prova "facilitaria o ingresso desses médicos no mercado brasileiro".

Por meio do Revalida, aplicado desde 2011, diplomas expedidos por faculdades de Medicina no exterior podem ser validados por mais de 44 universidades públicas brasileiras, dando ao médico o direito ao pleno exercício da profissão no País. A prova abrange cinco grandes áreas - clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cirurgia e medicina da família - e se dá em duas fases. Na primeira, uma prova escrita é aplicada em dez capitais, que contemplam as cinco regiões do Brasil. A segunda consiste em um teste de habilidades médicas que dura dois dias e pode ser realizado em Fortaleza (CE), Natal (RN), Campinas (SP) e Brasília (DF).

Os brasileiros que se graduaram no exterior são os que mais participam do Revalida e têm porcentual de aprovação de 41%. Bolivianos, colombianos e cubanos vêm em seguida na lista de nacionalidades mais frequentes na prova.

Quem se formou no Uruguai teve a taxa de aprovação mais satisfatória - 70,8%. Já entre os diplomas argentinos, 69% foram revalidados. O índice é de 66% e 62% para certificados expedidos em Portugal e Espanha, respectivamente. Apesar de os participantes com diplomas expedidos na Bolívia serem a maioria no Revalida 2015 (mais da metade do total), a aprovação é de apenas 33%. Médicos aprovados no Revalida 2015 - 1.683, número equivalente a 35 turmas - estão automaticamente aptos a disputar vagas em programas de residência médica, frisou o MEC.

Mercadante disse que os índices de aprovação colaboram para aumentar a oferta de médicos por mil habitantes no Brasil, ainda considerada "baixa": 1,8. "Queremos em dez anos alcançar o patamar da Inglaterra, onde esse índice é de 2,7". Ele afirmou que, para isso, também é preciso "acelerar a criação" de novos cursos de Medicina - 39 deles aguardam avaliação do Tribunal de Contas da União.

Fonte: Estadao Conteudo

MEDICINA: MEC prevê realizar em agosto o 1º exame nacional dos alunos de medicina.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (1º) que prevê realizar em agosto o primeiro exame nacional dos alunos de medicina no Brasil. O objetivo é realizar o monitoramento progressivo da qualidade desse ensino no país. A cada dois anos, graduandos do segundo, quarto e sexto anos serão obrigados a fazer a prova, batizada de Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). A ideia é que o exame ocorra semestralmente.



A avaliação nacional a cada dois anos já havia sido anunciada em agosto de 2015 pelo então ministro Renato Janine Ribeiro. A criação do exame foi proposta pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2014, como parte das alterações nas diretrizes curriculares de medicina.

Segundo o ministro Alozio Mercadante, as provas serão exigidas como critério para que o aluno possa se formar e será “condição essencial para entrada na residência médica”. “A cada dois anos vamos ter avaliação do progresso do aluno e das instituições”, disse. “Será um exame condicionante à sua formação, uma avaliação muito mais completa.”