segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MEDICINA: Cursos de medicina sem estrutura crescem e chegam a custar R$ 11 mil

Dados do Conselho Federal de Medicina mostram que nenhuma faculdade de medicina do país tirou a nota máxima na última avaliação do Inep.


Que médicos estão sendo formados pelas faculdades de medicina? Um levantamento inédito do Conselho Federal de Medicina mostrou que elas viraram um balcão de negócios. A qualidade do ensino fica em segundo plano. O Fantástico percorreu o país e encontrou escolas sem nenhuma estrutura para formar um médico. E até estudantes atendendo pacientes sozinhos, sem a supervisão de professores.

Não é Natal, nem réveillon. Mas a rodoviária da pequena Mineiros, no interior de Goiás, está lotada. É fim de julho e quem chega com as malas são todos jovens, com uma mesma expectativa. O objetivo é um só: fazer vestibular para medicina.

Mais de três mil alunos vieram de longe pro vestibular da faculdade particular Fama.

Há dois anos, Marcela tenta entrar em medicina. Já encarou mais de vinte vestibulares.

E quando soube de um curso novo em Goiás, ficou animada e viajou 1.200 quilômetros. O vestibular é só o primeiro passo de uma longa carreira. Mas o que esses estudantes podem encontrar pela frente está longe de ser um sonho.
Um estudo inédito do Conselho Federal de Medicina fez uma radiografia do ensino médico no Brasil. E expôs uma realidade preocupante: o número de faculdades disparou nos últimos anos. São instituições em sua maioria particulares, com mensalidades muito altas, que chegam a R$ 11 mil. Só que preço nem sempre quer dizer qualidade.

sábado, 22 de agosto de 2015

Depoimento Sobre o Processo de Revalidação de Diplomas Médicos

Mande seu depoimento para nosso email (revalidacaomedica@globomail.com) sobre todo o processo de Revalidação de Diplomas Médicos e ajude outras pessoas!

Dra. Carolina Teodózio:

Oi! Sou a Carol e me formei em Medicina pela Universidade de Salamanca, na Espanha. No final do curso, decidi revalidar meu diploma para poder exercer e fazer residência no Brasil e optei fazer isso pelo Revalida, prova elaborada pelo INEP. Uma das maiores dificuldades que tive foi entender toda a burocracia que precisava ser feita para poder me inscrever na prova, por isso me ofereci para prestar depoimento e fazer um roteiro que explica como funciona o processo de legalização no Brasil dos documentos emitidos na Espanha. Como só vou prestar para o Revalida, só posso ajudar com a documentação exigida pelo INEP, não sei dizer como funciona com as outras faculdades.

Segundo o edital de 2014, os requisitos para a participação eram:

1. Ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil

2. Possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal do Brasil

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

GABARITOS E CADERNOS DE PROVA DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO 2015



Foi divulgado pela GEC/SARI, os cadernos e gabaritos da Prova de Revalidação de Diploma de Médico realizada no dia 16 de agosto de 2015:



CADERNOS DE PROVA

- GABARITO PROVA  DISCURSIVA: RESPOSTAS ESPERADAS
FONTE: UFMT

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SIMULADO ON-LINE, NESTA QUINTA FEIRA 13/08/2015


PARTICIPE DO NOSSO SIMULADO ON-LINE, NESTA QUINTA FEIRA (13/08/2015 

AS 20:00hr de Brasília).

Temas mais abordados pelas provas de Revalidação Médica da UFMT e Revalida!

Entre e curta nossa página no facebook


Boa Sorte!






domingo, 9 de agosto de 2015

MEDICINA: Governo tira o poder dos conselhos de medicina. O objetivo é distribuir melhor as políticas públicas no país


A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 1º, § 4º e § 5º, da Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e no art. 35 da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013,

DECRETA:

Art. 1º  Este Decreto regulamenta a formação do Cadastro Nacional de Especialistas de que tratam o § 4º e § 5º do art. 1º da Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e o art. 35 da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013.

Art. 2º  O Cadastro Nacional de Especialistas subsidiará o Ministério da Saúde na parametrização de ações de saúde pública e de formação em saúde, por meio do dimensionamento do número de médicos, sua especialização, sua área de atuação e sua distribuição no território nacional.