quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MEDICINA: Cremesp cassa 66 médicos em 4 anos, mas só 9 deixam trabalho

Em São Paulo, dois dos nove médicos que tiveram o registro efetivamente cassado entre 2010 e 2013 perderam o registro por denúncias de abuso sexual.


São Paulo - Entre 2010 e 2013, 66 médicos tiveram o registro profissional cassado no estado de São Paulo, segundo o Conselho Regional de Medicina (Cremesp).

Desse total, porém, só 14 cassações foram confirmadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e apenas nove desses profissionais deixaram de trabalhar - cinco continuam em exercício graças a decisões judiciais.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Celpe-Bras: Inscrições abertas: Curso Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros


As inscrições ao curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão abertas até o dia 31 de agosto. O curso vem sendo oferecido desde 2012 com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNILA. Esta edição conta com 30 vagas.

Interessados deverão fazer a inscrição pelo e-mail celpebras.unila@gmail.com e precisarão passar por duas avaliações de nivelamento - sendo a primeira a prova escrita (no dia 1º de setembro, das 18h30 às 20h30) e a segunda a prova oral (que será agendada no dia da realização da prova escrita). No e-mail, o candidato deverá enviar os dados pessoais - como nome, nacionalidade, endereço de contato e número de documento de identificação.

REVALIDA 2014: Resultado Final das Provas Escritas e Alteração de datas de aplicação da Prova de Habilidades Clínicas



Prezado(a) Participante,

Está disponível o resultado final dos candidatos na primeira etapa do REVALIDA 2014

Após aprovação na primeira etapa de avaliação, deverá ser emitido novo boleto para pagamento da taxa relativa à segunda etapa de avaliação, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

Para isso deverá acessar novamente o sistema de inscrição, portando seu código de identificação e senha, emitir o boleto e efetuar o pagamento no período de 26/08/2014 a 30/09/2014.

Alteração de datas de aplicação da Prova de Habilidades Clínicas:

A avaliação de Habilidades Clínicas, prevista para os dias 27 e 28 de setembro de 2014, fica adiada para data a ser divulgada posteriormente.

Todas as informações sobre a alteração de datas de aplicação da avaliação de Habilidades Clínicas serão divulgadas neste endereço e comunicadas por e-mail, conforme cadastro de inscrição.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

REVALIDA (Medicina) - 2014, Disponível a consulta do resultado para os inscritos





Disponível a consulta do resultado.

Está disponível a consulta. Favor acessar o botão "Acompanhe sua Inscrição" e após realizar o login.  http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao/

FONTE: INEP

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou as regras do programa de contratação de médicos do governo federal e evitou a inscrição de profissionais formados no Paraguai e na Bolívia.

Apenas profissionais formados em países que possuem relação médico por habitante igual ou maior do que Brasil podem participar da iniciativa.

A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou as regras do programa de contratação de médicos do governo federal e evitou a inscrição de profissionais formados no Paraguai e na Bolívia. O argumento usado foi de que apenas profissionais formados em países que possuem a relação médico por habitante igual ou maior do que a do Brasil podem participar do programa.

A exigência foi questionada em uma ação ajuizada por sete médicos formados em instituições estrangeiras que pretendiam participar do programa e alegavam que teriam sido prejudicados. De acordo com eles, o requisito seria ilegítimo, pois os autores são residentes no Brasil e não atuam como médicos nos países onde se graduaram.

REVALIDA: Prova que valida diploma estrangeiro de médico tem 8% de abstenção


MAIS UMA PROVA QUE APESAR DO POUCO NÚMERO DE APROVADOS, A MAIORIA DOS MÉDICOS COM DIPLOMAS ESTRANGEIROS QUEREM REALIZAR A PROVA DO REVALIDA. 

SÓ NÃO ENTENDEMOS POR QUE O GOVERNO NÃO DEFINE REGRAS MAIS CLARAS, NÃO REALIZA PROVAS 2 VEZES POR ANO, ALÉM DE FISCALIZAR OS VERDADEIROS INTUITOS DOS ELABORADORES DE QUESTÕES!


1ª fase do Revalida foi aplicada; resultado sai em 25 de agosto.
Exame foi feito por 1.983 médicos que estudaram medicina fora do Brasil.



A primeira fase do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) realizado no domingo (20) teve 8% de abstenção, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta segunda-feira (21). Dos 2.157 inscritos, 1.983 compareceram para fazer a prova. O resultado deve sair no dia 25 de agosto.



A abstenção, segundo o Inep, é a menor desde 2011, quando o exame foi criado.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

MEDICINA: Polícia prende 11 suspeitos de fraude em vestibular de medicina em SP

Sete vestibulandos da Uniseb, de Ribeirão Preto, tinham pontos eletrônicos.
Segundo Polícia Militar, esquema foi descoberto pela própria universidade.


Sete estudantes que prestavam vestibular para o curso de medicina da Estácio Uniseb, em Ribeirão Preto (SP), foram presos no sábado (16) suspeitos de fraudar a prova usando pontos eletrônicos. Outras quatro pessoas, suspeitas de participação no esquema e responsáveis por repassar informações para os vestibulandos, também foram presas. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da instituição informou que havia bloqueadores de celular instalados no prédio, o que impediu a fraude. O vestibular não foi cancelado.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

UFMT: Disponível os Cadernos e Gabaritos Preliminares da Prova de Revalidação Médica 2014

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2014 



17/08/2014- Foi divulgado pela GEC/SARI, às 14h21, os cadernos e gabaritos da Prova de Revalidação de Diploma de Médico realizada no dia 17 de agosto de 2014:

SAÚDE x POLÍTICA

X


Bom dia,

Hoje recebi um e-mail importante aqui no blog “REVALIDAÇÃO MÉDICA” !!!
Entidades médicas do estado de Goiás estão enviando e-mails aos médicos goianos pedindo que peçam votos no dia a dia de trabalho para candidatos escolhidos pela entidade! 

De acordo com e-mail “bem ético”, o COMITÊ DAS ENTIDADES MÉDICAS DO ESTADO DE GOIÁS (CEMEG, AMG, Cremego, Simego, AGM) pede para que todos os médicos do estado peçam votos no dia a dia de trabalho para pacientes e amigos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

UFMT: Orientações Para a Prova Escrita e Local da Prova 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE MEDICINA
PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA
DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR – 2014
ORIENTAÇÕES PARA A PROVA ESCRITA



A Prova Escrita será realizada somente na cidade de Cuiabá, no dia 17 de agosto de 2014 (domingo), das 08h00min as 13h00min (Horário Oficial de Cuiabá/Mato Grosso, que tem 01(uma) hora a menos em relação ao horário de Brasília).

Local: Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Cuiabá – Av. Fernando Correa da Costa, Nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT. O estabelecimento/sala onde o candidato realizará a prova será divulgado a partir de 13 de agosto de 2014, nos endereços www.ufmt.br/concursos e www.ufmt.br/fcm.

REVALIDA: Disponível a consulta e o recurso do resultado provisório da parte discursiva da sua prova escrita.

Disponível a consulta e o recurso do resultado provisório da parte discursiva da sua prova escrita.

Está disponível a consulta do resultado provisório da parte discursiva da sua prova escrita. Favor acessar o botão "Acompanhe sua Inscrição" e após realizar o login, clique no botão "Consulta e Recurso da Prova Discursiva" na coluna de ações.

Após consulta, se houver necessidade de apresentação de recurso sobre esta correção, o sistema estará disponível das 9 horas do dia 14 de agosto de 2014 até às 18 horas do dia 15 de agosto de 2014.

FONTE: INEP

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

REVALIDA: Resultado da Primeira fase do REVALIDA já está disponível para os candidatos


REVALIDA: Resultado da Primeira fase do REVALIDA já está disponível para os candidatos.

Os candidatos devem entrar no site do INEP  e em ACOMPANHE SUA INSCRIÇÃO!!


FONTE: INEP

URGENTE: Presidenciável Eduardo Campos (PSB) morre em queda de avião em Santos



O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, estava no jatinho que caiu na manhã desta quarta-feira (13) em Santos, litoral de São Paulo. Segundo informações preliminares, há sete feridos no acidente sendo atendidos em um hospital na região. Campos cumpriria agenda em Santos com sua candidata a vice, Marina Silva (PSB), que não estava no voo.

Não se sabe o estado de saúde de Campos, 49, terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto ao Planalto. A aeronave teria partido do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Santos (SP). O acidente aconteceu na rua Vahia de Abreu, no bairro do Boqueirão, região central de Santos, e deixou ao menos duas pessoas mortas. Segundo o prefeito de Campinas, Jonas Donizzetti, um dos principais aliados de Campos em SP a informação repassada ao PSB por integrantes do governo do Estado de SP é de que não há sobreviventes entre os passageiros do avião.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, há pelos menos 10 vítimas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas. O Comando da Aeronáutica informou que o acidente aconteceu por volta das 10h. A aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio, e tinha como destino o aeroporto de Guarujá, no litoral. O jatinho pertence a uma empresa de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mas ainda não há informações de quem estaria a bordo. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), perto das 9h50 o piloto da aeronave informou que tinha pouca visibilidade para pousar no Guarujá e arremeteu a aeronave. Logo após, a torre perdeu contato com o avião –que tem capacidade para 12 pessoas, em configuração padrão.

Segundo o presidente do PSB-SP, Márcio França, que aguardava Campos na base aérea do Guarujá, a aeronave arremeteu. "Perdemos contato com o avião depois disso", afirmou França. Depois disso, durante cerca de uma hora, houve uma troca incessante de telefonemas entre integrantes da campanha, jornalistas e autoridades aeronáuticas para tentar localizar Campos.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

MEDICINA: Ministro da Saúde diz que brasileiros não devem temer vírus ebola

Brasil recebe atualizações diárias da OMS sobre situação do surto, como de qualquer outra situação emergencial de saúde pública.


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concederam entrevista coletiva nesta sexta-feira (8) para falar sobre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao vírus ebola. É considerada improvável uma disseminação do vírus para outros continentes. Chioro foi taxativo em sua declaração, tranquilizando os brasileiros. "Reforçando: não há risco, neste momento, de transmissão do ebola no Brasil. Não há restrição de viagem ou comércio do País, segundo a OMS", disse Chioro.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

UFMT: PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2014

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2014 








FONTE: UFMT

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

MAIS MÉDICOS: CLÍNICAS SABOTAM O MAIS MÉDICOS EM MINAS


Ministério da Saúde, comandado por Arthur Chioro, investiga clínicas e farmácias de Minas Gerais por rejeitar pedidos e receitas de médicos cubanos; se boicote ao programa Mais Médicos do governo federal for confirmado, estabelecimentos podem ser descredenciados do Sistema Único de Saúde.

O Ministério da Saúde está investigando clínicas e farmácias em Minas Gerais por rejeitar pedidos e receitas de médicos cubanos, em sabotagem ao programa Mais Médicos do governo federal.

Uma mulher em Uberlândia teria dado queixa após ser impedida de realizar uma ultrassonografia em clínica particular conveniada ao SUS com pedido feito por um profissional estrangeiro.

Outros casos foram registrados em Belo Horizonte e Santa Luzia. Se o boicote for comprovado, os estabelecimentos podem ser descredenciados do Sistema Único de Saúde.

FONTE: brasil247, G1, EXAME, BAND.COM

MAIS MÉDICOS: AÉCIO A MÉDICOS: CUBANOS TÊM "PRAZO DE VALIDADE"

Durante encontro na Associação Médica de Brasília, presidenciável tucano afirmou que pretende acabar com o atendimento de médicos estrangeiros no Brasil e, questionado sobre os cubanos, disse que eles "têm prazo de validade" e ficarão "por três anos" no País; "O que eu pretendo é que não haja mais necessidade de médicos estrangeiros no Brasil. Ao longo do tempo, as nossas políticas, as nossas ações, permitirão que essas vagas sejam ocupadas por brasileiros", defendeu; Aécio Neves prometeu ainda "criar uma carreira nacional de médicos"


Mariana Branco – Repórter da Agência Brasil

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MEDICINA: Você sabe diferenciar as hepatites A, B, C, D e E?



A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento.