segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS: Governo tenta acordo para comissão votar MP do Mais Médicos nesta terça

Segundo líder do governo, prova para estrangeiros é o maior impasse.
Entidades exigem ainda plano de carreira para profissionais do SUS.


O governo realiza nesta segunda-feira (30) uma série de reuniões entre parlamentes, ministros e entidades médicas para viabilizar a votação nesta terça (1º), na comissão especial, da medida provisória que criou o programa Mais Médicos. A votação estava prevista para a última terça (24), mas foi adiada para prolongar as negociações.

Reconhecimento de diploma de universidade estrangeira com excelência acadêmica poderá ficar mais fácil


26/09/2013 - 15h20 Comissões - Relações Exteriores - 

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (26), projeto (PLS 399/2011) que prevê o reconhecimento automático, no Brasil, de diplomas de cursos presenciais de graduação, mestrado ou doutorado expedidos por instituições de educação superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica. Para tanto, deverá ser divulgada pelo poder público, periodicamente, a lista de cursos a serem abrangidos.

MAIS MÉDICOS: Deputada Perpétua Almeida tem boas notícias sobre a reunião com ministro da saúde

Médicos formados na Bolívia últimos informes



Saímos agora da reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O governador Tião Viana pediu a reunião para discutirmos a nossa velha luta da inclusão dos médicos brasileiros, formados na Bolívia, no Programa Mais Médicos e oportunidades de trabalho no Acre e no Brasil.

O ministro Padilha topou a nossa proposta. E vai incluir esses profissionais numa portaria, a partir do dia 5 de novembro (depois de votada a Medida Provisória Mais Médicos).

Inicialmente serão aceitos os profissionais formados em faculdades bolivianas, reconhecidas pelo Ministério da Educação da Bolívia e com registro profissional naquele país. 

Hoje, às 14h30, já teremos reunião com o embaixador da Bolívia para acelerar a documentação do registro desses profissionais.

Estavam na reunião ainda os deputados Eduardo Farias e Jamil Asfuri, o senador Aníbal Diniz e a secretária de Saúde, Suely Melo.

FONTE: Deputada Perpétua Almeida nas redes sociais

MAIS MÉDICOS: Atenção médicos brasileiros formados na Bolívia e outros

Deputada Perpétua Almeida
Atenção médicos brasileiros formados na Bolívia e outros.



Está confirmado para amanha, segunda-feira, as 11:00, com o ministro da Saúde, a reunião que o governador Tião Viana pediu para discutir a inclusão no programa Mais Médicos dos brasileiros formados na Bolívia (que até hoje não conseguiram se cadastrar). A secretária de saúde Suely Melo estará na reunião. Eu e o dep. Eduardo Farias, que há tempos acompanhamos esta luta, também estaremos lá. Vamos torcer para que tudo dê certo.

domingo, 29 de setembro de 2013

Por mensalidade baixa, brasileiro escolhe cursar medicina na Rússia

Economia no pagamento da mensalidade de despesas foram determinantes.
Segundo a Aliança Russa. n° de interessados aumentou 40% neste ano.

Grupo de brasileiros que escolheram cursar a universidade na Rússia (Foto: Marcos Vinícius de Freitas/ Arquivo Pessoal)

Apesar da polêmica sobre a revalidação do diploma de médicos formados em instituições estrangeiras para atuar em programas do governo federal como o "Mais Médicos", dezenas de estudantes deixam o Brasil para cursar medicina na Rússia, a 11 mil quilômetros de distância e que tem temperatura média anual de 5ºC .

REVALIDAÇÃO: UFF adiou a data da prova de revalidação 2013


Nota da Pró-Reitoria de Graduação
Enviado por com_eletronica, sex, 27/09/2013 - 16:56

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFF informa que foram adiadas todas as provas do processo de revalidação do diploma de graduação em Medicina, em razão do grande número de diplomas estrangeiros recebidos e da demanda necessária para análise da documentação. 

A Prograd informa também que expedirá a partir de 30 de setembro o comunicado a todos os candidatos por intermédio dos endereços de residência e de e-mail, informados na inscrição. 

A UFF divulgará a nova data tão logo seja definida.

FONTE: UFF

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS: Justiça Federal concede liminar que dá direito ao Cremesp de deferir ou não registros a intercambistas




27/09/2013
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) obteve decisão favorável junto à 14ª. Vara Federal do Distrito Federal, garantindo a prerrogativa legal do órgão de, após analisar a documentação, deferir ou não os registros provisórios dos profissionais formados no exterior que participam do programa Mais Médicos.

Em sua decisão, o juiz federal Jamil Rosa Jesus de Oliveira afirma que: "... ao se atribuir aos Conselhos Regionais de Medicina a competência para o registro dos médicos incluídos no Projeto, e não poderia ser diferente, porque a população não poderia estar submetida ao atendimento dessa natureza por pessoas não habilitadas, evidentemente que não se poderia suprimir dos Conselhos a verificação adequada do preenchimento pelo interessado de todos os requisitos para o exercício da profissão no Brasil, excluída apenas a revalidação dos diplomas."

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

REVALIDA: Alteração na data prova prática do Revalida


Alteração de datas de Resultado Final das Provas Escritas e Habilidades Clínicas e de aplicação da Prova de Habilidades Clínicas:
EDITAL No- 8, DE 25 DE SETEMBRO DE 2013

EXAME NACIONAL DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ESTRANGEIRA - REVALIDA 2013

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA(INEP), no exercício de suas atribuições, conforme estabelece o Art. 16, incisos I e VI da Estrutura Regimental do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, aprovada pelo Anexo I ao Decreto nº 6.317, de 20 de dezembro de 2007, e tendo em vista o disposto no §2º. do Art. 48 da Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996 e na Portaria Interministerial MEC/MS nº 278, de 17 de março de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 18 de março de 2011, que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras Revalida) e , Considerando o teor da NOTA TÉCNICA No- 54/2013, elaborada pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior deste Instituto, resolve:

1. Alterar a data de aplicação da PROVA DE HABILIDADES CLÍNICAS, do Edital nº 01, de 12 de julho de 2013, publicado no Diário Oficial da União, n° 134, de 15 de julho de 2013, Seção 3, páginas 67 e 68, previsto no item: 5.5, de "...nos dias 19 e 20 de outubro de 2013," para "...nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013,".

2. Prorrogar o prazo do RESULTADO FINAL DAS PROVAS ESCRITAS E HABILIDADES CLÍNICAS do Edital nº 07, de 11 de setembro de 2013, publicado no Diário Oficial da União, n° 177, de 12 de setembro de 2013, Seção 3, páginas 71, previsto nos itens: 
    1. "Em 26 de setembro de 2013," para "Em 28 de outubro de 2013,". 
    2. "Em 12 de novembro de 2013," para "Em 23 de dezembro de 2013," divulgação do Resultado de cada participante na segunda etapa.

FONTE: INEP

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

(Prováveis datas das Provas de Revalidação 2013)





  1. DATA DA PROVA PRÁTICA UFMG (06 de outubro)
  2. DATA DA PROVA PRÁTICA REVALIDA (19 e 20 de outubro)
  3. DATA DA PROVA UFF (18 de outubro, às 14:00)
  4. DATA DA PROVA PRÁTICA UFMT (9 e/ou 10 de novembro)

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ministério da Saúde diz que conselhos atrapalham início dos trabalhos dos médicos estrangeiros

Candidatas do Mais Médicos em SP treinam para atuar no SUS

O início dos trabalhos dos médicos estrangeiros no SUS (Sistema Único de Saúde), previsto para esta segunda-feira (23), está comprometido porque a maioria dos profissionais ainda não conseguiu o registro provisório. Dos 633 pedidos efetuados, apenas 87 foram liberados até o momento pelos conselhos regionais de medicina. O Ministério da Saúde afirma que os órgãos da classe médica estão fazendo mais exigências do que o previsto em lei — o que atrapalha o processo de registro e, portanto, o reforço dos estrangeiros no atendimento da rede pública.

Mais Médicos: professor voluntário lamenta “reação” de brasileiros ao programa

Para ele, hoje no Brasil, o profissional se forma voltado para o mercado e não para o SUS.


Defensor dos Mais Médicos, o médico e representante do Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Saúde) Francisco Tropas não pensou duas vezes quando soube que o Ministério da Saúde faria uma semana de acolhimento aos profissionais estrangeiros em São Paulo. Ele se voluntariou para ser um dos profissionais que participariam das palestras em que os médicos com diplomas estrangeiros receberiam informações sobre o SUS e hábitos e doenças locais.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CAI BRUSCAMENTE O ÍNDICE DE APROVADOS NO PROCESSO DE REVALIDAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)

Em cinco anos o número de aprovados cai em um abismo entre 1 e 2%.


Segundo depoimento de alguns candidatos reprovados a UFMT deixou de ser uma opção, "apenas querem dinheiro dos candidatos, imagina 750 candidatos é uma ótima fonte de lucro para uma instituição" afirma um candidato que não quer ser identificado para não ser prejudicado em outros processos de revalidação no país. Ainda segundo os candidatos a ufmt estava sendo criticada e pressionada pelos conselhos regionais e federal de medicina pelo bom número de aprovações em anos anteriores (2009,2010,2011) e desde o ano passado (2012) as provas ficaram "piores" que provas de residencias médicas exigindo que os candidatos saibam de questões para especialistas.

Em 2014 a UFMT continuará a ser uma opção além do REVALIDA?

Confira os números de aprovados em cinco anos de processo de revalidação de diplomas médicos realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso.
  1. UFMT 2009  APROVADOS 31% DOS INSCRITOS
  2. UFMT 2010  APROVADOS 31% DOS INSCRITOS
  3. UFMT 2011  APROVADOS 45,8% DOS INSCRITOS
  4. UFMT 2012  APENAS 06 APROVADOS MENOS DE 1%
  5. UFMT 2013 APENAS 18 APROVADOS PARA PRÓXIMA ETAPA (PROVA PRÁTICA) DE 750 CANDIDATOS.

Prováveis datas das Provas de Revalidação 2013

DATA DA PROVA PRÁTICA UFMG (06 de outubro)

DATA DA PROVA PRÁTICA REVALIDA (19 e 20 de outubro)

DATA DA PROVA UFF (18 de outubro, às 14:00)

DATA DA PROVA PRÁTICA UFMT (09 e\ou 10 de Novembro)

PROVA DE REVALIDAÇÃO UFMT 2013

Caderno de Prova A               Gabarito Prova A
Caderno de Prova C               Gabarito de Prova C


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

UFMT: PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2013

Revalidação de Diploma de Médico


18/09/2013 - COMUNICADO N° II:

Conforme Decisão N° 254/FM/2013 de 16/09/2013, informamos que os processos de Revalidação de Diploma de Médico relacionados abaixo estão com os seus trâmites suspensos.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

REVALIDA 2013: Resultado Parcial

Disponível a consulta e o recurso do resultado provisório da parte discursiva da sua prova escrita.

Está disponível a consulta do resultado provisório da parte discursiva da sua prova escrita. Favor acessar o botão "Acompanhe sua Inscrição" e após realizar o login, clique no botão "Consulta e Recurso da Prova Discursiva" na coluna de ações.

Após consulta, se houver necessidade de apresentação de recurso sobre esta correção, o sistema estará disponível das 9 horas do dia 18 de setembro de 2013 até às 18 horas do dia 19 de setembro de 2013.

O RESULTADO PARCIAL JÁ PODE SER CONFERIDO NO LINK: 

Cadastro de médicos brasileiros formados em outros países no estado do Acre


Com o objetivo de saber o número de médicos brasileiros graduados em outros países, assim como aqueles que ainda estão em fase de estudo ou conclusão do Curso de Medicina, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde,realiza um cadastro destes profissionais via internet. Esse cadastro servirá de base para que governo e parlamentares estaduais busquem, no Ministério da Saúde, a possibilidade de contratação pelo programa Mais Médicos.

Para se cadastrar, acesse os links abaixo:

FONTE: saude.ac.gov.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MAIS MEDICOS: Dois médicos espanhóis e um brasileiro formado na Bolívia, integrantes do programa Mais Médicos, do governo federal, chegaram a Vitória ES

Sandro Alberto da Cunha é brasileiro, mas se formou em medicina na Bolívia. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Sandro Alberto da Cunha é brasileiro, mas estudoumedicina na Bolívia. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Estrangeiros e um brasileiro formado no exterior atuarão na Grande Vitória.
Segundo Ministério da Saúde, profissionais começam a trabalhar no dia 23.

domingo, 15 de setembro de 2013

HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMAS: Veja como STJ julga a revalidação de diploma

Anualmente, vários profissionais estrangeiros ou brasileiros formados em universidades do exterior tentam conseguir a regularização de seu diploma estrangeiro, passo fundamental para exercer a profissão em território nacional.

“O Revalida é feito para não aprovar ninguém”

Postado em 12 set 2013 por : Roberto Amado

revalida

O Revalida, ou Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médico, foi adotado em 2011 como uma solução para uniformizar o procedimento de validação do diploma de médico obtido em faculdades do Exterior, por brasileiros ou estrangeiros. Antes, esse exame era realizado de forma independente por algumas universidades, como a USP, pelo qual a obstetra brasileira Anita Hinggs tentou passar, sem sucesso. “É uma prova para não aprovar ninguém”, diz ela, que hoje faz um trabalho médico social em Moçambique, a serviço de uma organização internacional. Seu depoimento:

sábado, 14 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS: Apenas 400 brasileiros confirmam participação na segunda rodada de inscrições

Inscritos preenchem apenas 2,4% da demanda exigida nas 4.025 cidades que aderiram ao programa. Ao todo, são necessários 16.625 médicos.


A segunda rodada de inscrições para o programa Mais Médicos foi encerrada nesta sexta-feira com a confirmação de apenas 400 médicos brasileiros. Ao todo, 1.414 haviam dado início ao processo de inscrições. No entanto, apenas 28,3% deles homologou sua participação após a divulgação das cidades para onde seriam alocados. De acordo com o Ministério da Saúde, a participação brasileira cobre apenas 2,4% da demanda nacional.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Menos de metade dos brasileiros já começaram a atuar no Mais Médicos

Balanço do Ministério da Saúde mostra que 47% estão nos municípios.
Prazo para que profissional se apresente termina nesta quinta-feira (12).

Info Mais Médicos V7 3.9 (Foto: Editoria de Arte/G1)Até a véspera do fim do prazo para se apresentarem onde devem trabalhar pelo programa Mais Médicos, 46,6% (511 de 1.096) dos profissionais brasileiros selecionados iniciaram suas atividades. O balanço feito com base em informações fornecidas pelas prefeituras foi divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Saúde.
Até a manhã desta quarta, 216 municípios e 4 distritos de saúde indígena informaram que médicos brasileiros começaram a trabalhar nas unidades básicas de saúde, de um total de 453 prefeituras e 34 distritos indígenas que esperavam receber esses profissionais.
Houve 127 médicos brasileiros que pediram ao Ministério da Saúde o desligamento do programa. Termina nesta quinta (12) o prazo para que os demais 458 brasileiros se apresentem, do contrário serão excluídos do Mais Médicos e impedidos de participar de nova seleção nos próximos seis meses.
“Vamos procurar repor, com brasileiros ou estrangeiros, essas vagas para garantir atendimento aos milhões de brasileiros que esperam ser atendidos”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de acordo com nota da pasta.
Segundo o ministério, alguns profissionais compareceram, mas quiseram negociar a carga horária de trabalho, que é de 40 horas semanais obrigatórias. "Isso nós não vamos admitir. Não podemos aceitar quem só quer trabalhar um ou dois dias por semana ou sair de férias três dias após o início do programa”, afirmou o ministro, também em nota.
Um médico contratado pelo programa Mais Médicos para atuar em Novo Gama, cidade goiana no entorno do Distrito Federal, foi desligado três dias depois de assumir o cargo. De acordo com o ministério, o Patrick Henrique Cardoso começou a trabalhar no último dia 2 de setembro e, no dia 6, comunicou que iria fazer uma viagem. Como as férias não estavam previstas, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Gama comunicou o fato à direção do programa e pediu a desvinculação do médico.
Além dos brasileiros, o programa tem 282 profissionais formados no exterior selecionados e 400 profissionais cubanos que chegaram por meio de convênio entre o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde (Opas). eles passam, no momento, pelo módulo de avaliação e treinamento em oito capitais brasileiras.

Fonte: globo.com

73,9% são a favor da contratação de médicos estrangeiros

Aprovação ao programa federal aumentou em relação à pesquisa realizada em julho, quando 49,7% apoiavam a medida.

Brasília - A maioria dos brasileiros é a favor da contratação de médicos estrangeiros pelo programa Mais Médicos do governo federal, segundo pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira, 10, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e realizada pelo instituto MDA. Segundo o levantamento, a aprovação aumentou de julho para setembro e desaprovação caiu. Declararam-se a favor da importação dos profissionais formados no exterior 73,9% dos entrevistados. Em julho, o porcentual era de 49,7%.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

REVALIDA 2013: RESULTADO FINAL DAS PROVAS ESCRITAS E DE HABILIDADES FORAM ALTERADAS



Informamos que as datas do RESULTADO FINAL DAS PROVAS ESCRITAS E DE HABILIDADES, publicadas no Edital nº 1, de 12 de julho de 2013, foram alteradas da seguinte forma:

Onde se lê:
11 DO RESULTADO FINAL DAS PROVAS ESCRITAS E DE HABILIDADES CLÍNICAS
11.1 Na data provável de 11 de setembro de 2013, o Inep divulgará o resultado de cada Participante na primeira etapa, relativo às provas da avaliação escrita, no endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao.
11.2 Na data provável de 23 de outubro de 2013, o Inep divulgará o resultado de cada Participante na segunda etapa, relativo à prova prática de habilidades clínicas, para divulgação do resultado final, no endereço

Leia-se:


11 DO RESULTADO FINAL DAS PROVAS ESCRITAS E DE HABILIDADES CLÍNICAS
11.1 Na data provável de 26 de setembro de 2013, o Inep divulgará o resultado de cada Participante na primeira etapa, relativo às provas da avaliação escrita, no endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao.

11.2 Na data provável de 12 de novembro de 2013, o Inep divulgará o resultado de cada Participante na segunda etapa, relativo à prova prática de habilidades clínicas, para divulgação do resultado final, no endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao

FONTE: INEP

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

INFORMAÇÃO UFMG

INFORMAÇÃO UFMG: JÁ COMEÇOU A ENVIAR EMAIL PARA OS CANDIDATOS APROVADOS CONVOCANDO PARA SEGUNDA ETAPA! VERIFIQUE NO EMAIL!

SUS cobrou por parto em homem e operação de próstata em mulher

O Fantástico teve acesso a informações de mais de 20 mil internações hospitalares com suspeita de fraudes, feitas de 2008 a 2013.


O Fantástico mostra como hospitais em todo Brasil estão operando milagres na hora de cobrar do SUS por internações e atendimentos médicos.
Os repórteres Paulo Renato Soares e Mohamed Saigg tiveram acesso com exclusividade a mais de 20 mil fichas hospitalares suspeitas de fraudes e erros grosseiros.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS: Ministério dá tolerância de 10 dias para médicos se apresentarem

Profissionais deveriam ter se apresentado no dia 2, segundo cronograma.
Saúde ainda não tem balanço de quantos profissionais já desistiram.

coletiva mais médicos (Foto: Reprodução)

Os médicos formados em instituições brasileiras selecionados para o programa federal Mais Médicos já deveriam ter se apresentado nos municípios na segunda-feira (2). Mas o Ministério da Saúde estabeleceu uma tolerância de 10 dias: quem não se apresentou ainda, pode iniciar o trabalho nas unidades básicas de saúde (UBS) até a próxima quinta-feira (12).

AVISO IMPORTANTE: UFMT PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2013



Revalidação de Diploma de Médico

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2013

06/09/2013 - COMUNICADO:
Conforme Decisão N° 248/FM/2013 de 06/09/2013 da Congregação da Faculdade de Medicina da UFMT, informamos que os processos de Revalidação de Diploma de Médico relacionados abaixo tiveram o seu trâmite suspenso.
Os candidatos com os números dos processos relacionados devem comparecer pessoalmente ou através de procurador ao Setor de Revalidação de Diploma da Faculdade de Medicina da UFMT para maiores informações. Não forneceremos informações por e-mail ou telefone.

Prefeituras enfrentam dificuldades para aderir ao Mais Médicos

No Piauí algumas das dificuldades de muitas prefeituras é aderir ao programa


Os profissionais formados no Brasil contratados pelo programa Mais Médicos começaram a chegar aos locais de trabalho, nesta semana. A repórter Neyara Pinheiro viajou pelo interior do Piauí e mostra algumas das dificuldades de muitas prefeituras para aderir ao programa.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS: 'Informações ainda estão confusas', dizem profissionais do Mais Médicos

Brasileiros começaram o curso de capacitação da Prefeitura de BH.
Médicos reclamam do desencontro entre informações.

Natália Gouvêa e outros médicos participam do curso de capacitação da saúde municipal em BH (Foto: Luiza Andrade/ G1)

Os médicos que foram selecionados para participar do programa Mais Médicos, do governo federal, em Belo Horizonte, começaram nesta quarta-feira (4) o processo de orientação da Secretaria Municipal de Saúde. Até a próxima terça (10), os profissionais participarão de 40 horas de palestras e esclarecimentos sobre o programa e o sistema de saúde local. Até agora, porém, segundo os selecionados para o programa, as informações ainda estão bastante confusas.
Durante a reunião desta manhã, questionamentos foram feitos sobre contradições entre o termo de compromisso do Ministério da Saúde, único documento assinado até agora pelos médicos, e alguns pontos propostos pela prefeitura. Segundo Natália Gouvêa, 25, médica que foi selecionada pelo programa, enquanto o termo de compromisso do Ministério determina que o curso de especialização em Atenção Básica que será oferecido aos participantes é obrigatório, e deve ser concluído dentro da jornada semanal de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde afirma, por exemplo, que a especialização é opcional, e deve ser cursada fora da jornada semanal, que é de 40 horas de trabalho.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2013 (UFMT)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO



REITORIA

Secretaria de Articulação e Relações Institucionais
Gerência de Exames e Concursos

Revalidação de Diploma Médico Graduado no Exterior 2013

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA MÉDICO GRADUADO NO EXTERIOR 2013
C O M U N I C A D O

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Brasileiros recusam jornada do Mais Médicos e são afastados em Alagoas

Dois médicos foram dispensados após recusarem carga de 40 horas.
Um terceiro se apresentou sem formalizar o termo de adesão do programa.


A divergência entre a jornada de trabalho estabelecida pelo contrato do governo federal diante do programa Mais Médicos e a pretendida por alguns profissionais resultou, nesta segunda-feira (2), no afastamento de dois médicos brasileiros que deveriam atuar nos municípios alagoanos de Branquinha e Penedo. Segundo a presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Normanda Santiago, eles se recusam a trabalhar 40 horas na atenção básica e propõem uma jornada de apenas 16 horas, o que corresponde a apenas 40% do tempo necessário de dedicação.

Médicos selecionados para atuar no Nordeste desistem do programa

Antes mesmo do primeiro dia de atendimento, alguns médicos selecionados pelo Mais Médicos desistiram do programa.


No Recife já registrou nesta segunda-feira (2) problemas com mais da metade dos 12 profissionais selecionados para trabalhar na cidade pelo programa Mais Médicos: duas desistiram, quatro não se apresentaram e uma quer ser transferida para Alagoas. Já em Fortaleza, dois dos 26 inscritos comunicaram a desistência, mas não informaram o motivo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O suicídio de imagem da medicina brasileira

A medicina brasileira não são aqueles manifestantes, não são os CRMs que estimularam as agressões vergonhosas contra cubanos. Por Luis Nassi

Cubano
Médicos brasileiros recebem com vaias e chamam colega cubano de "escravo" após curso preparatório do programa Mais Médicos em Fortaleza

Prefeito de Vargem Grande do Sul, tio de minha mãe, o médico Bié Mesquita tinha um consultório com duas salas. Numa, os clientes que podiam pagar pela consulta; na outra, os que não podiam. Revezava o dia inteiro atendendo a ambos. Em frente o consultório, montou uma farmácia, mas ninguém sabia que era dele. Os pacientes necessitados saíam do consultório com a receita e a recomendação para aviar na farmácia em frente. Lá, eram informados de que não precisariam pagar nada.

domingo, 1 de setembro de 2013

Mais médicos, menos pacientes, zero política

Opinião: Eduardo Aquino
Mais médicos, menos pacientes, zero política.


Palavra de um ex-médico: nessa confusa história da extrema-unção da saúde no Brasil, vale aquele antigo ditado: “Em casa em que falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão”. A pergunta então, seguindo esse raciocínio, é a seguinte: que “pão” é esse que falta na área da saúde? Seria o pão nosso de cada dia? Ou seja, médicos humanos, atenciosos, bem-formados por faculdades de primeira linha? Profissionais médicos que tenham realmente vocação, desprendimento, que dediquem tempo na escuta de seus pacientes? Ou centros bem-equipados, com funcionários preparados para lidar com o público, onde equipamentos possam complementar um exame clínico bem-conduzido?

Pergunto: num hospital, quem fica 24 horas com o paciente? Os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Quem mais ouve um paciente, o médico ou um psicólogo? Quem mais partilha a recuperação de um paciente com AVC, o neurologista ou o fisioterapeuta? Somos um só time, e querer monopólio sobre o paciente é não ver que a sobrecarga que o médico tem deveria levá-lo a interagir com todos os profissionais e querer o melhor para o paciente. Buscar partilhar seus conhecimentos e aprender com outras profissões da saúde. Como então brigar pelo Ato Médico, que nos isola ainda mais da medicina e das outras 13 profissões da área da saúde?